10 jogos gratuitos para o PS5

Embora os jogos para o PS5 hoje em dia estejam cada vez mais caros, a boa notícia é que a plataforma também conta com alguns títulos que são gratuitos e que podem divertir da mesma forma, seja em experiências rápidas ou até mesmo por meses e meses.

Hoje vamos destacar alguns desses jogos, trazendo gêneros diversos e com opções para quem procura por jogos gratuitos para aproveitar no PS5. Confira!

Leia também:

Community Game Help será a nova função do PS5 que ajudará os jogadores a platinar os jogos
Pack do PS5 Slim digital com dois jogos chega ao Brasil; confira o valor

10 jogos gratuitos para o PS5

Ter um PS5 hoje em dia é um investimento considerável, e que não para por aí. Seja através da assinatura da PS Plus ou até mesmo comprando jogos separados, o consumidor ainda precisa tirar mais dinheiro do bolso para ter acesso a muitos desses títulos.

Porém, nem sempre. Acontece que muitos jogos são ofertados na plataforma de forma totalmente gratuita, então podem acabar se tornando uma boa opção para aqueles momentos que você não quer ou não pode gastar mais com jogos ou com assinaturas mais parrudas. Lembrando que mesmo sendo gratuitos, muitos dos jogos no PS5 ainda precisam da assinatura PS Plus básica para serem jogados no modo online multiplayer.

Muitos desses jogos, inclusive, são muito populares, como é o caso do Fortnite, e com notas boas em sites especializados. Eles têm a capacidade de manter os jogadores envolvidos por meses sem custo algum (ao menos que você acaba se rendendo a fazer compras dentro do jogo).

Por isso, hoje vamos citar alguns desses jogos que podem ser encontrados nesse momento (maio 2024) na plataforma do PS5 de forma gratuita. Confira!

Astro’s Playroom

imagem do jogo Astro’s Playroom no PS5

Para quem já tem um PS5 e principalmente para quem está pensando em comprar um, a dica de ouro é: jogue Astro’s Playroom. Além de ser um jogo gratuito muito divertido, ele foi feito especialmente para mostrar todas as capacidades tanto do console quanto do controle DualSense. Como muitas dessas capacidades não são vistas em jogos normalmente, é uma chance de ouro para aproveitar e entender melhor como elas funcionam.

Embora ele seja visto como um jogo de demonstração, ainda assim pode ser considerado um ótimo jogo de plataforma. Toda a ambientação é uma homenagem ao próprio Playstation, com personagens encantadores e até mesmo momentos mais desafiadores. O jogo completo deve durar cerca de umas 5 horas, então não é muito longo e o suficiente para servir o seu propósito.

The Finals

banner do jogo The Finals no PS5

Esse jogo foi lançado de forma inesperada durante o Game Awards do ano passado, 2023, e chegou ao PS5 de forma gratuita. Ele é um game do gênero FPS, ou seja, tiro em primeira pessoa, e acabou ganhando destaque mesmo diante de tantos outros jogos nessa temática. Na trama, os jogadores competem como se participassem de um programa de TV, e existem dois modos de jogo.

Na primeira modalidade, os jogadores são divididos em quatro equipes e competem entre si para acumular dinheiro. Para isso, é preciso transportar dinheiro para uma localização específica, em uma série de variações de partida que incluem modos ranqueados e casuais. Já na segunda modalidade, conhecida como “Bank it”, a competição é mais livre, com os jogadores enfrentando um desafio mais individualista.

Embora o jogo ainda seja novo e precise melhorar em alguns aspectos, conta com uma boa nota entre os críticos e jogadores, e certamente é uma opção que se destaca em um mercado que já pode ser visto como saturado.

Silent Hill: The Short Message

banner do jogo Silent Hill: The Short Message no PS5

A série Silent Hill da Konami é uma das mais conhecidas em termos de terror, então quando eles anunciaram um pequeno jogo gratuito nesse universo, a atenção foi generalizada. Com gráficos bonitos e uma história intrigante, The Silent Message chegou como uma palhinha do que a franquia ainda pode oferecer, e é uma boa pedida para quem gosta de jogos de terror psicológico.

Isso porque o jogo não tem muita ação, na verdade o ideal mesmo é jogar com calma, prestando atenção na história e no ambiente ao redor. Na trama conhecemos Anita, uma garota com traumas na infância que é chamada para um complexo de apartamentos por uma amiga e aos poucos as coisas começam a ficar bem estranhas, inclusive com versões distorcidas da realidade.

É um jogo curto, com aproximadamente 2 horas de duração, e a jogabilidade é mais focada simplesmente em andar, abrir portas, ler bilhetes e ocasionalmente fugir de inimigos. Vale ressaltar que ela lida com alguns temas sensíveis como suicídio, porém tem uma história interessante com um final surpreendente.

Path of Exile

banner do jogo Path of Exile no ps5

Se você gosta de jogos RPG, Path of Exile é um título já está no mercado há 10 anos e até hoje se destaca como um dos principais do gênero, e o melhor ainda é que ele é gratuito. Existe a opção de jogar de forma multiplayer, mas ele também é uma boa pedida mesmo para quem quiser jogar solo, já que a maior parte do conteúdo pode experimentada dessa forma sem ônus por isso.

Como todo bom RPG, o jogo conta com diversas opções de classes, o que ajuda também na rejogabilidade, já que cada classe traz características e poderes diferenciados. Além disso, Path of Exile traz ainda opções de construção e de personalização, um mundo vasto e uma trama bem interessante que envolve colocar os jogadores em uma ilha habitada por desses antigos.

