Usando um mouse bluetooth no Linux

Usando um mouse bluetooth no Linux

Os mouses bluetooth são bastante práticos para quem tem um notebook com transmissor bluetooth embutido (ou que deixa um dos transmissores bluetooth em miniatura plugados continuamente), já que eles eliminam a necessidade de ficar encaixando e desencaixando o transmissor cada vez que precisa guardar o notebook. Vamos então a uma dica rápida de como ativá-los no Linux.

O primeiro passo é abrir o arquivo “/etc/default/bluetooth”, onde vai a configuração relacionada aos profiles bluetooth usados pelo sistema, substituindo a linha:

HIDD_ENABLED=0

(que geralmente vai próxima ao início do arquivo), por:

HIDD_ENABLED=1

Certifique-se de que o suporte a Bluetooth está ativado e o transmissor está ativo, usando os comandos:

/etc/init.d/bluetooth start
hciconfig hci0 up

Você precisa agora descobrir o endereço do seu mouse ou teclado Bluetooth, de forma a poder ativar a conexão. Geralmente, você encontra uma etiqueta com o endereço colada na parte inferior:

A partir daí, falta só estabelecer a conexão usando o comando “hidd –connect” (como root), seguido do endereço do mouse, como em:

hidd --connect 00:07:61:62:cb:bb

Neste ponto o seu mouse já estará ativado. Para tornar a configuração definitiva, abra o arquivo /etc/rc.local e adicione os comandos para que a conexão seja restabelecida a cada boot:

/etc/init.d/bluetooth start
hciconfig hci0 up
hidd --connect 00:07:61:62:cb:bb

O único inconveniente é que em muitos modelos (como no Logitech travel mouse que estou usando) é preciso pressionar o botão “reset” no mouse depois de ligar o micro para que ele acorde e estabeleça a conexão, mas esta é apenas uma daquelas tarefas mecânicas que você acaba fazendo automaticamente com o tempo.

Esta dica funciona também para teclados bluetooth. Não seria recomendável utilizar um teclado bluetooth em um desktop, já que a conexão é estabelecida apenas no final do boot, impedindo que você acesse o setup, ou responda a qualquer pergunta feita durante o boot, mas um teclado bluetooth poderia ser interessante para quem tem um mini-notebook e quer um teclado secundário. A vantagem nesse caso é que o teclado bluetooth poderia ser usado também em conjunto com o celular, permitindo responder e-mais e digitar mensagens mais longas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X