Top 5: melhores softwares para virtualização

Top 5: melhores softwares para virtualização

As máquinas virtuais se tornaram uma parte importante dos computadores, não apenas para o ramo corporativo mas também para aplicativos em nuvem. No entanto, a virtualização também está disponível para usuários domésticos. Para uso pessoal, a virtualização permite que os usuários executem vários sistemas operacionais em um computador doméstico, como o Windows em um Mac ou Linux em um computador com Windows – e vice-versa. Abaixo você confere os melhores softwares para virtualização.

 

VMware Workstation Player

O VMware Workstation Player permite instalar e executar vários sistemas operacionais em um ambiente seguro, isolado do sistema principal. Isso torna possível testar e experimentar outros sistemas no Windows.

O VMware permite a execução de mais de 200 sistemas nas versões de 32 e 64 bits, como Windows 10/8/7 / XP, Ubuntu, Red Hat, Debian, Mint, Fedora. Temos a opção de alocar até oito núcleos e até 32 GB de RAM para uma máquina virtual individual, desde que os componentes do computador permitam. O programa suporta a tecnologia de arrastar e soltar– basta arrastar o arquivo do nosso sistema para a janela da máquina virtual e ele será copiado para ele. Sendo um dos poucos hosts que suportam o DirectX 10 e o OpenGL 3.3, ele permite trabalhar no modo de virtualização CAD e outros aplicativos acelerados pela GPU.

Outro ponto forte é o modo de suspensão, que permite desligar a máquina virtual em alguns segundos e reiniciá-la de onde a deixamos, para que você possa ser produtivo imediatamente.

VirtualBox

O VirtualBox é um dos programas de virtualização mais conhecidos. Ele permite que você crie e gerencie várias máquinas virtuais; podemos executar sistemas operacionais muito diferentes nelas. Ele suporta portas USB e muitos tipos diferentes de equipamentos conectados a um computador ou laptop. Podemos até criar uma emulação de disco virtual em uma unidade USB portátil ou pen drive, para que sempre tenhamos nosso sistema virtual à mão. Podemos usar a virtualização se tivermos processadores Intel e AMD. O VirtualBox também permite clonar máquinas e compartilhar pastas entre a máquina virtual e o host.

Caso você ainda não saiba quais sistemas operacionais irá utilizar como máquina virtual pode escolher o VirtualBox para ter todo o respaldo necessário em relação ao múltiplo suporte de sistemas. O VirtualBox suporta o Windows a partir do XP, qualquer versão Linux 2.4 ou posterior, Windows NT, Server 2003, Solaris, OpenSolaris e até OpenBSD Unix.

A criação de máquinas virtuais no VirtualBox é feita usando um assistente passo a passo. Compreender o seu trabalho será possível para qualquer usuário de computador mais ou menos experiente. O sistema suporta redes, portanto, se você quiser, pode fornecer à sua máquina virtual acesso à Internet.

Xen Project

O Xen Project é um VMM (Virtual Machine Monitor) de código aberto que serve como um hypervisor tipo 1 para muitos sistemas operacionais. Originalmente desenvolvido pela Universidade de Cambridge, o pessoal que o criou transformou-o em uma empresa que mais tarde foi adquirida pela Citrix. O projeto Xen agora está caminhando com a Linux Foundation para a promoção de aplicativos de código aberto.

É especialmente usado para virtualização avançada, especialmente em servidores, em ambientes comerciais e de código aberto. Isso inclui, entre outros, infraestrutura como aplicativos de serviço (IaaS), virtualização de desktop e virtualização de segurança. O software Xen Project é usado até em sistemas automotivos e de aviação.

Este serviço é especialmente útil para nuvens de grande escala e pode ser facilmente usado com AWS, Azure, Rackspace, IBM Softlayer e Oracle. O foco principal é a segurança, usando a menor base de código possível, tornando-a não apenas segura, mas particularmente flexível.

Hyper-V

Originalmente Viridian, depois Windows Server Virtualization, foi renomeado para Hyper-V Server quando foi lançado no final de 2008. O Hyper-X é ma das maneiras mais rápidas e fáceis para criar uma máquina virtual, software que já está integrado ao Windows 10 e Windows 8.1. Ele pode ser usado em casa e no ambiente corporativo, pois pode gerenciar todas as máquinas virtuais criadas em um servidor equipado com o Windows 10. A virtualização é extremamente eficiente, principalmente com hardware capaz de suportar instruções específicas do Hyper-V, presente em processadores modernos.

O suporte ao sistema convidado inclui Windows Server, Windows XP SP3 ou mais recente, Linux com kernel 3.4 ou mais recente e FreeBSD. É bom frisar que o suporte ao driver para Linux não é excelente. Por se tratar de uma ferramenta integrada, o Hyper-V faz apenas o “feijão com arroz”, é um software indicado para usuários relativamente inexperientes nesse universo de virtualização.

Parallels Desktop

O Boot Camp é uma ferramenta gratuita da Apple para executar uma sessão virtual no macOS, mas aqueles que precisam fazer isso regularmente costumam utilizar o famoso Parallels Desktop, que agora é de propriedade da gigante de software Corel. Ele permite que os usuários executem o Windows sem problemas com seu sistema operacional nativo. Algumas coisas elegantes que o Parallels pode fazer são exibir os alertas do Windows no centro de notificações em um Mac e oferecer suporte a uma área de transferência unificada.

A maioria dos usuários de Mac pensa no Parallels como uma ferramenta projetada exclusivamente para usar o Windows, mas você pode usá-lo para oferecer suporte a uma ampla variedade de distribuições Linux, o sistema operacional Chrome e até outras versões (e mais antigas) do Mac OS.

 

Você também deve ler!

Top 5: melhores programas para monitorar o hardware do seu PC

Top 5: melhores programas para recuperar arquivos

Top 5: melhores truques para tornar o Google Fotos ainda mais útil

Melhores programas para converter vídeos

Os melhores aplicativos para digitalização de documentos

Top 5: melhores programas para desfragmentação do HD

Melhores softwares para gravar a tela do seu computador ou smartphone

Melhores aplicativos para otimizar o desempenho do Android

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X