Logo Hardware.com.br
@llen
@llen Zumbi Registrado
6.1K Mensagens 241 Curtidas

O Windows não pôde se conectar à impressora

#1 Por @llen 22/11/2022 - 20:36
Boa noite pessoal.
Tudo bem?

Estou com um problema em um cliente referente ao compartilhamento de uma impressora (que está no PC principal - Windows 10 - e sendo compartilhada no terminal - Windows 11). Até ontem estava tudo bem, compartilhamento básico via \\NOMEDOCOMPUTADOR > conectar, porém hoje ele entrou em contato informando que o terminal não estava funcionando a impressão. Ao verificar, observei que, ao tentar conectar novamente a impressora no terminal, apresentava o erro abaixo:

"O Windows não pôde se conectar à impressora. Verifique o nome da impressora e tente novamente. Caso se trate de uma impressora de rede, certifique-se de que ela está ligada, e que o endereço da impressora está correto."

Isso mesmo, sem código de erro. Por não ter código, pensei que fosse uma característica do Windows 11. Sendo assim, fiz o inverso: pus a impressora no terminal, compartilhei e tentei conectar à impressora via rede, porém o mesmo erro ocorre - e sem código também.

Já adiantando, esse erro não é o mesmo referente à atualização KB5005565, que precisa ser tratado via regedit. Esse erro já ocorreu já foi resolvido adicionando a chave RpcAuthnLevelPrivacyEnabled. O inimigo agora é outro.

Procurei esse erro específico mas apenas um deu uma dica (na parte de compartilhamento marcar a opção x64 em 'drivers adicionais') porém essa opção já estava marcada. Mesmo assim, reinstalei o driver do zero mas sem solução até agora.

Abraço!
@llen
@llen Zumbi Registrado
6.1K Mensagens 241 Curtidas
#3 Por @llen
23/11/2022 - 22:30
Olá.

Não havia verificado. Tive a oportunidade de acessar novamente o computador desse cliente e fiz a verificação: ambos computadores estão com o compartilhamento de arquivos e impressoras ativados.
Uma observação importante que o cliente pontuou é o fato de, recentemente, o terminal (windows 11) em que a impressora não está conectada fisicamente ter sido atualizado via Windows Update. Verifiquei a instalação das atualizações, consegui desinstala-las mas, infelizmente, o problema persistiu.
@llen
@llen Zumbi Registrado
6.1K Mensagens 241 Curtidas
#6 Por @llen
24/11/2022 - 16:37
PH disse:
Bom dia!

Então algo mudou após a atualização, seria interessante refazer tudo de novo ou mesmo tentar com outro perfil de usuário.

No processo inicial, de trocar a impressora de computador pra testar, já tinha sido refeito todo processo. Tô desconfiado dessas atualizações também, porém eu desinstalei todas, não sei o motivo do problema persistir.

TRONNER disse:
Qual marca e modelo da impressora ?!

É uma impressora térmica (de cupom) Epson TM-T20X.
@llen
@llen Zumbi Registrado
6.1K Mensagens 241 Curtidas
#8 Por @llen
24/11/2022 - 18:24
Teoricamente, se fosse problemas na interface USB, acredito que ela não funcionaria em nenhum computador. Certo?

Ela imprime normalmente quando conectada localmente via USB em ambos computadores. O erro apresenta apenas quando tento compartilhar (acessando o PC em que ela está conectada via \\hostname ou \\ip, botão direito > conectar).

Inclusive, esse tipo de compartilhamento independe da impressora estar conectada no momento do compartilhamento, bastando ela estar compartilhada na rede. Sendo assim, acredito não ter relação. Hoje verifiquei se estão no mesmo tipo de conexão (particular ou pública) e ambos estão em pública.
knalm550
knalm550 Cyber Highlander Registrado
13.6K Mensagens 2.6K Curtidas
#9 Por knalm550
24/11/2022 - 19:01
Além da questão dos compartilhamentos citados acima, verificou o firewall?

Faz um certo tempo que não estou trabalhando direto na área de TI, mas impressoras com portas USB que era utilizada em local de acesso compartilhado e tinha função primordial na empresa que atuava, colocava print server, sempre tinha dor de cabeça com situações assim.
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#11 Por TRONNER
25/11/2022 - 09:01
@llen disse:
Tenho certeza que o firewall tá desativado, pois o cliente utiliza um sistema ERP que, pra que seja possível as comandas eletrônicas se conectarem ao servidor, necessita-se que o firewall esteja desativado.

Belo ERP heim ... mostrando_lingua.png
Como "daqui" a gente não consegue prever muito e os que colaboram não tiveram o mesmo tipo de problema vem uma sugestão, se puder colocar outra impressora não necessariamente uma fiscal poderíamos verificar se está ainda relacionado à impressora ou avançamos realmente pra outras configurações.
@llen
@llen Zumbi Registrado
6.1K Mensagens 241 Curtidas
#12 Por @llen
25/11/2022 - 09:13
TRONNER disse:
Belo ERP heim ... mostrando_lingua.png
Como "daqui" a gente não consegue prever muito e os que colaboram não tiveram o mesmo tipo de problema vem uma sugestão, se puder colocar outra impressora não necessariamente uma fiscal poderíamos verificar se está ainda relacionado à impressora ou avançamos realmente pra outras configurações.

Uma pena, né?
Você dando essa ideia de pôr outra impressora me veio um complemento de tentar, com essa outra impressora, deixar na rede via cabo de rede e instala-la nos dois PCs. Vou ver o que consigo fazer.

Obrigado.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal