Logo Hardware.com.br
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
15.4K Mensagens 919 Curtidas

Red Dead Redemption II - O Melhor jogo de todos os tempos

#1 Por -Uchiha- 27/10/2018 - 23:01
Imagem

Anexo do post

Após algumas horas jogando, e não chegando nem à 10% ainda da campanha principal, eu já posso falar tranquilamente que é o melhor jogo de todos os tempos. Pode parecer prepotência falar isso com menos de 10h de gameplay, mas os motivos são inúmeros. O jogo é completamente diferente de tudo o que eu já joguei (Lembre-se que eu não joguei o primeiro jogo da série). Ele tem uma pegada muito similar ao The Last of Us, no quesito realismo (Não estou me referindo aos gráficos e sim as mecânicas) e também com Breath of the Wild. RDR2 consegue trazer TODAS as mecânicas que eu mais senti falta em The Witcher 3 e acredite, nesse pouco tempo de gameplay, eu me senti mais um Witcher (Como retratado as histórias no livro de Sapkowski) do que no próprio jogo da CDPR. Mas calma. Tudo ou quase tudo nessa vida se copia, e RDR sofreu uma brutal influência the TW3, o que mostra como TW3 foi um jogo a frente do seu tempo. A diferença é que a Rockstar se inspirou e levou a um outro patamar. Espero que agora, o contrário aconteça e que a CDPR se inspire no RDR2 e leve um possível próximo Witcher a um novo patamar.

Curiosamente, jogando RDR2 eu consegui entender muito sobre Death Stranding também. Pelo menos do que foi mostrado nos trailers, é possível teorizar possíveis futuras semelhanças e inspirações.

Mas vamos ao jogo.

Red Dead Redemption traz uma mecânica a muito tempo desejada por mim desde a primeira vez que joguei Metal Gear Solid 3, Barra de Stamina, Saúde e mecânicas de sobrevivência, e "life simulator" que até hoje eu só encontrei parcialmente em The Witcher 3, GTA, Evil Within, Breath of the Wild e Last of Us. O diferencial é que RDR2 consegue reunir praticamente todas as mecânicas existentes nos jogos citados, muitas delas melhoradas além de incorporar novas mecânicas. Posso citar algumas delas:
  • MEIO DE TRANSPORTE

Em GTA possuímos carros e motos, mas em nenhum deles você precisa ter necessariamente cuidados como colocar gasolina.
Em The Witcher 3 temos o icônico carpeado, mas não há necessidade de cuidar dele e mesmo que você viaje pelo mar, ao apertar de um botão ele aparece ao seu lado.
Em Last of Us, existe partes onde você anda a cavalo, mas é basicamente script.
Em Evil Within não tem cavalos, somente demônios =P
Em Breath of the Wild a coisa muda um pouco de figura. Você precisa domar um cavalo selvagem, dar um nome a ele e se você o deixar no ponto X, ele ficará lá. Você terá que voltar até as proximidades daquele ponto para reaver o seu cavalo.
Em Red Dead Redemption, você precisa alimentar o seu cavalo, se você o deixar no ponto X, ele ficará lá assim como em Breath of the Wild, ele se suja com o tempo, ele carrega seu inventário e se ele morrer, você terá que conseguir outro. Você pode escova-lo, fazer carinho, amarra-lo a um tronco ou pedra para que ele não fique solto e etc.
  • COMIDA E BEBIDA

Em GTA, foi se o tempo em que Carl Johnson engordava, emagrecia e ficava musculoso... em GTA IV e V, todos os personagens são padrão. Pode comer e beber mas não afetam o visual.
Em The Witcher 3 você come para regenerar sua vida, não existe animação, você tá no meio da luta e simplesmente come uns bolinho. Funciona da mesma forma que uma poção.
Em Last of Us você encontra mantimentos mas tudo em forma de script. Já que o que recupera sua vida são curativos.
Em Evil Within você não come, você é a comida =P
Em Breath of the Wild a coisa novamente muda. Você coleta ingredientes, prepara sua própria comida que dependendo do ingrediente tem certos efeitos além de recuperar sua vida.
Em RDR2 você coleta seus ingredientes, você caça assim como em BotW, você retira o couro da sua caça para venda (isso é feito com uma animação impressionante e realista) você entrega a carcaça para o açougueiro no seu acampamento e então você come. É possível comer e beber em restaurantes também.

