Após algumas horas jogando, e não chegando nem à 10% ainda da campanha principal, eu já posso falar tranquilamente que é o melhor jogo de todos os tempos. Pode parecer prepotência falar isso com menos de 10h de gameplay, mas os motivos são inúmeros. O jogo é completamente diferente de tudo o que eu já joguei (Lembre-se que eu não joguei o primeiro jogo da série). Ele tem uma pegada muito similar ao The Last of Us, no quesito realismo (Não estou me referindo aos gráficos e sim as mecânicas) e também com Breath of the Wild. RDR2 consegue trazer TODAS as mecânicas que eu mais senti falta em The Witcher 3 e acredite, nesse pouco tempo de gameplay, eu me senti mais um Witcher (Como retratado as histórias no livro de Sapkowski) do que no próprio jogo da CDPR. Mas calma. Tudo ou quase tudo nessa vida se copia, e RDR sofreu uma brutal influência the TW3, o que mostra como TW3 foi um jogo a frente do seu tempo. A diferença é que a Rockstar se inspirou e levou a um outro patamar. Espero que agora, o contrário aconteça e que a CDPR se inspire no RDR2 e leve um possível próximo Witcher a um novo patamar.
Curiosamente, jogando RDR2 eu consegui entender muito sobre Death Stranding também. Pelo menos do que foi mostrado nos trailers, é possível teorizar possíveis futuras semelhanças e inspirações.
Mas vamos ao jogo.
Red Dead Redemption traz uma mecânica a muito tempo desejada por mim desde a primeira vez que joguei Metal Gear Solid 3, Barra de Stamina, Saúde e mecânicas de sobrevivência, e "life simulator" que até hoje eu só encontrei parcialmente em The Witcher 3, GTA, Evil Within, Breath of the Wild e Last of Us. O diferencial é que RDR2 consegue reunir praticamente todas as mecânicas existentes nos jogos citados, muitas delas melhoradas além de incorporar novas mecânicas. Posso citar algumas delas:
- MEIO DE TRANSPORTE
Em GTA possuímos carros e motos, mas em nenhum deles você precisa ter necessariamente cuidados como colocar gasolina.
Em The Witcher 3 temos o icônico carpeado, mas não há necessidade de cuidar dele e mesmo que você viaje pelo mar, ao apertar de um botão ele aparece ao seu lado.
Em Last of Us, existe partes onde você anda a cavalo, mas é basicamente script.
Em Evil Within não tem cavalos, somente demônios =P
Em Breath of the Wild a coisa muda um pouco de figura. Você precisa domar um cavalo selvagem, dar um nome a ele e se você o deixar no ponto X, ele ficará lá. Você terá que voltar até as proximidades daquele ponto para reaver o seu cavalo.
Em Red Dead Redemption, você precisa alimentar o seu cavalo, se você o deixar no ponto X, ele ficará lá assim como em Breath of the Wild, ele se suja com o tempo, ele carrega seu inventário e se ele morrer, você terá que conseguir outro. Você pode escova-lo, fazer carinho, amarra-lo a um tronco ou pedra para que ele não fique solto e etc.
- COMIDA E BEBIDA
Em GTA, foi se o tempo em que Carl Johnson engordava, emagrecia e ficava musculoso... em GTA IV e V, todos os personagens são padrão. Pode comer e beber mas não afetam o visual.
Em The Witcher 3 você come para regenerar sua vida, não existe animação, você tá no meio da luta e simplesmente come uns bolinho. Funciona da mesma forma que uma poção.
Em Last of Us você encontra mantimentos mas tudo em forma de script. Já que o que recupera sua vida são curativos.
Em Evil Within você não come, você é a comida =P
Em Breath of the Wild a coisa novamente muda. Você coleta ingredientes, prepara sua própria comida que dependendo do ingrediente tem certos efeitos além de recuperar sua vida.
Em RDR2 você coleta seus ingredientes, você caça assim como em BotW, você retira o couro da sua caça para venda (isso é feito com uma animação impressionante e realista) você entrega a carcaça para o açougueiro no seu acampamento e então você come. É possível comer e beber em restaurantes também.
Deu para perceber a quantidade de mecânicas incorporadas? Pois é, mas é somente o início. Existe muitas outras mecânicas realistas incorporada no jogo. Até mesmo a arma, você precisa engatilha-la para depois atirar. Ah, e não esqueça de limpa-las e fazer manutenção delas!
Qualquer NPC é interativo, você pode elogiar, intimidar ou roubar QUALQUER NPC no jogo, no entanto isso terá consequências reais. Cito um exemplo:
Pouco tempo após chegar em uma pequena cidade chamada Valentine, me envolvi em uma briga no bar. Rolei na lama com o que seria o cara "mais durão" da cidade e praticamente TODA a cidade lembra do acontecimento, comenta e algumas pessoas gostaram e me elogiam, enquanto outras me criticam. TUDO é muito orgânico.
