Logo Hardware.com.br
lightium
lightium Novo Membro Registrado
14 Mensagens 3 Curtidas

Bons amplificadores de áudio para você montar e usar no PC.

#1 Por lightium 17/06/2009 - 15:54
Olá amigos...

Costumo ler vários tópicos deste fórum e outros semelhantes, que são dedicados quase que unicamente a informática em geral, também freqüento a seção de eletrônica e sempre vejo diversos participantes com dúvidas de qual amplificador utilizar em seu computador, muitas vezes vejo pessoas tomando decisões erradas e escolhendo um equipamento ruim e ainda pagando caro por isso.

Áudio é uma de minhas paixões, tanto quanto informática, recentemente decidi montar um sistema de som totalmente caseiro, por isso comecei a participar de diversas comunidades de áudio nacionais e algumas do exterior.

Meu objetivo principal com este texto é orientar usuários iniciantes a optarem por bons amplificadores, sem precisar gastar muito, por isso tentarei ser o mais objetivo possível, caso você tenha alguma dúvida, poste aqui que responderei o mais rápido possível. Também quero esclarecer que falarei sobre amplificadores que você mesmo deverá construir, ou seja, será necessário ter um mínimo conhecimento em eletrônica e algumas ferramentas básicas, como soldador, sugador de solda e multímetro ou multiteste.

Vocês já ouviram falar da sigla DIY?

Diy significa “Do it yourself”, cuja tradução é “faça você mesmo”. Existe Diy de tudo, inclusive de áudio, onde as pessoas constroem seus amplificadores e caixas de som.

Gostaria de lhes sugerir boas opções de amplificadores que vocês mesmos poderão construir.

Quero salientar que minhas opiniões se baseiam em experiência pessoal e também por relatos de pessoas confiáveis e que realmente entendem do assunto.

Se você não tem o mínimo conhecimento a respeito deste assunto, sugiro ler algum texto, artigo ou tutorial na internet, assim será possível aprender um pouco de eletrônica básica e também sobre amplificadores.

Existem três tipos de amplificadores, os valvulados, transistorizados e os chipamps.

Circuitos transistorizados são bem mais complexos de serem desenvolvidos, porém é possível se obter uma potência elevada, que é bem útil em determinadas aplicações, como por exemplo, um Subwoofer.

Chipamps são amplificadores baseados em um ou mais chips, ou circuitos integrados, este chip por sua vez possui grande parte do circuito do amplificador dentro de um encapsulamento, inclusive sistemas de proteção e mute, desta forma é possível montar um amplificador com poucos componentes externos, tornando tudo muito mais prático e fácil. Geralmente estes chips não produzem grande potência, pois foram desenvolvidos para uso residencial e aplicações de alta fidelidade em geral.

Amplificadores Valvulados produzem uma qualidade de som inigualável, superior a qualquer outro tipo de sistema, por isso é um circuito muito utilizado em sistemas de alta fidelidade, porém infelizmente possui alto custo.

A explicação acima é um resumo sem nenhum nível de detalhamento, por isso caso você queira aprender mais sobre cada tipo de amplificador, leia mais a respeito através do link abaixo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplificador

Infelizmente possuo pouco conhecimento a respeito de amplificadores valvulados, por isso não poderei escrever sobre eles, na realidade pretendo apenas lhes fazer algumas sugestões de bons chipamps e alguns kits de amplificadores transistorizados.

A maioria dos circuitos de amplificador exige fonte de alimentação simétrica.

Breve explicação abaixo:

Muitos circuitos que empregam amplificadores operacionais exigem fontes de alimentação simétrica. Essas fontes devem fornecer tensões positivas e negativas iguais em torno de uma referência comum de 0 V ou terra. Neste artigo descrevemos uma fonte de 12 + 12 V que pode ser facilmente alterada para fornecer 6 + 6 V ou 15 + 15 V com a simples troca dos circuitos integrados.


Fonte e Leia mais em:

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/688

Basicamente uma fonte simétrica necessita da mesma tensão positiva e negativa, vamos supor que você tenha um amplificador que deve ser alimentado com +-36v, neste caso será necessário 36 positivos e 36 negativos e também um 0v, terra ou GND e no final você terá 72v.

Existe uma diferença no circuito da fonte, em uma fonte linear você tem apenas uma tensão positiva e um 0v, GND ou negativo, vamos supor em uma fonte 12v você terá 12v positivos e um negativo, este circuito por sua vez é bem simples, já o circuito de uma fonte simétrica é um pouco mais complexo, porém nada que possa ser considerado demasiadamente difícil.