Deu para perceber a quantidade de mecânicas incorporadas? Pois é, mas é somente o início. Existe muitas outras mecânicas realistas incorporada no jogo. Até mesmo a arma, você precisa engatilha-la para depois atirar. Ah, e não esqueça de limpa-las e fazer manutenção delas!

Qualquer NPC é interativo, você pode elogiar, intimidar ou roubar QUALQUER NPC no jogo, no entanto isso terá consequências reais. Cito um exemplo:

Pouco tempo após chegar em uma pequena cidade chamada Valentine, me envolvi em uma briga no bar. Rolei na lama com o que seria o cara "mais durão" da cidade e praticamente TODA a cidade lembra do acontecimento, comenta e algumas pessoas gostaram e me elogiam, enquanto outras me criticam. TUDO é muito orgânico.

Ah, e graficamente é o jogo com o Post processamento mais impressionante que eu já vi, mesmo em um PS4 Pro. As texturas são pouco inferiores ao the Witcher 3 no Ultra, mas o post processamento aliado as animações (Até a aba do chapéu balança enquanto você cavalga) são impares.

A Sensação de "estar vivo" e fazer parte de um mundo mesmo ele sendo virtual, é enorme em RDR2 e algo nunca experimentado com tamanha fidelidade por mim.

E agora um relato da minha primeira experiência Witcher em RDR2 como Bounty Hunter.

Ainda em Valentine, fui até a delegacia onde o Xerife me informou que havia um curandeiro que matou várias pessoas com suas "ervas". Peguei o contrato e fui a caça do nosso amigo. Durante a caçada, não consegui apanha-lo enquanto o mesmo nadava no rio. Tentei laça-lo mas calculei errado e ele acabou escapando. Me joguei no rio nadando atrás dele com uma forte correnteza (Quase me afoguei devido a barra de stamina baixa) e continuei a perseguição. O Velho corria e eu já esgotado (sem stamina) corria atrás esbaforido e pensando por que raios eu errei aquela laçada. Continuei a perseguição noite a dentro pela floresta enquanto o maldito corria como se tivesse na flor da idade. Continuei correndo, até que ele começou a reduzir o ritmo e eu consegui gerenciar minha stamina até me aproximar o suficiente dele. Quando finalmente me aproximei, lacei o desgraçado ao melhor estilo cowboy e pensei finalmente! minha recompensa! seu maldito! saqueei ele enquanto ele reclamava e jurava inocência e o amordacei. Olhei ao meu redor com o céu estrelado e a lua no horizonte, olhei para o relógio de bolso que comprei na cidade pouco tempo antes de falar com o Xerife e vi que eram 1am. Eu fiquei 9h (ingame) correndo atrás do bastardo e estava no meio do nada, sem meu cavalo por perto e com um criminoso amordaçado para levar à cidade.

