Uma situação bem inusitada ocorreu este último fim de semana na cidade chinesa de Xangai. Um homem não identificado entrou na sede da miHoYo, desenvolvedora do game de enorme sucesso Genshin Impact, portando uma faca. O seu objetivo era matar os dois fundadores da empresa. Felizmente, ele foi preso antes de cometer qualquer crime e ninguém ficou ferido.
Qual a motivação para a tentativa de assassinato?
A motivação para a tentativa de homicídio não poderia ser mais banal. Segundo informações do site Baidu, o homem havia ficado chateado com um atualização para o jogo Honkai Impact 3rd, que também é desenvolvido pela miHoYo.
Na atualização era adicionada uma história paralela onde as personagens femininas ganham fantasias sensuais de coelhinhas e também executavam danças sensuais. Vindo do mercado oriental (que inventou o Hentai) isso é até fichinha.
Mas o problema é que no jogo existe uma personagem chamada Fu Hua. No universo de Honkai Impact 3rd ela é uma personagem imortal e defensora da cidade de Shenzhou. Aí é que está o pulo do gato! Shenzhou é um dos vários nomes usados para se referir à China. E esse termo significa “terra sagrada”. Devido a isso, a personagem Fu Hua é considerada pelos gamers como uma espécie de personificação da própria China.
Daí, quando a atualização foi lançada e os chineses viram a Fu Hua vestida de coelhinha você já pode imaginar a confusão que isso gerou no país. Mas, curiosamente, a atualização foi liberada no mundo todo, com exceção da China. Mas na internet é impossível esconder as coisas.
Os players chineses, obviamente, alegaram que a atualização desrespeita toda a China, seus habitantes e também a personagem Fu Hua. Usando de bom senso, 2 dias depois a miHoYo removeu os itens cosméticos em todas versões do game. Mas parece que isso não foi suficiente para diminuir a fúria do homem que invadiu a sede da empresa com uma faca.
Pedido de desculpas
Usando o perfil do Twitter, a miHoYo emitiu um comunicado oficial onde pedia desculpas pelos conteúdos que foram considerados inapropriados e também por, de qualquer forma, desrespeitar a China.
Para compensar o erro, a desenvolvedora presenteou os jogadores acima do nível com 500 cristais, que é a moeda virtual usada no jogo Honkai Impact 3rd. Veja a declaração completa abaixo:
https://twitter.com/HonkaiImpact3rd/status/1385171523623809024
Infelizmente, um estúdio de videogame ser atacado por alguém com a intenção de ferir gravemente ou até mesmo matar seus funcionários já aconteceu antes. Em 2019, o estúdio da Kyoto Animation foi alvo de um incêndio criminoso por um ex-funcionário. Esse incidente teve um final muito mais trágico do que o de Xangai, já que o incêndio resultou na morte de 36 pessoas.