Acredito que a melhor opção seja uma fonte simples analógica, composta de um transformador e um circuito que transforma a corrente alternada em corrente continua, abaixo temos um exemplo, sem nenhum tipo de circuito que estabiliza a tensão:

Imagem

Repare que no circuito de uma fonte simétrica são necessários dois capacitores eletrolíticos, um para a tensão positiva e outro para a negativa. O esquema que postei acima é extremamente simples, você poderá melhorá-lo de diversas formas, como por exemplo, colocar resistores em paralelo com os capacitores para descarregá-los, o que não é extremamente necessário, porém existem muitos circuitos que usam estes resistores.

Você também pode optar por uma fonte chaveada, porém o nível de dificuldade aumenta muito.

Você sabe o que é THD?

THD significa Total Harmonic Distortion, traduzindo Distorção Harmônica Total, esta unidade de medida expressa a quantidade de distorção que seu amplificador irá emitir.

Leia mais no link: http://www.inf.ufrgs.br/~juan/tutorial/My_tutorial/tutorial3/THD/THD.htm

Geralmente você pode considerar potência útil quando o nível de THD ficar abaixo de 1%, pelo menos.

Nos mini-systems e outros aparelhos de som a potência é medida em apenas 1khz e com 10% de THD, ou seja, potência totalmente inútil, pois neste caso você ouvirá apenas distorção e é claro que em nenhuma condição o amplificador estará reproduzindo apenas em 1khz, ele sempre terá de reproduzir uma faixa de freqüências muito maior, por isso fique muito atento sobre o que é potência realmente útil, não seja enganado por fabricantes mentirosos, que medem a potência com THD acima do nível aceitável.

Sabe o que é Datasheet?

Datasheet (significa folha de dados) é um termo técnico usado para identificar um documento relativo a um determinado produto.

Por exemplo: Se você estiver precisando saber mais sobre um determinado circuito integrado, procure o DATASHEET deste CI.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Datasheet

Já ouviu falar em Diagrama esquemático ou Esquema elétrico?

Edit. Modifiquei o link, agora com um artigo mais simples e objetivo. smile.png

Acesse o link: http://www.angelfire.com/on/eletron/curso7.html

Todos as sugestões de amplificadores podem ser encontradas em kits, ou seja, a placa de circuito impresso e todos os componentes, com opção de você já comprar montado, o que facilita muito a construção. Basta procurar no google que você encontrar muitos kits diferentes.

Enfim, vou falar sobre os amplificadores, começando pelos chipamps.

Chip LM3886 e o Gainclone.

Acredito que um dos mais famosos atualmente é o tão popular Gainclone, este amplificador funciona com o chip LM3886. Este ci é mono, ou seja, para um sistema estéreo de dois canais será necessário dois chips, um para cada canal, cada um deles pode produzir até 68W rms em impedância de 4ohms com alimentação de 28v positivos e 28v negativos, ou seja, 28v simétricos.

Em circuito estéreo você terá 136W rms em 4ohms, é uma ótima potência.

Esta potência é medida em uma larga faixa de freqüências e com baixo nível de THD, por isso trata-se de potência realmente útil, com ótima qualidade de som.

O ci LM3886 foi desenvolvidos para aplicações em que é necessário alta fidelidade na reprodução de áudio.

Você pode encontrar este ci para vender em vários lugares, inclusive no Mercadolivre.

Também é possível encontrar vários kits para montagem no mercado.

O circuito pode ser o mesmo do datasheet, basta você abrir o arquivo e terá acesso ao diagrama esquemático.

Já o circuito do Gainclone pode ser encontrado em muitos sites, basta fazer uma busca no Google.

É um ótimo amplificador e com certeza eu recomendo, basta pesquisar a respeito que você encontrará muitas informações sobre ele.

Link do Datasheet:

http://www.national.com/ds/LM/LM3886.pdf


TODA7294 ou TDA7293

Tanto o TDA7294 quanto o 7293 são ótimos chips, também dedicados a alta fidelidade na reprodução de áudio. Já li muitos relatos de pessoas que montaram amplificadores com algum deles e ninguém se arrependeu. O TDA7294 possibilita a construção de um amplificador um pouco mais potente do que o LM3886, porém cada um tem suas preferências, há quem diga que existe pouca diferença, resumindo, ambos são muito bons.

Este chip também é mono, por isso você precisará de dois para um sistema estéreo. Cada um produz 70W rms, com alimentação de 27v simétricos e impedância de 4ohms.

