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-Uchiha-
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Death Stranding e a genialidade de Kojima

#1 Por -Uchiha- 29/05/2019 - 20:41
Anexo do post




Hoje foi anunciado a data de lançamento de Death Stranding para 8/11/2019 com um novo trailer mostrando conceitos, histórias e gameplays. Kojima saiu da Konami em 2015 após o lançamento de Metal Gear Solid V que muitos gostaram, mas existe um consenso de que o quinto jogo da série Solid ficou aquém do esperado dando a entender que teve o desenvolvimento apressado, principalmente com todos os rumores e cortes de acesso à internet na Kojima Productions e etc.

Em 2016 Kojima reformulou a Kojima Productions agora como um estúdio independente e anunciou a nova IP Death Stranding. A época, um jogo misterioso com a 'cara do Kojima' e que sabíamos que contaria com Norman Reedus. 3 anos depois, Death Stranding ganha data de lançamento e demonstra um gameplay variado, gráficos impressionantes, mas na minha opinião, o mais assustador de toda essa agilidade na entrega do projeto, é a criação conceitual e do mundo de Death Stranding.

Diferente de Witcher 3 que bebe dos livros criados por Andrzej Sapkowski, ou Breath of the Wild que já se aproveita do lore criado e estabelecido ao longo de quase 30 anos, ou outros jogos como Days Gone e Last of Us que tem inspirações em diversos filmes de zumbi/drama, Death Stranding possui um conceito completamente novo, com um mundo completamente novo, trazendo um mundo, enredo, inimigos, trama algo relativamente inédito tanto no mundo dos jogos, quanto no universo cinematográfico. Bebes que são utilizados para se conectar com o mundo dos mortos, personagens que transitam entre as duas realidades, o universo distópico pós apocalíptico mas com um conceito completamente novo, um personagem e muito mais.

É possível encontrar pequenas inspirações aqui e ali, mas hoje, eu não consigo encontrar nada que seja similar conceitualmente à Death Stranding.

Quando falam que Kojima é um 'monstro criativo' realmente eles tem razão. E se hoje eu fosse um executivo da Konami, eu estaria me contorcendo de raiva.

Anexos

TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#2 Por TerraSkilll
30/05/2019 - 09:42
Death Stranding é o que acontece quando se dá recursos e liberdade criativa de verdade a um produtor capaz. Kojima ganhou o direito a essa confiança toda ao longo de muito tempo. Poucos criadores hoje em dia tem tamanha liberdade.

Algo a se notar sobre Kojima é que ele é um grande consumidor de diversos tipos de entretenimento. Acompanho-o no Twitter, e é notável a diversidade de coisas que ele consome: livros, filmes, música, etc., em diversos gêneros. Ele não fica limitado somente a jogos (que são uma minoria do que ele consome, ao que parece). Isso é muito importante para o lado criativo, e o resultado é a variedade de ideias no que ele produz.

Obviamente, enquanto o jogo não lançar, tudo é especulação. Mas o que se viu até agora é bastante promissor.

Sobre a Konami, eu acho que eles não se importam mais. É estranho vê-la perdendo relevância com o passar do tempo. Se você olha o a produção de games deles, só tem basicamente o Pro Evolution Soccer e o Yu-Gi-Oh. O resto da produção deles são máquinas pachinko, casinos e similares. Triste saber que franquias como Metal Gear, Silent Hill e Castlevania estão nas mãos deles.

Abraço.
Kleber Marchetti
Kleber March... Veterano Registrado
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#4 Por Kleber March...
30/05/2019 - 13:12
Não concordo e nem discordo. Simplesmente não há informações suficientes para tomar alguma conclusão quanto ao enredo desse jogo. Usando os mesmos argumentos que você disse para favorecer, podemos construir uma crítica negativa: um bando de coisa aleatória que não faz sentido nenhum (e isso é muito fácil de se fazer). Não duvido da "genialidade" do Kojima, mas meu pé tá láááá atrás ainda com esse jogo.

Pelo mais recente trailer, eu consigo defender a jogabilidade e os gráficos. Já a história ainda é um grande ponto de interrogação. Outra coisa também: lembro de ter visto promessas (talvez vindas do próprio Kojima) que estava planejando algo jamais visto, totalmente inovador etc... E, até agora (apesar de ainda ser cedo), não vi nada inovador.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
15.4K Mensagens 919 Curtidas
#5 Por -Uchiha-
30/05/2019 - 22:27
TerraSkilll disse:
Death Stranding é o que acontece quando se dá recursos e liberdade criativa de verdade a um produtor capaz. Kojima ganhou o direito a essa confiança toda ao longo de muito tempo. Poucos criadores hoje em dia tem tamanha liberdade.

Algo a se notar sobre Kojima é que ele é um grande consumidor de diversos tipos de entretenimento. Acompanho-o no Twitter, e é notável a diversidade de coisas que ele consome: livros, filmes, música, etc., em diversos gêneros. Ele não fica limitado somente a jogos (que são uma minoria do que ele consome, ao que parece). Isso é muito importante para o lado criativo, e o resultado é a variedade de ideias no que ele produz.

Obviamente, enquanto o jogo não lançar, tudo é especulação. Mas o que se viu até agora é bastante promissor.

Sobre a Konami, eu acho que eles não se importam mais. É estranho vê-la perdendo relevância com o passar do tempo. Se você olha o a produção de games deles, só tem basicamente o Pro Evolution Soccer e o Yu-Gi-Oh. O resto da produção deles são máquinas pachinko, casinos e similares. Triste saber que franquias como Metal Gear, Silent Hill e Castlevania estão nas mãos deles.

Abraço.


Sim, eu também o sigo e pela biografia dele, parece que ele é um cinéfilo e fã de cinematografia e etc... tem uns videos dele chamado "Hideotube" que ele fala e é nítido como ele se empolga. Também fico triste pela Konami por que na época do NES, SNES, PSX e PS2, ter um jogo com aquele logotipo em formato de 'cruz' era sinônimo de qualidade...

sephiroth0 disse:
Konami tem rumores de ser controlada pela Yakuza, se procurarem no Google. Me surpreendi esses tempos quando falaram. Eles tiveram nos 2 últimos anos lucros recordes sem praticamente fazer nada.

Quanto ao Death Stranding, parece ser algo ultra WTF e diferente mesmo.


Não dúvido disso... dizem que os lucros deles vem do Pachinko e se for considerar que Pachinko é caça-niquel e que esse é um mercado extremamente rentável e viciante, não duvido que de certa forma tenha relação com a Yakuza... Mas é uma pena essa separação ter tirado Metal Gear das mãos do Kojima.

Kleber Marchetti disse:
Não concordo e nem discordo. Simplesmente não há informações suficientes para tomar alguma conclusão quanto ao enredo desse jogo. Usando os mesmos argumentos que você disse para favorecer, podemos construir uma crítica negativa: um bando de coisa aleatória que não faz sentido nenhum (e isso é muito fácil de se fazer). Não duvido da "genialidade" do Kojima, mas meu pé tá láááá atrás ainda com esse jogo.

Pelo mais recente trailer, eu consigo defender a jogabilidade e os gráficos. Já a história ainda é um grande ponto de interrogação. Outra coisa também: lembro de ter visto promessas (talvez vindas do próprio Kojima) que estava planejando algo jamais visto, totalmente inovador etc... E, até agora (apesar de ainda ser cedo), não vi nada inovador.


Mas existe informações suficientes para saber o enredo do jogo, o que não possuímos informações suficientes são os 'por quês' de tudo.

Quem é o vilão? Contra quem Sam luta? Qual é a origem dos BTs (Beached Things)? Por que existe um universo paralelo, aparentemente no passado? O que é HADES? Qual a origem da chuva que envelhece os seres vivos? Por que os BTs matam seres vivos mas ao caminhar vegetação floresce em torno deles? O que são os BB (Bridge Babys) e por que eles são necessários para se conectar no "outer world"? O que exatamente é o outer world? Por que a humanidade se desconectou e se isolou? Por que a Bridge quer reconectar o mundo? Qual é a motivação origem dos Homo Demens? Por que eles tem 'poderes"? Por que alguns comem 'tardigrados'? qual a origem do óleo?

Em outros jogos isso raramente acontece salvo exceções como Shadow of Colossus/Last Guardian. Na maioria das vezes o mundo e o estado dele já é explicado nos trailers e você tem dúvidas apenas sobre o desenrolar dos acontecimentos. Em Death Stranding não, você sabe o que acontece com o mundo, mas não entende o por que, e também não sabe o desenrolar dos acontecimentos e nem as motivações.

E é justamente ai que mora a genialidade do Kojima. Entregar a sinopse te mostrar o conceito sem te falar exatamente do que se trata. Muita gente não gosta, prefere começar um jogo onde toda a história é apresentada e o mundo já é explicado antes mesmo de se jogar e você só assiste o desenrolar dos fatos, mas com Kojima as coisas são diferentes, ele pensa 'fora da caixa' Te mostra os trailers quase que de uma forma conceitual mostrando coisas mas sem explicar nada. E isso pode parecer fácil, mostrar coisas desconexas e montar um trailer mas é muito mais difícil do que montar um trailer explicando tudo.

Poucos jogos/séries/filmes que eu assisti, me fizeram sentir instigado ao tentar entender ou compreender o que está acontecendo. Foi o jogo Inside, o anime Evangelion e Shingeki no Kyojin, toda a saga Metal Gear Solid e agora, Death Stranding que definitivamente entrou para essa lista com o último trailer.
Kleber Marchetti
Kleber March... Veterano Registrado
322 Mensagens 291 Curtidas
#6 Por Kleber March...
31/05/2019 - 07:41
-Uchiha- disse:
Mas existe informações suficientes para saber o enredo do jogo, o que não possuímos informações suficientes são os 'por quês' de tudo.

Quem é o vilão? Contra quem Sam luta? Qual é a origem dos BTs (Beached Things)? Por que existe um universo paralelo, aparentemente no passado? O que é HADES? Qual a origem da chuva que envelhece os seres vivos? Por que os BTs matam seres vivos mas ao caminhar vegetação floresce em torno deles? O que são os BB (Bridge Babys) e por que eles são necessários para se conectar no "outer world"? O que exatamente é o outer world? Por que a humanidade se desconectou e se isolou? Por que a Bridge quer reconectar o mundo? Qual é a motivação origem dos Homo Demens? Por que eles tem 'poderes"? Por que alguns comem 'tardigrados'? qual a origem do óleo?

Em outros jogos isso raramente acontece salvo exceções como Shadow of Colossus/Last Guardian. Na maioria das vezes o mundo e o estado dele já é explicado nos trailers e você tem dúvidas apenas sobre o desenrolar dos acontecimentos. Em Death Stranding não, você sabe o que acontece com o mundo, mas não entende o por que, e também não sabe o desenrolar dos acontecimentos e nem as motivações.

E é justamente ai que mora a genialidade do Kojima. Entregar a sinopse te mostrar o conceito sem te falar exatamente do que se trata. Muita gente não gosta, prefere começar um jogo onde toda a história é apresentada e o mundo já é explicado antes mesmo de se jogar e você só assiste o desenrolar dos fatos, mas com Kojima as coisas são diferentes, ele pensa 'fora da caixa' Te mostra os trailers quase que de uma forma conceitual mostrando coisas mas sem explicar nada. E isso pode parecer fácil, mostrar coisas desconexas e montar um trailer mas é muito mais difícil do que montar um trailer explicando tudo.

