Nintendo Switch Lite
O Nintendo Switch Lite é uma versão mais modesta – em termos de requisitos técnicos, do popular console portátil da Big N, e que aposta apenas numa jogabilidade portátil, ao invés do modo híbrido do Nintendo Switch.
A principal diferença, quando comparado ao Nintendo Switch, é que na versão Lite o console funciona apenas como um modelo de mão. A função de conexão ao dock para jogar em uma TV ou monitor, e retirada dos Joy-Cons, não está disponível.
O foco na portabilidade e no transporte fica claro quando passamos para outras características do Switch Lite. O console é menor e mais leve que o Nintendo Switch – 30% mais leve.
O Nintendo Switch Lite mede 9,15 centímetros de comprimento, 21 centímetros de largura, 1,4cm de espessura e pesa 300 gramas. Sua tela é de 5,5 polegadas (no Nintendo Switch o painel é de 6,2 polegadas).
Com a impossibilidade de conexão ao dock, a resolução de reprodução de jogos no Switch Lite ficam limitados a 1280 por 720 pixels. Em contrapartida, a densidade de pixels no Nintendo Switch Lite é superior ao seu irmão maior: 237 ppi (pixels por polegada) no Nintendo Switch e 267 ppi no Nintendo Switch Lite.
A tecnologia Rumble HD, que permite ter uma resposta háptica nos controles, não está disponível no Nintendo Switch Lite.
O elemento central que comanda a reprodução dos jogos no Nintendo Switch Lite é o SoC (System On Chip) Tegra X1, produzido pela NVIDIA, sob a litografia de 16nm. O console tem também 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, expansível via microSD.
Praticamente todos os jogos do catálogo do Nintendo Switch podem ser reproduzidos no Nintendo Switch Lite, as exceções ficam por conta de títulos que exigem o modo de uso independente dos Joy-Cons, como, por exemplo, Mario Party, Fitness Boxing e os games do modo Nintendo Labo.
A Nintendo melhorou a autonomia na transição do primeiro modelo do Nintendo Switch para o Nintendo Switch Lite.
A versão Lite recebeu uma bateria de 3570 mAh (recarregada através da porta USB-C) e entrega entre 20% e 30% a mais de autonomia, quando comparado ao Nintendo Switch em sua primeira versão (lançado em 2017). A Nintendo garante entre 3 a 7 horas de uso no Nintendo Switch Lite com uma carga.