Assim como o Gainclone você também pode encontrar vários kits para montagem.

Link do datasheet:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/a/0scgel8exqr094jlw9qfjx9qjc3y.pdf


TDA2050

É um chip destinado a fabricação de um amplificador de baixa potência, com ótima qualidade de som e baixíssimo custo. Basta respeitar a tensão de alimentação, impedância e usar um ótimo dissipador de calor, que este chip lhe trará bons resultados.

É um bom chip e você pode encontrar kits de montagem por preços muito baixos, além de que uma fonte de alimentação para ele não custará caro.

Também são necessários dois chips para um amplificador estéreo.

Ele fornece cerca de 28W rms por canal, em impedância de 4ohms e alimentação de 22v simétricos.

Link do datasheet:

http://www.st.com/stonline/products/literature/ds/1461.pdf

Gostaria de salientar que você sempre deverá prestar atenção da impedância das caixas que pretende utilizar com seu amplificador e dimensioná-lo para tal, pois é necessário planejá-lo de acordo com esta informação.
Repare que nos exemplos acima eu citei a potência de todos os amplificadores em 4Ohms e com a tensão de alimentação recomendada. Basicamente você pode utilizar estes amplificadores com impedância maior, como por exemplo, 8Ohms, porém ele fornecerá apenas parte da potência total, neste caso também é necessário aumentar a tensão de alimentação, dentro de um nível aceitável, assim você consegue melhor potência com uma impedância maior, porém sempre respeitando as possibilidades de cada chip.

Outro ponto importante é o dimensionamento correto dos dissipadores, já que a maioria destes chips esquentam bastante, esta é uma das principais desvantagens de um chipamp, pois os Ci's muitas vezes possuem eficiência inferior a circuitos transistorizados, pois perdem muita energia que é convertida em calor. Fique tranqüilo, isto não impossibilita a construção de ótimos amplificadores baseados nestes chips, basta que você use bons dissipadores de calor e se necessário, ventilação forçada através do uso de ventiladores internos.

Basicamente qual a forma mais simples de se construir um amplificador?

Em primeiro lugar opte por um chipamp, pois sua construção não exige grande conhecimento e também não apresenta um enorme nível de dificuldade.

Se preferir, compre os kits prontos, isso facilita muito, muito mesmo. Basta procurar no Mercado livre e outros sites, que você encontrará muitos kits bons.

Alguns kits possuem fonte de alimentação inclusa, faltando apenas o Trafo. Caso você compre um kit sem fonte de alimentação, você poderá montá-la, ou comprar uma placa pronta, ou até montada.

Independentemente da sua escolha a parte mais cara da fonte é o Transformador, porém com sorte, talvez você possa encontrá-lo em sucatas por um ótimo preço. Se você já possui um transformador, porém incompatível com o amplificador, você poderá mandar recondicioná-lo, por um preço bem mais baixo do que um transformador novo.

Fora a fonte, serão necessários os dissipadores, o gabinete e alguns outros ítens, como fios, conectores, botões e etc. smile.png


Por enquanto só tenho estas três dicas, já que estou um pouco sem tempo no momento.

Também não sei se poderei postar os links dos kits para venda, pois na realidade só tenho sugestões de kits de amplificadores transistorizados, já que acredito que é muito complicado construir tudo, de qualquer forma, se algum participante tiver algum esquema de um bom amplificador transistorizado e quiser postar aqui, seria de grande ajuda.

Espero que este texto possa lhe ser útil.


Um grande abraço.
matheusryndack
matheusrynda... Tô em todas Registrado
2K Mensagens 41 Curtidas
#2 Por matheusrynda...
18/06/2009 - 17:51
Bravo!!
Ótimo tuto cara!!
Só não te dou mais uma reputação porque eu já te dei!

Boas as dicas...
Eu montei aqui há um tempo, um amplificador com 4 TDA2002. Stero usa a ligação em ponte.
Ficou muito bom, 12V e com um som muito bom.
Adoro ele.
Coisas DIY sempre cima melhor que compradas prontas...

Dica para quem quer montar: Vá em sebos, e procure revistas de eletrônica. Você ficará impressionado com a quantidade de revistas.
Procure, Saber Eletrônica dos anos 80, Eletronica Total, Be-a-Bá da Eletrônica....
São revistas muito boas... Tenho umas 200 Saber eletrônicas..
Esse amplificador que falei foi tirado de uma Saber com uns 30 anos... Bem mais velha que eu! =D.

Boa Sorte aos Montadores!