Poucos jogos/séries/filmes que eu assisti, me fizeram sentir instigado ao tentar entender ou compreender o que está acontecendo. Foi o jogo Inside, o anime Evangelion e Shingeki no Kyojin, toda a saga Metal Gear Solid e agora, Death Stranding que definitivamente entrou para essa lista com o último trailer.



Mas veja que tudo isso que você citou não quer dizer NADA sem um porquê. É tudo coisa aleatória e sem sentido que qualquer um consegue fazer algo parecido. A saca genial dele foi apresentar esses fragmentos confusos antes de podermos entender as coisas melhor? Eu espero muito mais do que isso de um "gênio" como consideram o Kojima. Até porque isso é mais pessoal mesmo... Pois, com exceção desse último trailer onde parece mostrar um pouco do gameplay, a cada teaser que surgir eu passava a ter menos vontade de jogar esse jogo.

Espero realmente que seja bom, todo bom jogo é bem vindo. Mas, por enquanto, não me animo tanto quanto você e algumas outras pessoas.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
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#8 Por -Uchiha-
31/05/2019 - 15:00
Kleber Marchetti disse:
Mas veja que tudo isso que você citou não quer dizer NADA sem um porquê. É tudo coisa aleatória e sem sentido que qualquer um consegue fazer algo parecido. A saca genial dele foi apresentar esses fragmentos confusos antes de podermos entender as coisas melhor? Eu espero muito mais do que isso de um "gênio" como consideram o Kojima. Até porque isso é mais pessoal mesmo... Pois, com exceção desse último trailer onde parece mostrar um pouco do gameplay, a cada teaser que surgir eu passava a ter menos vontade de jogar esse jogo.

Espero realmente que seja bom, todo bom jogo é bem vindo. Mas, por enquanto, não me animo tanto quanto você e algumas outras pessoas.


É como eu falei, é uma questão pessoal. Tem pessoas que gostam das coisas mais mastigadas. Já saber do que se trata, o plano de fundo, o enredo... tudo explicado nos mínimos detalhes só acompanhando o desenrolar dos fatos.

Tem pessoas que preferem ter o conceito do jogo/filme em mãos e ir descobrindo as coisas no decorrer do filme/jogo e não antes.

Se Death Stranding vai ser um bom jogo, eu não faço a mínima ideia, só em Novembro saberemos, maseu discordo que qualquer um consegue fazer isso que ele faz, pois o que ele faz é a mesma coisa dos Rock psicodélicos como Pink Floyd. Ele cria todo um teatro em torno do jogo e considerando todo o sucesso que ele tem fazendo isso e o Hype que ele cria, seria normal vermos mais pessoas da industria copiando essa metodologia mas não é o que acontece...

Mesmo entre ou loucos, excêntricos ou pessoas com algum distúrbio psíquico, é possível encontrar genialidade. Messi que o diga, que transformou o autismo dele em uma arma para fazer coisas impossíveis no futebol.

O conceito é genial, se o jogo será bom é outra história.

sephiroth0 disse:
Eu acho que nunca joguei nada do Kojima, que eu saiba. Mas me interesso por temas "fora da caixa".
Fora dos games, acho genial David Lynch, por exemplo, que se encaixa nisto. Twin Peaks e Mulholland Drive são exemplos de obras dele muito boas.

Nos games, outra empresa WTF é a russa Ice Pick que recentemente lançou o Pathologic 2 até.


Pelo seu perfil, você vai gostar das tranqueiras do Kojima, por que ele tenta o tempo inteiro te surpreender nos jogos dele e quando tudo parece caminhar para um lado, tem uma reviravolta enorme... e como vc gosta de jrpg, todos os jogos dele são repletos de diálogos e mais diálogos e alguns tão demorados que é quase um episódio de uma série.

