Jogos indie nem sempre significam jogos de baixo orçamento ou que são inferiores. Atualmente existem diversos exemplos que mostram que essa categoria está se tornando cada vez mais surpreendente.
Por isso, é possível apontar alguns jogos indies que conseguem bater de frente ou até mesmo oferecer experiências melhores do que alguns jogos considerados AAA. Hoje, vamos mostrar alguns.
Leia também:
7 jogos incríveis criados por brasileiros
12 jogos NEO GEO que marcaram época
7 jogos indie que são melhores do que alguns AAA
Jogos indies são jogos feitos por estúdios independentes, ou seja, que não são muito grandes e não têm franquias de sucesso. Muitos deles são mais simples por causa disso, mas nem todos.
Hoje em dia podemos já ver alguns exemplos de jogos indie que se destacaram bastante na crítica e também com os jogadores, tanto por apresentar gráficos de qualidade, histórias envolventes ou simplesmente por combinar tudo de modo exemplar.
Hoje vamos citar 7 jogos indies que podem ser considerados superiores a muitos AAA no mercado por diversos fatores. Confira nossa lista e nós os encorajamos também a fazer sua própria lista nos comentários. Quais jogos indies você destacaria como melhores do que alguns AAA atualmente?
Hades
Hades foi lançado em 2020 pela Supergiant Games e é um joguinho de ação e aventura com elementos de RPG. Ele acontece no submundo da mitologia grega e o personagem principal é Zagreus, filho de Hades, que deseja fugir do domínio do pai e chegar até o Monte Olimpo. Durante sua jornada ele é ajudado com algumas bençãos de outros personagens conhecidos.
O jogo é incrível, e já foi muito elogiado tanto pela jogabilidade fluida e desafiadora quanto pelo fator rejogabilidade. Não será fácil fugir do submundo, e será preciso perder muitas vezes para conseguir ir fortalecendo as habilidades do personagem com o passar do tempo. Cada tentativa de fuga é diferente, com salas e adversários gerados de forma aleatória, assim como as bênçãos recebidas.
Um ponto forte em Hades é justamente a sua história e personagens. Ele não é apenas um jogo de luta, já que Zagreus tem contato com diversos personagens conhecidos da mitologia Grega como por exemplo o deus da guerra Ares ou a deusa da sabedoria Atenas, além de muitos outros como o próprio Hades. Com o passado do tempo, é possível ir desvendando a história de Zagreus através dos diálogos e descobrindo segredos de sua família, o que é muito interessante.
Os personagens são bem desenvolvidos e os diálogos são incríveis. Como essa narrativa não é linear, cada vez que Zagreus volta ao início, ele tem oportunidades diferentes de interações. O jogo ganhou muitos prêmios e certamente vale a pena ser apreciado.
Disco Elysium
Disco Elysium é outra obra prima dos jogos indie, sendo lançado em outubro de 2019. Ele se passa em uma ambientação fictícia que lembra os anos 70 e conta com elementos de ficção científica e noir. É um jogo que requer bastante atenção e leitura de diálogos, então é preciso ter isso em mente quando começar a jogar.
Inicialmente é normal se sentir um pouco perdido com esses diálogos, já que a linguagem do jogo é bem diferenciada, mas aos poucos o jogador passar a entender melhor todas as gírias e o que realmente acontece ao seu redor. Isso acontece em conjunto com o próprio personagem, um detetive que acorda no quarto de hotel sem nenhuma memória e que precisa investigar um crime na cidade.
A narrativa é muito rica, vai além apenas do crime em questão e traz muitos detalhes para entender melhor a ambientação do jogo. As escolhas também são bastante significativas aqui, podendo mudar o rumo da história e o desfecho do detetive. Um ponto crucial é que o jogo conta com sistema de habilidades que ajudam o personagem a interagir com os elementos do mundo, mas aqui elas tem personalidades próprias, como vozes e vontades, que conversam com o protagonista.
Ele tem um visual bonito e único, que também prende a atenção, com personagens caricaturados uma ambientação cheia de detalhes que realmente remetem a decadência da cidade. Outro ponto forte é sua trilha sonora, que mistura jazz, rock e eletrônica se adaptando ao clima emocional da história.
Não é um jogo para qualquer pessoa, mas certamente vale a pena dar uma chance porque é um jogo incrível. Ele foi bem elogiado por trazer algo inovador e ambicioso, misturando uma narrativa complexa com mecânicas de RPG. Disco Elysium traz imersão e consegue envolver o jogador assim que ele começa a fazer parte daquele universo fictício.
Little Nightmares
Little Nightmares é um jogo desenvolvido pela Tarsier Studios e foi lançado em 2017. Ele é ambientado dentro de um navio em um mundo fictício e sombrio, com uma atmosfera que mais parece um pesadelo. E é nessa atmosfera sinistra que Six, uma garotinha que usa um capuz amarelo, precisa vencer obstáculos para tentar encontrar sua liberdade.
O navio logo se mostra cheio de criaturas bem sinistras, e suas habilidades e principalmente tamanhos avantajados são apenas alguns detalhes que revelam a fragilidade da protagonista. Ele é um jogo onde é preciso resolver quebra-cabeças para avançar na história, ao mesmo tempo que traz uma experiência imersiva e inesquecível.
