Adicionando suporte a Webcams no openSUSE 10.2

Adicionando suporte a Webcams no openSUSE 10.2
Recentemente publiquei uma análise sobre o openSUSE 10.2, mostrando que ele é um Linux extremamente fácil e robusto. Mas um fato que percebi foi que ele não possuía os drivers da minha Webcam, uma italiana Nortek que usa o chipset da Pixart, o mesmo da Genius. Vale lembrar também que não há nenhum driver já incluído no CD de instalação, com exceção do QuickCam. O que fazer? Bom, vamos instalar facilmente, e graficamente os drivers já compilados para esse sistema operacional, graças ao serviço BuildService da comunidade openSUSE.

Os drivers SPCA5XX, UVCVISION e QUICKCAM abordam quase todas as webcams mais baratas vendidas atualmente, e nesta dica vamos instalar os 3, já que teoricamente você deveria saber o chipset do equipamento. Um exemplo é a que citei acima.

Então mãos na massa. Abra o YaST, clicando no camaleão (Menu K), Computador, e “Configurações do administrador”. Entre com a senha de root, e a tela se abrirá. Na seção Software, clique em “Fonte de instalação”. Aparecerá uma tela como esta:
esquema59
Clique no botão ‘Adicionar”, no canto inferior direito, e na próxima janela, logo depois em “Especificar URL”:
esquema54
Na linha que aparecer, copie e cole o texto abaixo:

http://software.opensuse.org/download/drivers:/webcam/openSUSE_10.2_Update_standard/

esquema55
Clicando em seguida no botão “Próximo”. Aguarde o download dos arquivos do repositório, coisa rápida:
56
E enfim aparecerá a linha da fonte de instalação adicionada. Agora, execute o mesmo procedimento, agora com a seguinte URL:

http://software.opensuse.org/download/drivers:/webcam/openSUSE_10.2/

A diferença básica entra as duas linhas é a seguinte: enquanto o openSUSE_10.2 possui os drivers compilados para o kernel 2.18.2, que vem no CD/DVD de instalação do openSUSE, o openSUSE_10.2_Update_standard traz os módulos do kernel 2.18.8, lançado no mês de fevereiro por atualizações. Se você sabe qual é o seu, adiciona apenas o repositório correspondente.

Feito o processo, clique em “Encerrar”. Agora, ainda no YaST, dirija-se até “Gerenciamento de pacotes”, aguardando o processo de atualização das listas. Na tela principal, em “Pesquisa”, marque a opção “Descrição”, e no campo acima, digite “cam”, sem aspas, dando Enter e seguida ou clicando no botão. Aparecerá todos os programas relativos à webcams; procure na lista os seguinte pacotes:

  • spca5xx-kmp-default
  • uvcvision-kmp-default
  • quickcam-kmp-default

58
Se você possui kernel SMP, para suporte à dois processadores, substitua a expressão “default” para “bigsmp”. Marque-os para instalação, dando um clique no quadrado branco ao lado do nome. Se você quiser ver as imagens da sua câmera, marque também o pacote xawtv, e aperte “Aceitar”. A instalação se fará em instantes, devido ao tamanho reduzido dos pacotes.

Após completado o processo, simplesmente recoloque o plug USB da sua Webcam, ou coloque-o caso ainda não esteja conectado. O udev fará o carregamento do módulo correspondente automaticamente, bastando configurar (ou não) seu Kopete, aMSN ou outros programa de conversação. Boa diversão 😉

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X