Como funciona a DealExtreme

Como funciona a DealExtreme

A maioria das lojas online trabalha com uma taxa fixa de envio, com taxas que variam de 2 a 10 dólares por compra (ou por item). O mesmo se aplica à maioria dos produtos vendidos no Ebay, onde os vendedores cobram uma taxa de “Shipping & Handling” (envio e manuseio) que inclui não apenas o envio da postagem propriamente dito, mas também uma taxa opcional pelo trabalho de embalar e despachar o item.

dx_html_mca0659

Muitos vendedores trabalham vendendo produtos por preços muito baixos (ou até abaixo do custo) mas cobram uma taxa de US$ 10 de Shipping & Handling por item, que é onde ganham dinheiro. O mesmo se aplica a muitas lojas, onde ou os produtos são vendidos barato e o lucro provém de uma taxa alta de Shipping & Handling, ou o envio é barato (apenas US$ 2 ou 3 por item) mas os produtos são um pouco mais caros, ou você precisa comprar vários para ganhar desconto no envio. Um bom exemplo é a uxcell.com, que cobra US$ 5 de envio pelo primeiro item e US$ 2 a partir do segundo.

A DealExtreme é uma loja que foge à regra, pois simplesmente não cobra nada pelo envio, em nenhum item. Você pode comprar um cabo ou um LED por US$ 1 e ainda assim eles vão enviar de graça para qualquer lugar do mundo. É óbvio que em casos como esses eles perdem dinheiro (provavelmente muito dinheiro dado o gigantesco volume de pedidos), o que levanta a questão óbvia: se perdem dinheiro, por que vendem?

Bem, como pode imaginar, o negócio todo gira em torno do volume de vendas. A DealExtreme se transformou rapidamente em uma das maiores lojas de importados do mundo, e grande parte disso se deve ao envio grátis. Se cobrassem US$ 5 por item como outras lojas seriam apenas mais uma.

Parte da estratégia consiste justamente em perder dinheiro em itens pequenos para fidelizar os clientes e assim ganhar depois vendendo itens mais caros. A segunda parte consiste em, naturalmente, minimizar os custos.

Sendo uma empresa de Hong Kong, a DX tem uma vantagem competitiva, que é o fato de ter uma fonte inesgotável de mão de obra barata bem ao lado, o que é um diferencial importante. Se a loja A paga US$ 3.000 por mês para um funcionário americano e a loja B para US$ 100 para um chinês, é óbvio que a loja B poderá ter preços melhores. Pouco se sabe sobre as instalações físicas da DX, mas provavelmente é algo similar a isso, multiplicado por mil:

dx_html_m7b5365f4

Você poderia questionar sobre a questão da exploração da mão de obra, mas a questão central é que comprando os produtos direto na fonte, ou comprando no Brasil, os funcionários serão explorados da mesma maneira. A única diferença é que terá um atravessados ganhando R$ 20 sobre um produto que saiu da China custando US$ 2. Ou seja, o problema é mais embaixo.

A segunda parte são as taxas de envio. O correio de Hong Kong, trabalha com taxas baixas se comparado com os valores em outras parte do mundo. Pacotes de até 50 gramas custam apenas HKD 6.1 (o que corresponde a cerca de 79 centavos de dólar) no valor cheio, que é o que uma pessoa paga ao chegar com o envelope na agência:

dx_html_m600f99f4

Empresas que trabalham com envio em grande volume (como no caso da DX) pagam consideravelmente menos e a conta vem só no final do mês, o que ajuda a manter o modelo de negócios baseado no volume. Em vez de olharem o que ganham ou perdem em cada pacote individual, simplesmente vendem o máximo possível e fazem as contas de quanto ganharam no total no final do mês.

A terceira variável é o simples fato de que os produtos são inacreditavelmente baratos no atacado, quase que contrariando as leis da física. Você pode ter uma ideia checando alguns preços no volumerate.com, que trabalha com vendas em maior volume.

Mesmo já sendo um atravessador, ele consegue oferecer a maioria dos itens com preços cerca de 33% mais baixos que a DX em pacotes de 100. Descendo um pouco mais na cadeia você consegue chegar aos mesmos produtos até 30% mais barato (ou seja, por menos da metade dos preços da DX) direto nos fabricantes.

dx_html_db2a0c2

Vendo por aí, não é difícil de entender o modelo de negócios. Eles trabalham com margens em torno de 50% e gastam menos de 1 dólar no total (envio mais mão de obra) por pacote. Com isso, perdem um pouco de dinheiro em compras muito pequenas, mas ainda trabalham com uma margem de lucro confortável em compras a partir de 4 ou 5 dólares. É uma mentalidade de atacado aplicada ao varejo.

Considerando o brutal volume de vendas (atualmente já deve estar na casa das dezenas de milhões por mês, só para o Brasil… 🙂 o negócio não me parece tão ruim assim.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X