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twr70
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Curiosidade Mecânica - Como é feito o maior e mais potente motor a diesel do mundo

#1 Por twr70 13/03/2014 - 10:10
Vejam os números impressionantes desse motor do link abaixo, até a baixa rotação é surpreendente.

http://www.flatout.com.br/como-e-feito-o-maior-e-mais-potente-motor-diesel-mundo/

Nesse outro link, fala do consumo, 3,8 litros de diesel por segundo...

http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2012/03/o-maior-motor-do-mundo.html

[]'s
JAPICHIN
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#3 Por JAPICHIN
13/03/2014 - 10:34
essa das bielas articuladas achei interessante, e que diminue o desgaste lateral dos pistões,
mas não explica como é
alguém entendeu ou sabe como é

eu só conheço o modo tradicional,
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twr70
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#4 Por twr70
13/03/2014 - 11:00
japichin disse:
essa das bielas articuladas achei interessante, e que diminue o desgaste lateral dos pistões,
mas não explica como é
alguém entendeu ou sabe como é

eu só conheço o modo tradicional,


Bom, não sou Engenheiro Mecânico, mas se voce conhece o modo tradicional talvez possamos tirar algumas conclusões:

1. A biela convencional é rígida;

2. Está ligada por meio de mancais nas duas extremidades, uma no virabrequim e outra na outra no pistão.

Suponho de forma simplória que articulada esteja se referindo a um tipo de "dobradiça" que exista em algum ponto intermediário da biela (ela deixa de ser uma única peça), criando um ponto de escoamento do movimento lateral que a rotação do virabrequim causaria sobre o pistão, ou seja, restaria ao pistão apenas o movimento de sobe e desce reduzindo assim o desgaste... continuando, imagino que isso se torne necessário devido aos enormes diâmetro e curso dos pistões, por isso, não temos conhecimento desse tipo de recurso em motores menores.

Agradeceria se algum colega técnico/engenheiro Mecânico pudesse esclarecer esse ponto, se não fosse pedir demais com alguma referência ilustrada.

Edit:
Enquanto não surge um especialista, parece que a minha suposição anterior é muito simplista, quem desejar pode se aprofundar um pouco na página 1-13 do link abaixo;

http://pt.scribd.com/doc/50667612/29/Conjunto-de-biela-mestra-e-articulada

Nessa rápida pesquisa ainda percebi que o sistema de biela articulada é empregado em alguns motores aeronáuticos.

[]' s
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DCNunes
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#5 Por DCNunes
16/05/2014 - 11:51
japichin disse:
essa das bielas articuladas achei interessante, e que diminue o desgaste lateral dos pistões,
mas não explica como é
alguém entendeu ou sabe como é

eu só conheço o modo tradicional,

Aí, japichin, achei sem querer e lembrei deste tópico. descolado.png O pistão é conectado numa haste vertical, que por sua vez é conectada na biela. Com isso o atrito do pistão no cilindro é enormemente reduzido, impedindo que o pistão fique oval com o uso.

Obs: não vi o link do twr70 ainda. Se eu tiver colocado informação repetida, foi mal.
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