Dual WAN routers

Dual WAN routers

Com a queda no custo das conexões, ter duas conexões diferentes de tornou algo comum. Você pode ter, por exemplo, um plano de acesso via cabo de 8 megabits, usado como conexão primária e um ADSL de 1 megabit, usado como backup (ou vice-versa) ou mesmo ter duas conexões rápidas e dividir a carga entre elas, criando uma única conexão, que soma a velocidade das duas.

A necessidade de combinar as duas conexões, seja como uma forma de backup, seja para somar as velocidades de acesso, deu origem a uma nova classe de dispositivos, os dual wan routers (roteadores para duas conexões), também chamados de load balancing routers (roteadores com balanceamento de carga).

Tipicamente, eles oferecem duas portas WAN, que permitem a conexão de dois modems ADSL, dois cable modems ou de qualquer outro dispositivo de acesso que possa ser ligado diretamente à placa de rede, combinadas com um switch de 4 ou 8 portas para a conexão dos dispositivos da rede local:

index_html_m1b91c828

As duas conexões podem então ser configuradas em modo failover (redundância), onde a primeira conexão fica ativa continuamente e a segunda é usada apenas caso a primeira falhe, ou em modo load balance (balanceamento de carga), onde as duas conexões são usadas simultaneamente e as conexões são divididas entre elas.

O modo failover é o mais simples de implementar, já que o roteador precisa apenas checar periodicamente o status das duas conexões e chavear entre elas conforme necessário. Uma das conexões é definida como preferencial e a segunda como backup e o roteador usa a conexão de backup apenas enquanto a conexão primária está com problemas. Este modo é geralmente usado quando a segunda conexão é muito mais lenta que a primeira, como no exemplo do acesso via cabo de 8 megabits e do ADSL de 1 megabit.

No modo load balance o roteador precisa dividir as conexões ativas entre as duas conexões e manter uma tabela de balanceamento entre elas, o que é bem mais complexo do que simplesmente compartilhar uma conexão via NAT. Se as duas conexões estão ativas, o roteador divide a carga entre as duas e, se uma das duas cai, toda a carga é repassada para a conexão que continua ativa.

Os roteadores mais simples permitem apenas a divisão da carga baseada em conexões, ou seja, um download pode ocupar toda a banda de uma das conexões e outras requisições podem ser encaminhadas para a segunda, ou dois downloads podem ser feitos simultaneamente, cada um utilizando uma conexão, mas não é possível combinar a banda de ambas as conexões para fazer o download na metade do tempo.

Roteadores um pouco mais avançados oferecem a possibilidade de fazer a divisão tomando por base o volume de dados, ou o volume de pacotes transferidos. Com isso, o roteador é capaz de dividir um único download entre as duas conexões, permitindo que ele seja concluído mais rápido. Na prática, nem sempre funciona, pois para isso o roteador precisa abrir duas conexões simultâneas (assim como fazem os programas aceleradores de download) e nem todos os servidores permitem isso, mas o recurso é usado de forma automática sempre que possível.

Aqui temos dois screenshots da interface de configuração de um D-Link LB604. Assim como outros produtos da D-Link, a qualidade, tanto de construção, quando do software não é das melhores, mas ele é um dos modelos mais baratos e por isso é um dos mais populares:

index_html_m59cd9e19
index_html_m11d21d9e

As duas conexões são configuradas na seção WAN. O roteador suporta apenas conexões com IP fixo, com IP dinâmico e conexões PPPoE (onde o modem ADSL é configurado como bridge e o roteador apenas efetua a conexão). Ele não inclui funções de modem ADSL ou de ponto de acesso, que precisam ser executadas por dispositivos separados.

As conexões podem ser configuradas em modo “Enable” ou em modo “Backup”. Configurando ambas em modo “Enable” o roteador opera em modo load balance e, configurando uma em modo backup ele opera em modo failover. Na seção “Load Balance” é possível escolher o modo de distribuição da carga, que pode ser feito com base nas conexões, no volume de dados transferidos ou no volume de pacotes.

É possível também definir uma percentagem da carga que será destinada a cada conexão, o que é importante caso você esteja usando duas conexões de velocidades diferentes em modo load balance. Sem isso, o roteador simplesmente passaria a distribuir o tráfego igualmente entre as duas conexões, fazendo com que a conexão mais rápida fosse subutilizada e a velocidade total da conexão fosse limitada ao dobro da velocidade da conexão mais lenta.

Como ele possui apenas 4 portas para a rede local, a configuração mais comum seria ligá-lo aos dois modems e usar as portas de rede local para ligar switches e pontos de acesso, que seriam então usados para conectar os diversos PCs da rede, como nesse exemplo:

index_html_m430c46aa

Quase todos os dual WAN routers oferecem também recursos de firewall, mas nada impediria que você instalasse um servidor entre o roteador e o restante da rede, atuando como um firewall dedicado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X