O mercado de música por streaming continua crescendo. De acordo com dados levantados pela MIDia Reserarch, até junho deste ano, todas as plataformas de streaming somadas tinham 304.9 milhões de assinantes – crescimento de 69 milhões de assinantes em relação ao mesmo período de 2019.
O líder de mercado é o serviço sueco Spotify, presente no mercado desde 2006. A plataforma ostenta 36% de market share e 108.1 milhões de assinantes. Vale reforçar que esses são dados referentes aos usuários que pagam por alguma assinatura, o plano premium, se colocarmos na lista também os que acessam gratuitamente a plataforma a base de usuário do Spotify ultrapassa a marca de 230 milhões.
Além do Spotify, há outros excelentes serviços de streaming que você deve considerar como alternativas, é justamente esse o tema desse guia. Elencamos as 5 melhores alternativas ao Spotify.
Deezer
Um dos principais rivais do Spotify é o Deezer, a plataforma conta com mais de 50 milhões de músicas em seu catálogo e pode ser acessado de forma gratuita, seguindo o modelo “fremium” adotado por outras plataformas, ou pelo pagamento da assinatura. No modo premium você tem acesso ao modo offline, pode pular quantas faixas quiser e elimina a publicidade entre as faixas.
Um dos recursos mais legais do Deezer é o SongCather, que atua de forma similar ao aplicativo Shazam. Com essa ferramenta você consegue descobrir o nome de determinada música que esteja tocando no ambiente. Assim como o Spotify, que tem playlists personalizadas, indicações via algoritmo, o Deezer tem o flow, uma mistureba entre suas músicas favoritas e recomendações via Inteligência Artificial do serviço. O Deezer aprende o seu gosto musical e entrega recomendações com base nessa percepção. O Deezer também oferece versões exclusivas de algumas apresentações, categorizada como Deezer Sessions.
Além da assinatura da reprodução convencional – AAC a 128 Kbit/s (free) e 256 Kbit/s (premium), o Deezer tem uma opção de plano para os mais exigentes em termos de qualidade sonora, o Deezer HiFi. Neste plano as faixas são reproduzidas no formato FLAC (1.1411 Kbps). Os assinantes ainda podem ter contato com uma tecnologia sonora que promete uma espacialidade bem mais significativa, a tecnologia 360 Reality Audio.
O Deezer pode ser acessado por uma quantidade bem ampla de dispositivos – SmartTVs, celulares, tablets, alto-falantes inteligentes, entre muitos outros.
Apple Music
Nossa segunda indicação é o Apple Music, esse, que segundo a MIDia Research, é a segunda maior plataforma de streaming do mercado, com 54.7 milhões de assinantes e 18% market share. Lançado pela Apple em 2015, a plataforma é mais um serviço que a gigante de Cupertino oferece para esse seu ecossistema que é tão elogiado por alguns e criticado por outros, devido ao preço dos seus dispositivos. No Apple Music você tem acesso a 60 milhões de faixas, recomendações baseadas em playlists criadas pelos editores do serviço, ouça suas músicas acompanhando juntamente com a letra, você pode até pedir a Siri para tocar uma música por artista ou por temas como, por exemplo: “siri, toca uma música para eu relaxar”.
Além dos dispositivos da própria Apple, você pode acessar o Apple Music no PC, aparelhos com sistema Android, alto-falantes inteligentes da linha Echo da Amazon e da Sonos. Antes de decidir se você irá assinar ou não o serviço é possível realizar um teste gratuito.
Amazon Music
A gigante do e-commerce também tem a sua própria plataforma de streaming, o Amazon Music. O principal benefício do Amazon Music é que mediante a assinatura do Amazon Prime, um polo de serviços que também inclui frete grátis para compras, acesso ao Amazon Prime Video, entre outras coisas, você ganha acesso a essa plataforma de streaming de música.
O Amazon Music nada mais é do que uma versão mais enxuta do Amazon Music Unlimited. Enquanto no Music são 2 milhões de faixas no catálogo, no Music Unlimited são 60 milhões de músicas, porém no caso dessa vertente é necessário uma assinatura à parte
Você pode acessar o Amazon Music, ou o Amazon Music Unlimited, em smartphones e tablets com sistema Android e iOS, em computadores com Windows e MacOS, além da navegação diretamente pelo navegador.
Tidal
Lançado em 2014, o Tidal é a plataforma de streaming do multipremiado rapper Jay Z. O serviço não engloba apenas músicas, é na verdade um verdadeiro polo de entretenimento, com a presença de vídeos e entrevistas, mas a música é o foco. O Tidal promete que você irá ouvir suas músicas favoritas com a melhor qualidade de som disponível. Isso é um fato, principalmente se você for um assinante do Tidal HiFi. Neste modo, assim como no Deezer HiFi, diversas faixas em FLAC estarão disponíveis.
Essas faixas em FLAC são exibidas no Tidal como Master, qualquer álbum com a letra M ao lado simboliza que você estará reproduzindo na melhor qualidade sonora possível. Para garantir esse resultado, o Tidal faz uso da tecnologia Master Quality Authenticated, uma forma de comprimir as músicas sem perda de qualidade.”Isso permite aos assinantes ouvir as músicas exatamente como elas foram gravadas no estúdio; uma experiência de áudio como pretendido pelo artista”, explica o Tidal.
Esse mesmo rigor na qualidade também é aplicado nos vídeos, que são reproduzidos em alta resolução. O catálogo do Tidal conta com mais de 60 milhões de faixas e mais de 250 mil vídeos. O Tidal pode ser acessado pelo navegador, dispositivos Android e iOS, além de TVs, alto-falantes, carros e muito mais.
Youtube Music
Fechamos este Top 5 com o Youtube Music, plataforma que começou a operar no Brasil no ano passado. Esse serviço é muito interessante para quem realmente costuma utilizar o Youtube para ouvir música no celular, já que você pode fazer uso da tão desejada reprodução dos vídeos em segundo plano.
Além da assinatura, você também pode desfrutar do serviço de forma gratuita, mas com limitações, como propagandas entre determinadas faixas. Seguindo o que outros serviços de streaming também entregam, o Youtube Music tem sugestões de músicas baseadas em seu gosto musical, na sua localização ou até mesmo em momentos mais específicos do dia.
Você também deve ler!
Top 5: melhores programas para monitorar o hardware do seu PC
Top 5: melhores programas para recuperar arquivos
Top 5: melhores truques para tornar o Google Fotos ainda mais útil
Melhores programas para converter vídeos