GTA 6 é o jogo mais aguardado do ano, quiçá da década, e por isso sua chegada é cheia de expectativas. Uma delas tem a ver com o desempenho do jogo nos consoles de última geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X/S.
Isso porque muito se discute se o jogo poderá de alguma forma chegar a rodas a 60 FPS (quadros por segundo). Até o momento o que se espera é que não, que ele vá ficar na casa dos 30 FPS mesmo. Mas será que ainda existe esperança?
Leia também:
Rockstar Games reforça lançamento de GTA 6 para 2025
Poderoso: GTA 6 deve faturar mais de US$ 3 bilhões em um ano
Declarações de desenvolvedores e especialistas
Recentemente, Mike York, ex-animador da Rockstar que trabalhou em títulos como “GTA V” e “Red Dead Redemption 2”, afirmou em uma entrevista que espera que GTA 6 rode a 30 FPS nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series.
Ele também mencionou que, mesmo em PCs de alta performance, o jogo poderia lutar para alcançar entre 40 e 50 FPS. Essas declarações geraram preocupação entre os fãs e levaram a Rockstar a solicitar a remoção da entrevista, o que mostra um desejo da empresa de controlar as informações sobre o desempenho do jogo.
Por outro lado, Richard Leadbetter, editor de tecnologia da Digital Foundry, sugeriu que alcançar 60 FPS em GTA 6 pode ser “extremamente desafiador”, mesmo no recém-anunciado PlayStation 5 Pro. Ele destacou que, a menos que ocorra um “milagre tecnológico”, o jogo provavelmente será bloqueado a 30 FPS nos consoles, justamente por causa das limitações de hardware.
Modos de desempenho e fidelidade gráfica
Uma prática comum nos jogos atuais é oferecer aos jogadores a opção de escolher entre modos de desempenho e fidelidade gráfica. No modo de desempenho, o foco é atingir uma taxa de quadros mais alta, possivelmente 60 FPS, sacrificando a qualidade gráfica ou a resolução.
Já no modo de fidelidade, prioriza-se a qualidade visual, com resoluções mais altas e efeitos gráficos aprimorados, geralmente limitando o jogo a 30 FPS. É provável que GTA 6 siga essa tendência, permitindo que os jogadores escolham entre uma experiência mais fluida ou visualmente mais impressionante.
Nesse caso pode ser que quem escolha o modo Desempenho consiga aumentar um pouco esses 30 FPS, porém ainda existe muito ceticismo na chance de realmente chegar à 60 FPS.
60 FPS será um desafio no GTA 6
Embora a Rockstar Games não tenha divulgado informações oficiais sobre a taxa de quadros de GTA 6 nos consoles, as declarações de ex-desenvolvedores e analistas sugerem que alcançar 60 FPS pode ser um desafio, mesmo nas plataformas mais poderosas disponíveis atualmente.
Os jogadores podem esperar opções que equilibrem desempenho e qualidade gráfica, mas a confirmação definitiva virá apenas com anúncios oficiais ou após o lançamento do jogo.
Fonte: eurogamer