Peguei o meu último pote de feijão cozido que estava no bolso, tomei uma cerveja que estava na minha bolsa, assobiei pelo meu cavalo que ecoou pelas montanhas e não obtive retorno. Coloquei o maldito no ombro e fui CAMINHANDO mata a dentro em direção a ultima localização do meu cavalo. Após uma extensiva caminhada, e o clarear do dia, acabei avistando uma cabana distante no horizonte e pensei em acampar por lá para recuperar minha stamina. Chegando lá, a porta estava trancada, joguei o criminoso no galinheiro e entrei na casa e lá vi uma triste cena. Um garoto morto a muito tempo e completamente roxo próximo da cama, e uma menina também morta deitada sobre a cama. Vasculhei a casa em busca de suprimentos e itens e encontrei uma carta, era um recado que a mãe dos dois havia deixado informando que iria atrás do homem que roubou o dinheiro deles e que voltaria logo. Ela trancou a casa por precaução mas havia comida para os dois por 4 dias mas que antes disso ela voltaria. Desisti de acampar na casa por motivos óbvios, botei o criminoso no ombro e segui pelo caminho, subi rio acima, passei por elevações até que um homem em um cavalo passa por mim e pergunta o que é aquilo, eu digo para ele se acalmar e ele sai andando olhando para trás (tudo isso são mecânicas de interação reais ingame) e xingando falando para eu não me aproximar. Finalmente chego próximo de onde havia deixado meu cavalo e assobio. Ver aquele bicho galopando em minha direção montanha acima foi a sensação mais feliz daquela caçada. Saber que finalmente eu teria descanso. Coloquei o criminoso na garupa do cavalo montei no cavalo, guardei minhas armas no suporte da cela do cavalo, e segui viagem. O criminoso que aparentemente estava desmaiado, recobrou a consciência e começou a falar e tentar me convencer a solta-lo. Depois de toda a caminhada que você me fez passar? Nem se você me pagasse o dobro eu pensei. Após finalmente chegar na cidade, eu estava imundo da jornada a pé (O seu personagem fica sujo com o tempo, tanto o corpo quanto as roupas), entrei na delegacia, O Xerife me mandou coloca-lo na cela, e me deu a generosa recompensa de U$50. (Na época a cotação do Dolar era altíssima). Com a grana da recompensa, decidi ir a um Hotel tomar um bom banho ajudado por uma funcionária do Hotel ao melhor estilo Bathtub Geralt com direito a beijinho no rosto no final, fui no Bar, comprei umas cervejas e depois aluguei um quarto para ter o merecido descanso.

É meus amigos... É GOTY.

Anexos

Mystic Hawk
Mystic Hawk Geek Registrado
1.6K Mensagens 330 Curtidas
#6 Por Mystic Hawk
30/10/2018 - 23:10
err_what.png
Só não gostei da parte que tem que alimentar o cavalo e que ele pode morrer kkk

Acredito que nos próximos anos, devemos esperar jogos desse nível em diante.

Acho que já devem ter visto, mas aquele CyberPunk também tem uma mecânica interessantíssima com NPCs - Vi vídeos dizendo que a intenção, é que cada um seguiria uma determinada rotina, não como em The Witcher III ou GTA V, mas seria algo muito mais complexo; Incluindo trabalho, transporte, alimentação, compras, mudanças de comportamento (devem ser alterações no humor). Deve ser algo semelhante a esse Red Dead Redemption II ou até superior, quem sabe.

É, meus caros, se forem analisar bem, é possível que cheguemos a utilizar um headset para interagir com NPC's em videogames, e estou me referindo à conversas relativamente complexas, pois se pensarem bem, já se faz isso com assistentes pessoais do smartphone ou do PC.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
15.4K Mensagens 919 Curtidas
#7 Por -Uchiha-
31/10/2018 - 16:40
OP disse:
Me animei! o primeiro já era um dos meus games preferidos e pelo visto o segundo vai ser muito melhor!

Agradeço bastante pelo seu "review".


Vai na fé que é garantido! Eu não joguei o primeiro, então não posso fazer comparações, só que esse jogo, não é um "GTA no velho oeste", ele em termos de 'velocidade de gameplay' se assemelha mais ao L.A. Noire do que GTA. Aquela pega que tem ação, mas é mais lento.

fred-gm disse:
Bem impressionante seu relato, acho difícil não ser GOTY mesmo. Mas melhor de todos os tempos eu já acho complicado. big_green.png Mas como não joguei...


Eu afirmo que é o melhor, no sentido de te dar ferramentas para você fazer o que bem entender e não somente seguir um corredor linear the sidequests.

Por exemplo, muitos jogos e RPGs são mundo aberto, mas apesar de serem assim, eles tem um script, uma rotina pré estabelecida de forma que no mundo em que você está jogando, você não consegue fazer nada a mais além de missões, você não consegue "viver" nesse mundo. E isso segue para a grande maioria dos open world e RPGs. Ainda citando o Witcher 3,ele é um mundo aberto, cheio de possibilidades sem dúvidas, mas não tem como por exemplo, você conversar com o Dandelion ou o Zoltan a qualquer momento e ele te responder coisas diferentes. Eles ficam lá, parados no mesmo lugar e sempre respondendo as mesmas coisas.