Se você pegar hoje Metal Gear Solid do Play 1 para jogar eu te dou absoluta certeza que apesar dos gráficos datados, o jogo vai parecer 'atual' e interessante, tanto pela narrativa como pelas mecânicas.
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#9 Por TerraSkilll
31/05/2019 - 16:49
O que eu estou gostando em Death Strading até agora é a ambientação e o enredo, embora eu não me importe tanto se for tudo explicadinho ou não. Suponho que não vai ser, e haverão toneladas daqueles vídeos e artigos tentando explicá-lo. big_green.png

Mas também estou com o pé atrás no gameplay, que é a maior incógnita até agora. Estou desconfiado que vai ser o ponto mais divisivo do jogo, com uns adorando enquanto outros não. Algo como o que aconteceu com Red Dead 2, mas pior. E está com jeito de que não vai ser um jogo curto, possivelmente com longos trechos de caminhada e "nada acontecendo", o que pode não cair bem com todo mundo.

Quanto ao Kojima, não sei dizer se é gênio ou não (e nem me importo muito). Mas acho interessante o processo criativo dele e a quantidade de mídia que ele consome, e como isso acaba refletindo no trabalho dele. É interessante de acompanhar.

Abraços.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
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#13 Por -Uchiha-
09/06/2019 - 20:49
TerraSkilll disse:
O que eu estou gostando em Death Strading até agora é a ambientação e o enredo, embora eu não me importe tanto se for tudo explicadinho ou não. Suponho que não vai ser, e haverão toneladas daqueles vídeos e artigos tentando explicá-lo. big_green.png

Mas também estou com o pé atrás no gameplay, que é a maior incógnita até agora. Estou desconfiado que vai ser o ponto mais divisivo do jogo, com uns adorando enquanto outros não. Algo como o que aconteceu com Red Dead 2, mas pior. E está com jeito de que não vai ser um jogo curto, possivelmente com longos trechos de caminhada e "nada acontecendo", o que pode não cair bem com todo mundo.

Quanto ao Kojima, não sei dizer se é gênio ou não (e nem me importo muito). Mas acho interessante o processo criativo dele e a quantidade de mídia que ele consome, e como isso acaba refletindo no trabalho dele. É interessante de acompanhar.

Abraços.


É justamente o gameplay que me deixa com o pé atrás também... parece promissor mas acho que vai ser criticado assim como RDR2... pelo que andei vendo no Twitter e no Instagram do Kojima, aparentemente vai ter mecânicas realistas/survival onde o personagem pode dormir, urinar, acampar... provavelmente terá um sistema similar ao Stamina/Health/Vision de RDR2 (E que foi um dos motivos para ele não ganhar o GOTY, apesar de eu achar excelente).

fred-gm disse:
Do Kojima só joguei o Metal Gear Solid do PS1, jogo realmente impecável, ótimo até hoje como disse o -Uchiha-. O Cidadão sabe fazer jogos, mas o que eu queria ver dele mesmo era o Silent Hill (o tal do PT), mas que nunca mais veremos.


P.T foi tão a frente do seu tempo que Resident Evil VII é basicamente P.T. inclusive algumas cenas são bem similares só que P.T puxava mais para o sobrenatural/monstruoso enquanto REVII se mantém na temática zumbi.

sephiroth0 disse:
Não foi o PT que virou o Death Stranding? Era um protótipo conceitual dele nao?


Não, P.T. era o novo Silent Hill que a Konami fez o favor de cancelar... a demo se tornou um fenômeno cult...

Kleber Marchetti disse:
PT era para se tornar um novo Silent Hill do Kojima com a Konami. Bulhulhunfas aconteceram, Kojima saiu ou foi expulso da Konami e esse projeto morreu.

Há quem diga que Death Stranding está parecendo uma mistura de Metal Gear com Silent Hill (PT). E olha... Eu não discordo não.


Tem uma teoria no Reddit que diz que P.T se passa antes de acontecer o primeiro Death Stranding (Explosão)... acho que existem conceitos de P.T em Death Stranding (Até pelo envolvimento do Del Toro), principalmente na questão do mundo real/limbo/inferno(HADES).
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