Call Of Duty: Warzone 2.0

banner do jogo Call Of Duty: Warzone 2.0 no PS5

Call of Duty é uma série que por si só já entra em destaque, e esse título merece uma conferida para quem gosta de jogos de tiro em primeira pessoa no estilo Battle Royale. Ele foi lançado logo depois de Call of Duty: Modern Warfare 2, lançando uma opção de spin off para os fãs de forma gratuita e trazendo esse gênero que é sempre tão procurado.

Na verdade, muito dos jogos gratuitos para PS5 são no estilo Battle Royale de alguma forma, mas alguns se destacam nesse quesito. No caso de Call of Duty: Warzone 2, o destaque está principalmente por ele ser um jogo bem polido, com uma jogabilidade precisa e até mesmo com um orçamento acima da média. Ele não muda muito em relação ao antecessor, mas traz um novo mapa e também um novo modo de jogo que muda um pouco as coisas, trazendo para os jogadores a tarefa de coletar saques sem serem mortos por jogadores inimigos ou IA.

The Sims 4

banner do jogo the sims 4

Assim que foi lançado, em 2014, o The Sims era um jogo pago. Porém, no final de 2022, ele passou a ser um jogo gratuito. Como já tinha sido lançado há muitos anos, era de se esperar que ele já tivesse sua base de fãs consolidadas, já que quem estava interessado em jogar já tinha comprado o jogo há algum tempo, mas na realidade essa mudança acabou trazendo mais jogadores e mais fãs do jogo de simulação, o que foi bem interessante.

Agora ele conta como uma ótima opção de jogo gratuito, principalmente para quem nunca jogou e quer dar uma chance ao gênero. Claro que The Sims 4 conta com inúmeras expansões que podem ser compradas para trazer novos mundos e novos conteúdos para o jogo, tornando-o mais completo, mas ainda assim é possível se divertir e conhecer mais o jogo apenas com o game base.

Fall Guys

Fall Guys

Outro jogo que também começou sendo pago mas logo se tornou gratuito foi o Fall Guys. Logo na época do seu lançamento, mesmo sendo pago, ele já conseguiu ser um sucesso, trazendo muitos jogadores que se aventuravam no jogo no melhor estilo de competição. Ouso até mesmo a dizer que Fall Guys trouxe toda a ideia de Round 6 para o mundo dos jogos antes da série, mas de uma forma mais fofa e dinâmica.

A regra é clara, você começa competindo com um grupo grande de jogadores, e a cada fase alguns são eliminados. Seja em corridas onde os primeiros garantem seu lugar na próxima fase ou até mesmo competições diretas entre os jogadores. Ele conseguiu pegar o estilo de Battle Royale e reinventar de uma forma divertida a la gincana. É um jogo divertido, dá para jogar com amigos (nesse caso quem ficar até o final vence para o grupo) e tem skins fofíssimas das jujubinhas, podendo até mesmo ser jogado por crianças.

Deceit 2

Deceit 2 no ps5

Deceit 2 foi lançado primeiro apenas para computadores, mas há pouco tempo chegou também para o PS5 e para o Xbox Series X/S. E foi bem recebido, principalmente por jogadores que gosta de jogos multiplayer com dedução social no melhor estilo de “há um traidor entre nós”. A premissa do jogo está em colocar os jogadores em um asilo onde eles precisam completar algumas tarefas para tentar escapar. Porém, um desses jogadores é o monstro disfarçado, que tem como objetivo impedir que essas tarefas sejam feitas e eliminar os outros participantes.

É aquele tipo de jogo que traz dose de tensão constante, mantendo os jogadores alertas e suspeitosos de todos ao seu redor, garantindo uma experiência emocionante e imprevisível a cada partida. A jogabilidade também é bem direta, e existe progressão de habilidades. Enquanto o monstro conta com algumas vantagens principalmente de visão, os outros jogadores também podem desbloquear alguns truques especiais. Não é um jogo perfeito, mas para quem gosta do estilo pode ser uma boa pedida gratuita no console.

Fortnite

Fortnite

Fortnite é um dos jogos de Battle Royale mais conhecidos no mundo, e não é pra menos. As coisas ficam ainda melhores no PS5, já que ele está muito bem otimizado para o console, com suporte para o DualSense, trazendo mais imersão, além de tempo de carregamento mais rápido, rodando a 4K e 60 quadros por segundo. Isso, por si só, já o torna uma ótima opção para se aproveitar de forma gratuita por lá.

Lançado em 2017 o jogo só aumenta sua popularidade, principalmente agora que ele conta com mais modos. Mesmo para quem não gosta do Battle Royale, ainda existem modos criativos, trazendo diversos tipos de jogos dentro do Fortnite, e os oficiais, como o Festival, que revive a jogabilidade do Rock Band. Um destaque especial vai para o Lego Fortnite, que merece uma categoria especial na lista.

Lego Fortnite

Lego Fortnite

Lego Fortnite ganhou uma categoria especial justamente porque ele é praticamente outro jogo dentro do jogo. Se você odeia Battle Royale ou não gosta de jogos competitivos, você terá ainda assim um ótimo título. Lançado no final do ano passado, dezembro de 2023, ele é um jogo de sobrevivência e de construção que fez tanto sucesso que acabou até mesmo ofuscando o outro modo que chegou ao Fortnite na mesma data, o Rocket Racing.

Esse modo Lego foi muito comparado ao Minecraft, e traz muitos conteúdos. É preciso construir uma base, conseguir materiais para fazer ferramentas melhores, desbloquear tipos de construções, desbravar ambientações diferentes, entrar em cavernas, entre muitas coisas. Recentemente ele recebeu uma atualização com veículos e opção de pesca, e é uma opção muito bem vinda para quem quer fugir dos tiros e agitação do Battle Royale e apenas relaxar derrubando árvores, catando frutas e construindo casas.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!