Em RDR2, isso não acontece e ai é que está o diferencial. Você pode acordar de manhã, ir cortar lenha, conversar com seus amigos no acampamento que sempre falam coisas variadas, depois ir tomar um café, jogar um dominó, poker, aquele jogo de facas que você coloca a mão na mesa e fica furando, ou simplesmente pegar um ensopado de carne, sentar na mesa e almoçar. Você pode carregar o feno para alimentar os cavalos, limpar e fazer manutenção das suas armas de fogo, pode sair para caçar algum animal, e trazer de volta para o acampamento e entrega-lo para o açougueiro fazer o almoço para o pessoal além de é claro fazer as missões. e interagir com o mundo e pessoas que habitam nele.

É bem diferente essas mecânicas, e talvez lendo eu escrever, não dê para entender o quão isso é fantástico se tratando de um jogo, mas jogando e você vendo as possibilidades, é coisa de outro mundo.

Por exemplo, recentemente saí para caçar uma mulher que era acusada de ser uma "viuva negra" e matar todos os maridos dela, chegando no local, encontrei ela e um homem que ela estava seduzindo. Nesse momento, apertando o L2 aparece a opção de interação com ela e/ou ele que se limita a confrontar, e nesse momento ela começa a falar, até ai tudo normal como em qualquer RPG ou outro jogo, só que a partir daí, não tem mais menus e existem diversas possibilidades e que depende da sua habilidade e raciocínio rápido e que é completamente baseado na experimentação.

1) Você atira no homem e a mulher se rende, você a amordaça e leva ela para o xerife
2) Você atira na mulher e o cara sai correndo e você a mata fracassando a quest
3) Você não faz nada (Não interage com eles) e ela simplesmente se volta contra o homem e o esfaqueia no pescoço e parte pra cima de você
4) Você laça a mulher e o homem começa a atirar em você enquanto a mulher grita
5) Você laça o homem e a mulher se rende.

Como se não bastasse isso, você ainda pode:

6) Amordaçar o homem e deixa-lo para morrer
7) Amordaçar o homem e joga-lo no rio
8) Libertar o homem e levar somente a mulher para o xerife
9) Matar o homem e levar a mulher para o xerife
10) Libertar o homem e a mulher e fracassar na side quest.
11) Deixar a mulher laçada, montar no cavalo e sair arrastando ela pelo chão até chegar ao xerife

E etc...

Deu para pegar a quantidade de possibilidades? e isso não é uma missão, é uma side quest de bounty hunter na primeira cidade do jogo...

Você pode iniciar uma briga, abordar, assaltar ou cumprimentar qualquer NPC no jogo que te responde variadamente ou suplicando ou agressivo... é muito orgânico.

Eu em todos os lugares que li e vi vídeo, ainda não vi ninguém falando dessas possibilidades de experimentação que o jogo te permite explorar e é isso que faz dele o melhor jogo de todos os tempos, pois pela primeira vez, você se sente realmente parte de um mundo.

Mystic Hawk disse:
err_what.png
Só não gostei da parte que tem que alimentar o cavalo e que ele pode morrer kkk

Acredito que nos próximos anos, devemos esperar jogos desse nível em diante.

Acho que já devem ter visto, mas aquele CyberPunk também tem uma mecânica interessantíssima com NPCs - Vi vídeos dizendo que a intenção, é que cada um seguiria uma determinada rotina, não como em The Witcher III ou GTA V, mas seria algo muito mais complexo; Incluindo trabalho, transporte, alimentação, compras, mudanças de comportamento (devem ser alterações no humor). Deve ser algo semelhante a esse Red Dead Redemption II ou até superior, quem sabe.

É, meus caros, se forem analisar bem, é possível que cheguemos a utilizar um headset para interagir com NPC's em videogames, e estou me referindo à conversas relativamente complexas, pois se pensarem bem, já se faz isso com assistentes pessoais do smartphone ou do PC.


Com certeza o mundo foi dividido em Antes e depois de RDR2. Cyberpunk 2077 parece que terá mecânicas similares a de RDR2 e a tendência vai ser que ele inspire mais jogos. Sobre conversar com NPCs, isso já foi experimentado com Binary Domain, um jogo de 2010 se não me engano onde você controla os seus companheiros usando um headset por comando de voz... Em Forza também, você controla a assistente mas por comando de voz.