Tudo ajuda a aumentar a tensão, seja o ambiente ou até mesmo a música minimalista. Os cenários são bem detalhados com elementos que acabam revelando aos poucos detalhes da história, o que convida o jogador a querer explorar cada vez mais para entender melhor aquele universo tão perturbador.
O jogo é curto, mas também é memorável. É daqueles jogos que quando acaba, muitos ainda procuram por mais informações, sobre teorias da história, e consegue envolver a ponto de criar suas próprias teorias. Sem dúvidas um jogo envolvente que merece ser aproveitado ao máximo.
Stardew Valley
Stardew Valley é outro joguinho indie que faz bastante sucesso pela qualidade e proposta. Lançado em 2016 pela ConcernedApe, ele coloca o jogador no papel de um personagem que acaba de herdar uma fazenda antiga em uma pequena vila e precisa fazer com que ela prospere.
Para isso, é preciso plantar e colher culturas, criar animais, fazer reparos e construções, pescar e explorar minas ou até mesmo a própria cidadezinha rural. Para isso, é possível interagir com os diversos personagens espalhados por ela, cada qual com sua personalidade, criando relações de amizade e podendo até mesmo se casar.
O jogo é esteticamente simples e ao mesmo tempo agradável. Para quem gosta de gerenciamento é uma ótima pedida, com escolhas diversas. É preciso ainda ficar de olho nas estações certas para cada cultivo e até mesmo a eventos sazonais. Ele é rico em conteúdo e possibilidades, não há dúvidas.
Além disso, ele também conta com um sistema de progressão bem gratificante, já que o personagem vai ganhando experiência e dinheiro com a criação da fazenda. Não dá para negar, Stardew Valley é um jogo indie gostoso de jogar e sem dúvidas um prato cheio para quem gosta desse estilo.
Overcooked
Overcooked é aquele jogo ideal para jogar com amigos, já que ele não é tão bom no singleplayer. Lançado em 2016 pela Ghost Town Games, ele coloca os jogadores no papel de chefs de cozinha com uma diversidades de pratos para serem preparados com o mínimo de tempo possível.
E a jogabilidade é bem frenética e caótica, então é preciso de comunicação para que todos possam trabalhar em equipe e fazer o serviço de forma mais rápida possível. É preciso preparar ingredientes, cortar, cozinhar, fritar, montar no prato, enquanto evitam incêndios e até mesmo obstáculos como fases que se movem e separam as áreas da cozinha.
O foco principal de Overcooked é principalmente sua jogabilidade cooperativa, sendo um jogo indicado para jogar com amigos ou até mesmo em dupla. Não dá para não se divertir enquanto desvendam as novas receitas e como prepara-las. O sistema de pontuação é baseado no tempo de entrega de cada prato. Quando mais pratos forem entregues, mais pontos.
CupHead
CupHead é um jogo indie de muito sucesso e esse sucesso é totalmente explicável. Lançado em 2017 pela StudioMDHR, ele traz uma inspiração totalmente direta em desenhos animados mais antigos, dos anos 1930, com animações desenhadas a mão que deixam qualquer outro jogo do estilo para trás.
Tudo remete a essa inspiração, desde os desenhos às cores e até mesmo a trilha sonora. No jogo é possível controle CupHead, o personagem que tem uma cabeça no formato de xícara e que deve enfrentar diversos inimigos em um mundo fantástico. Cada chefe é único e requer estratégias diferenciadas.
Inscreva-se no canal do Hardware.com.br
O nível de dificuldade de CupHead é outro fato importante para o seu sucesso, já que ele é muito desafiador. Ou seja, é um jogo indicado para quem realmente gosta de desafios, trazendo aquela nostalgia dos jogos antigos onde morrer no final da fase significa ter que passar por ela toda novamente.
Mas ao mesmo tempo a jogabilidade também é bem recompensadora. O jogo conta com um sistema de power-ups que podem ser comprados a partir de moedas que são conseguidas com as batalhas, trazendo assim algumas vantagens temporárias dando mais força ao ataque ou até mais vida.
CupHead é um jogo que mostra muito bem como é possível unir elementos de jogos clássicos com modernos para trazer uma experiência divertida e gratificante.
This War of Mine
Lançado em 2014 e desenvolvido pela 11 bit studios, This War of Mine é um jogo indie de sobrevivência que vai trazer toda a atmosfera de uma ambientação de guerra e suas consequências mais doloridas para a comunidade. Ele se passa durante uma guerra civil em uma cidade fictícia, e os jogadores controle sobreviventes em meio a conflitos diversos.
O jogo é um retrato dessa realidade, a luta diária para sobreviver e principalmente as escolhas morais que precisam ser feitas para isso. Os jogadores controlam um abrigo com integrantes e por isso é preciso coletar recursos e manter a segurança. Além das necessidades também é preciso lidar com a tensão e o trauma de conflitos armados.
This War of Mine traz uma jogabilidade fluida e realista, mas seu ponto principal é a narrativa. Ele traz personagens com histórias individuais que vão sendo descobertas com o passar do jogo. Cada personagem tem suas habilidades únicas e personalidades diferentes, o que ajuda bastante na conexão emocional com eles.
Entre as escolhas morais estão por exemplo entre ajudar outros sobreviventes ou salvar a si mesmos, e essa decisões têm consequências que afetam a história do jogo. This War of Mine é um jogo emocionante e impactante, com uma experiência diferenciada que mostra como é possível abordar temas difíceis e complexos de forma realista.