Ah, e graficamente é o jogo com o Post processamento mais impressionante que eu já vi, mesmo em um PS4 Pro. As texturas são pouco inferiores ao the Witcher 3 no Ultra, mas o post processamento aliado as animações (Até a aba do chapéu balança enquanto você cavalga) são impares.
A Sensação de "estar vivo" e fazer parte de um mundo mesmo ele sendo virtual, é enorme em RDR2 e algo nunca experimentado com tamanha fidelidade por mim.
E agora um relato da minha primeira experiência Witcher em RDR2 como Bounty Hunter.
Ainda em Valentine, fui até a delegacia onde o Xerife me informou que havia um curandeiro que matou várias pessoas com suas "ervas". Peguei o contrato e fui a caça do nosso amigo. Durante a caçada, não consegui apanha-lo enquanto o mesmo nadava no rio. Tentei laça-lo mas calculei errado e ele acabou escapando. Me joguei no rio nadando atrás dele com uma forte correnteza (Quase me afoguei devido a barra de stamina baixa) e continuei a perseguição. O Velho corria e eu já esgotado (sem stamina) corria atrás esbaforido e pensando por que raios eu errei aquela laçada. Continuei a perseguição noite a dentro pela floresta enquanto o maldito corria como se tivesse na flor da idade. Continuei correndo, até que ele começou a reduzir o ritmo e eu consegui gerenciar minha stamina até me aproximar o suficiente dele. Quando finalmente me aproximei, lacei o desgraçado ao melhor estilo cowboy e pensei finalmente! minha recompensa! seu maldito! saqueei ele enquanto ele reclamava e jurava inocência e o amordacei. Olhei ao meu redor com o céu estrelado e a lua no horizonte, olhei para o relógio de bolso que comprei na cidade pouco tempo antes de falar com o Xerife e vi que eram 1am. Eu fiquei 9h (ingame) correndo atrás do bastardo e estava no meio do nada, sem meu cavalo por perto e com um criminoso amordaçado para levar à cidade.
Peguei o meu último pote de feijão cozido que estava no bolso, tomei uma cerveja que estava na minha bolsa, assobiei pelo meu cavalo que ecoou pelas montanhas e não obtive retorno. Coloquei o maldito no ombro e fui CAMINHANDO mata a dentro em direção a ultima localização do meu cavalo. Após uma extensiva caminhada, e o clarear do dia, acabei avistando uma cabana distante no horizonte e pensei em acampar por lá para recuperar minha stamina. Chegando lá, a porta estava trancada, joguei o criminoso no galinheiro e entrei na casa e lá vi uma triste cena. Um garoto morto a muito tempo e completamente roxo próximo da cama, e uma menina também morta deitada sobre a cama. Vasculhei a casa em busca de suprimentos e itens e encontrei uma carta, era um recado que a mãe dos dois havia deixado informando que iria atrás do homem que roubou o dinheiro deles e que voltaria logo. Ela trancou a casa por precaução mas havia comida para os dois por 4 dias mas que antes disso ela voltaria. Desisti de acampar na casa por motivos óbvios, botei o criminoso no ombro e segui pelo caminho, subi rio acima, passei por elevações até que um homem em um cavalo passa por mim e pergunta o que é aquilo, eu digo para ele se acalmar e ele sai andando olhando para trás (tudo isso são mecânicas de interação reais ingame) e xingando falando para eu não me aproximar. Finalmente chego próximo de onde havia deixado meu cavalo e assobio. Ver aquele bicho galopando em minha direção montanha acima foi a sensação mais feliz daquela caçada. Saber que finalmente eu teria descanso. Coloquei o criminoso na garupa do cavalo montei no cavalo, guardei minhas armas no suporte da cela do cavalo, e segui viagem. O criminoso que aparentemente estava desmaiado, recobrou a consciência e começou a falar e tentar me convencer a solta-lo. Depois de toda a caminhada que você me fez passar? Nem se você me pagasse o dobro eu pensei. Após finalmente chegar na cidade, eu estava imundo da jornada a pé (O seu personagem fica sujo com o tempo, tanto o corpo quanto as roupas), entrei na delegacia, O Xerife me mandou coloca-lo na cela, e me deu a generosa recompensa de U$50. (Na época a cotação do Dolar era altíssima). Com a grana da recompensa, decidi ir a um Hotel tomar um bom banho ajudado por uma funcionária do Hotel ao melhor estilo Bathtub Geralt com direito a beijinho no rosto no final, fui no Bar, comprei umas cervejas e depois aluguei um quarto para ter o merecido descanso.
É meus amigos... É GOTY.