Conversar, conversar mesmo acho que vai demorar por que requer muito poder de processamento de inteligencia artificial e redes neurais dentro do jogo...

Abaixo segue uns prints que tirei.

Anexo do post
Essa animação apareceu após eu retornar ao jogo, similar ao que acontece com o GTA V onde seu personagem pode estar fazendo outras atividades)


Anexo do post
A Mary me chamou para conversar quando eu estava passando. Ali existe a possibilidade aceitar a proposta dela ou não, aceitando, o Arthur começa a se desabafar com ela. Esse é um exemplo de interação que me refiro

Anexo do post
Aqui estou eu acampando. Após uma viagem e devido a baixa stamina e folego do meu personagem, decidi caçar um coelho e montar um acampamento na região, comi um coelho assado e depois fui dormir. Como podem ver, sou um hipster da montanha e to com uma barba enorme que cresce com o tempo assim como o seu cabelo e você escolhe se quer faze-la ou não e em qual parte você quer mexer nela. Ou seja, se você quiser fazer um cavanhaque, ou deixar só o bigode, ou raspar tudo, ou deixar só as costeletas... é você quem manda! Mas, o comprimento delas depende do seu estado atual, ou seja, você não pode simplesmente estar sem barba em um dia e escolher ter uma barba dessas ao apertar de um botão. Você precisa deixar ela crescer e ir moldando ao seu gosto.

OBS: Lembra da "meditação" do Geralt no Witcher 3? Então, deveria ser assim.

Anexos

-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
15.4K Mensagens 919 Curtidas
#9 Por -Uchiha-
03/11/2018 - 17:18
Sobre o Draw Distance que eu havia falado, acho que essas screens aqui conseguem transmitir um pouco.

Anexo do post

Anexo do post


E aqui, mais 2 screenshots para vocês verem, que apesar das texturas não serem "ultra sharp" bem nítida, parece que eles usaram alguma técnica tipo fotogametria que deixou tudo muito realista. E o efeito de neblina que acontece após a chuva e/ou no início da manhã.





Anexo do post

Anexo do post

Anexos

-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
15.4K Mensagens 919 Curtidas
#11 Por -Uchiha-
08/11/2018 - 13:41
HugoXnaider disse:
Sera que também ta lindo assim no ps4 normal??
Outra coisa, da pra jogar rdr2 de forma menos sanguinária? Hahaha


Acredito que a única diferença do Pro para o PS4 normal seja na resolução pelo que vi no comparativo da Digital Foundry. Você só deve notar diferença se sua TV for 4K..

HugoXnaider disse:
Outra coisa, da pra jogar rdr2 de forma menos sanguinária? Hahaha


A resposta é sim e não. RDR2 não é igual GTA, mas tem sistemas parecidos, afinal você é um fora da lei. Acho que eu não falei sobre isso antes, mas o jogo possui um sistema de honra, de forma que fazer boas ações e ser amigável te gera honra e o contrário faz você ser mal visto pela sociedade. Ainda estou longe, bem longe de zerar o jogo, mas pelo que vi, até agora, se você tiver um nível de honra alto, você consegue descontos em algumas lojas das cidades.

RDR2 também traz um sistema de "life simulator" similar ao GTA V, no entanto, muito melhorado. Você precisa comer, e para isso você pode ir ao mercado comprar mantimentos, ou caçar animais e cozinha-los por conta própria ou entregar ao açougueiro da gangue para ele fazer aquele ensopadão raiz. (Para quem é mais prático, basta tomar tônicos, que funcionam como se fosse poções de vida).

Você pode cuidar do seu cavalo (Fazer carinho, escovar), você participa de algumas tarefas no acampamento como cortar lenha, carregar feno, sacos de grãos e baldes d'agua. Você pode jogar poker com seus amigos e dominó assim como na cidade também. Você pode fumar aquele cigarrinho maroto, pode se embriagar em um saloom, arrumar confusão com alguém e acabar preso, você pode caçar animais, pescar, tomar banho... Só não pode contratar prostitutas ou ter relacionamentos (até onde joguei) pois o Arthur, seu personagem é apaixonado por uma mulher que o abandonou por conta da vida dele.