Matheus Ryndack
lightium
lightium Novo Membro Registrado
14 Mensagens 3 Curtidas
#3 Por lightium
18/06/2009 - 18:31
Olá amigo...

Em primeiro lugar muito obrigado pela resposta. smile.png

Eu já ouvi falar do TDA2002, vou pesquisar sobre ele e postar aqui. smile.png

Ficou muito bom, 12V e com um som muito bom.
Adoro ele.
Coisas DIY sempre cima melhor que compradas prontas...


Realmente amigo é possível se obter um ótimo resultado, desde que se construa um amplificador a partir de um projeto comprovadamente bom. big_green.png

Existem um monte de ci's no mercado que são ótimos, pois com eles é possível se construir excelentes amplificadores. Para quem quer ter um bom sistema de som residêncial, para ouvir musica, jogar e assistir filmes, eles são opções perfeitas. big_green.png

Além de tudo, é possível se encontrar grande parte dos ítens necessários em sucatas, como por exemplos, o transformador, dissipadores de calor e gabinetes.

Um grande abraço e obrigado pela sugestão. smile.png
OfflineUser
OfflineUser General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 228 Curtidas
#5 Por OfflineUser
19/06/2009 - 10:18
Uma pequena correção:

Abaixo link do circuito original, que é um de fonte estabilizada, eu só peguei o esquema e modifiquei para transformar em uma fonte simples.

http://www2.eletronica.org/forum-de-...nteneg7879.jpg


Colega me desculpe mas esta fonte funciona sim, mas não para amplificadores a não ser com o TDA2002/3 (citado no tópico), que tem baixa potência.

Para poder usar com estes com TDA/LM, pode ser melhorada mas nesta condição do esquema só fornecerá no máximo 1A de corrente,, o que para os CIs que mencionou precisam de mais do que isso. E dependerá ainda do trafo, afinal cada CI 78xx tem um limite de entrada de tensão. Por exemplo o 7815 pode receber no máximo +-22/23V na entrada sendo que com um trafo de 15/15V com a filtragem e retificação de onda completa terá mais que 30V.

No mais ta ok...

Muito bom o Seu tópico, Parabéns!

---------------------------
edit

Pelo que percebi você tem um sub-woofer RoadStar 12”, 250rms, modelo: RS 1250-Th, e ja faz pesquisas a um bom tempo.

---------------------------

Abraço
lightium
lightium Novo Membro Registrado
14 Mensagens 3 Curtidas
#7 Por lightium
19/06/2009 - 15:24
Olá amigos...

Muito obrigado pela respostas. boa.gif

matheusryndack

Pois é, as sucatas sempre nos ajudam, afinal, é possível encontrar muitas coisas boas por preços muito baixos, principalmente transformadores e dissipadores de calor, as vezes até bons gabinetes. big_green.png

[Daniel]

Obrigado pela correção. smile.png

Na realidade enquanto eu estava escrevendo este tópico tive de procurar um esquema de uma fonte simples simétrica, já que estava com pouco tempo, acabei fazendo uma pesquisa rápida no Google em busca de um circuito semelhante e logo de cara, me apareceram somente imagens de fontes estabilizadas, então peguei esta e modifiquei e postei o link apenas como referência de onde encontrei o desenho original e acabei nem analisando o circuito, apenas postei como exemplo. No final das contas realmente esta fonte não serve para amplificadores, pois não possibilita a potência necessária para tal. smile.png

Eu vou retirar o link, depois procuro um link de um bom circuito, ou circuitos de fontes estabilizadas e posto, apesar de que acredito não ser de grande necessidade uma fonte destas para amplificadores, já que estamos visando o baixo custo, apesar de que com uma fonte assim é possível se obter um melhor resultado, só não sei se realmente trata-se de algo significativo a ponto de valor a pena.

Já com relação ao auto falante Roadstar, eu tive um, há muito tempo e nunca encontrei nenhuma informação dele, quanto menos os parâmetros TS, então decidi vendê-lo, apesar de que ele não serviria mesmo para o que eu quero.

Hoje em dia pretendo sim, montar um Subwoofer, mais tenho outras escolhas de drivers, algumas delas, qualquer subwoofer NAR, um Panther da Keybass ou minha opção primária, um Pioneer TSW-308, pois moro próximo do Paraguai e poderei comprá-lo por um ótimo preço.

ffugita

Olá amigo...

Muito obrigado pelas sugestões.

Depois mais tarde pegarei um tempo para escrever sobre mais algumas sugestões.

Um grande abraço pessoal.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal