Como utilizar o smartphone como webcam no PC

Como utilizar o smartphone como webcam no PC

Devido a pandemia do novo coronavírus, que obrigou grande parte da população a ficar trancafiada em casa, houve um aumento significativo na quantidade de chamadas de vídeo. Seja para falar com parentes e amigos ou, então, para reuniões de trabalho, o fato é que nós nunca fomos tão familiarizados com aplicativos como Zoom, Skype e chamadas de vídeo feitas pelo WhatsApp.

Por isso que, atualmente, muitas pessoas se preocupam com a qualidade da webcam. No caso dos notebooks, na enorme maioria das vezes, a webcam tem baixa resolução e qualidade. E muitos PCs desktops nem se quer possuem webcam instalada. Mas você sabia que possui uma webcam de muita qualidade dentro do seu bolso? Isso mesmo, estou falando do seu smartphone!

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Com o uso de alguns aplicativos é possível transformar o seu smartphone em uma baita webcam para o seu PC ou notebook. E é justamente isso que iremos ensinar nesse artigo.

Para Android: DroidCam

DroidCam

Para usuários de Android há um aplicativo gratuito chamado DroidCam. A versão gratuita tem tudo o que você precisa para começar. Mas é importante ressaltar que existe uma versão paga, que é o DroidCamX e que custa R$ 24,99. Ela acrescenta vídeo em HD (720p) e uma opção experimental de alta taxa de quadros, além de eliminar os banners de anúncios. Se você planeja usá-lo muito, é uma compra que vale a pena. Mas achei que a experiência com a versão gratuita foi bastante satisfatória.

Para começar, você precisará de dois softwares: o aplicativo DroidCam da Play Store e o cliente Windows da Dev47Apps. Assim que ambos estiverem instalados, certifique-se de que seu computador e telefone estejam na mesma rede Wi-Fi. O aplicativo DroidCam deve ter um endereço IP, algo como 192.168.1.91. Você deve inserir esse endereço no aplicativo de desktop para conectar os dois.

Certifique-se também de marcar a caixa “Áudio” se você não tiver um microfone no seu PC/notebook. Toque no botão “Iniciar” e pronto, você deve estar conectado. A maioria dos aplicativos de bate-papo por vídeo deve reconhecer o DroidCam como uma webcam válida, embora você possa precisar reiniciá-los se eles estavam em execução quando o DroidCam foi instalado.

DroidCam

Na minha experiência, o DroidCam funcionou bem o suficiente. Meus amigos disseram que a qualidade do vídeo SD parecia boa, mas pode haver um pequeno atraso no vídeo. Eu tive alguns problemas com o áudio do meu smartphone, então o microfone do notebook acabou sendo usado.

Você pode ajustar algumas coisas nas configurações, como qual câmera usar (frontal ou traseira), qual microfone usar (câmera ou viva-voz) e alguns recursos de economia de bateria. O DroidCam é bom, mas provavelmente não é tão bom como uma webcam top de linha ou intermediária.

Há também a possibilidade de se conectar por USB em vez de Wi-Fi. Embora exija um pouco de detalhes avançados com alguns drivers específicos do telefone. Você pode consultar as instruções do DroidCam neste link (em inglês). Mesmo assim, acho útil conectar o cabo. Mesmo que você se conecte via Wi-Fi, o cabo vai recarregar a bateria do smartphone, que tende a acabar com rapidez nesse tipo de atividade.

Para iPhones: EpocCam

EpocCam iPhone

O EpocCam é o aplicativo que recomendo para transformar o seu iPhone em uma webcam. Na verdade, ele é multiplataforma, disponível para iPhone, Android, Windows e macOS. Assim como o DroidCam ele é freemium, ou seja, possui uma versão gratuita com limitação de recursos e uma outra completa, mas paga.

Os anúncios do EpocCam são muito intrusivos e há poucos recursos na versão gratuita. Você praticamente precisa comprar a versão completa para usufruir de uma melhor experiência de usuário.

Para usar o EpocCam, baixe o aplicativo na App Store e baixe os drivers para Windows ou macOS. Pode ser necessário reiniciar o computador após instalar o software de desktop.

Depois de reiniciar, você pode iniciar o aplicativo EpocCam Viewer em seu computador junto com o aplicativo EpocCam em seu iPhone para ver se está funcionando. Os dois dispositivos devem estar na mesma rede Wi-Fi. Eles se conectam sem nenhuma etapa extra. EpocCam deve aparecer como uma webcam válida para Zoom, Hangouts ou qualquer outro aplicativo de chat de vídeo que você possa usar.

A versão gratuita da EpocCam é bastante limitada, com apenas a câmera traseira disponível para uso. Suporte para microfone, vídeo HD, conexões USB e ajustes de zoom/foco estão disponíveis apenas na versão paga, que custa R$ 44,90.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X