Nas missões, você pode ser cruel ou simplesmente ser "menos mal". Por exemplo, logo no início do jogo, você vai assaltar um Trem de carga (não é spoiler, é uma missão tutorial). Após o término dessa missão, você decide o que fazer com os reféns/testemunhas do roubo. Você pode mata-los, ou colocar o trem novamente para funcionar e os colocar novamente no vagão os levando para o destino. Isso futuramente, dependendo das suas ações, aparece nos jornais o desfecho da história. E esse tipo de escolhas morais se repetem consideravelmente.

Então de certo ponto, é possível jogar RDR2 de forma menos sanguinária, mas uma hora ou outra, vai rolar aquela trocação de tiros e consequentemente o sangue vai jorrar.

E o que deixa ele ainda mais sanguinário, é que o sistema de física/colisão, desmembramento e sangue está incrível já que foi implementado um sistema de hemorragia.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
15.4K Mensagens 919 Curtidas
#12 Por -Uchiha-
17/11/2018 - 01:20
Estou bastante impressionado graficamente com o Red Dead Redemption... tecnicamente, os efeitos de Pós processamento são excepcionais... ver um console rodando com esses gráficos é realmente impressionante. Os efeitos de iluminação, névoa, água e física é algo "Next Gen". Nessa geração eu já vi efeitos de física principalmente bastante impressionantes como em Uncharted 4, mas são efeitos em script... é diferente de implementar um sistema de física em um mundo aberto... Estou realmente muito impressionado.

Agora, de maneira geral, jogar RDR2 é como se você tivesse jogando um jogo Next Gen... está um passo a frente dessa geração, para quem viu a E3 desse ano, sabe os gráficos do Ghost of Tsushima e Last of Us 2 que pareciam bom demais pra ser verdade? então, é desse naipe. Realmente impressionante não só por conta dos gráficos, mas das mecânicas, Inteligência artificial e física muito avançada, principalmente para um Open World... Sabe o que é você esbarrar em alguém bêbado em um bar e ele começar a te insultar e você ter a liberdade de deixar pra lá ou cair no braço com o sujeito? é isso que é impressionante, por que não é script, não é side quest, não é missão, é a inteligência artificial do jogo controlando o comportamento dos NPCs o que te faz ter uma experiência impar...

Abaixo umas screenshots... estou realmente MUITO impressionado. Acho que nem Witcher 3 me impressionou tanto em termos "Next Gen" quanto RDR2... E assim, o jogo te dá uma abordagem muito interessante te permitindo ter experiências similares a de Metal Gear Solid V, por exemplo... o jogo te dá ferramentas para você ser agressivo, ou ter uma abordagem de infiltração... E sem exagero, o Poker e a pesca nesse jogo dariam um jogo solo facilmente de tão bem construído que é.

A verticalidade também é impressionante... você sente que está em um mapa gigantesco com grandes proporções de terra. Witcher 3 apesar do mapa ser enorme, você não sente isso. É similar ao Shadow of the Colossus e Metal Gear Solid V, você realmente sente que está em um mundo enorme...

Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post Anexo do post

Anexo do post Anexo do post

Anexos

-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
15.4K Mensagens 919 Curtidas
#14 Por -Uchiha-
22/11/2018 - 03:06
sephiroth0 disse:
Fazia tempo que não via um topico nesse nível aqui, tirando o de emulação. Parabéns @-Uchiha- . Esse certamente sera o jogo do ano.

Alem do RDR1, tem um para PS2 que fiquei sabendo esses tempos. Parece que a serie comecou que era para ser outro jogo, e tomou um caminho completamente diferente. Acho que eh Red Dead Revolver o primeiro.


Sim, o Red Dead Revolver seria a origem de Red Dead Redemption, inclusive o personagem é praticamente o John Marston só que com outro nome... Mas fora isso e o ambiente, não tem relação nenhuma com a história do RDR. Eu até joguei ele esses dias e pude ver como as mecânicas evoluíram drasticamente... Mas é interessante ver o aprimoramento das idéias rústicas na era PS2.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal