Logo Hardware.com.br
Meyer!
Meyer! Ubbergeek Registrado
3.9K Mensagens 535 Curtidas

Falta de vontade de estudar

#1 Por Meyer! 23/07/2013 - 18:07
Notei isso em TODAS as escolas que eu passei (as duas únicas, praticamente). Boa parte dos alunos das turmas sempre tiram/tiravam notas baixas, mas o pior de tudo, percebo que a maioria deles não é por serem "azarados" de possuírem problemas de aprendizado, mas sim por falta de vontade e/ou preguiça...

E então, na opinião de vocês, isso poderia ser um problema para o futuro?
JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
18.3K Mensagens 5.2K Curtidas
#3 Por JAPICHIN
23/07/2013 - 18:33
o problema é mais estrutural, a criança precisa ser condicionada, porque se deixar pela vontade dela, não sai do lugar.
é ai que entra a participação da família, dos pais, cobrando os estudos, fazendo valer, tirando o que está atrapalhando os estudos, controlando mesmo, e dando o devido valor pro estudo do filho.
castigo e recompensa isso dá certo, negociar para conscientizar da realidade e da necessidade futura.
abs
Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
boa.gif Feliz Ano Novo Chinês 2019 Ano do Porco!!!
comemorando.gif

巴西 日本国 中國 廣州 Ni Hao 北少林
Meyer!
Meyer! Ubbergeek Registrado
3.9K Mensagens 535 Curtidas
#4 Por Meyer!
23/07/2013 - 19:13
japichin disse:
o problema é mais estrutural, a criança precisa ser condicionada, porque se deixar pela vontade dela, não sai do lugar.
é ai que entra a participação da família, dos pais, cobrando os estudos, fazendo valer, tirando o que está atrapalhando os estudos, controlando mesmo, e dando o devido valor pro estudo do filho.
castigo e recompensa isso dá certo, negociar para conscientizar da realidade e da necessidade futura.
abs

Poucos que realmente fazem isso... Talvez alguns sejam pela crescente falta de tempo para controlar os filhos (trabalho, etc).
Edson A. F.
Edson A. F. Ubbergeek Registrado
3.5K Mensagens 658 Curtidas
#5 Por Edson A. F.
23/07/2013 - 20:14
Meyer! disse:
Poucos que realmente fazem isso... Talvez alguns sejam pela crescente falta de tempo para controlar os filhos (trabalho, etc).

Nada pior, que pais afastados dos filhos, voluntaria ou involuntariamente. Em comunidades excluídas existem casos gravíssimos neste sentido.
[ ]`s
________ _ _______
Hay hombres que luchan um día y son buenos.
Hay otros que luchan muchos ãnos e son mejores.
Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles.
Bertolt Brecht
Razorfoot
Razorfoot Veterano Registrado
909 Mensagens 78 Curtidas
#7 Por Razorfoot
24/07/2013 - 09:09
Na minha opinião, a causa pode estar contida um pouco nesta charge:

http://short-jokes-quotes.com/joke/wp-content/uploads/2011/12/selection-by-climbing1.jpg

Eu acho que as crianças estão nascendo com maior potencial intelectual, além de já se encontrarem em um meio de informações e tecnologia, as condições de saúde são bem superiores ao que se via no passado, gradativamente vão melhorando.

O problema é que os métodos de ensino ainda são burros, feitos para o tipo intelectual das gerações anteriores. Não se ensina a pensar com a própria cabeça, não se estimula a independência intelectual e mentes poderosas se recusam a aprender quando são forçadas a pensar com algo que não aproveita seu potencial único...

É mais difícil castrar e limitar uma mente que já nasce em boas condições e particularmente com sementes mais avançadas do que o que se via antes, coisa que o estudo em geral, lecionado por mestres que tem suas limitações também e que na maioria das vezes, desconhecem essa independência intelectual, não está capacitado para lidar.

São poucos os professores que tem seu próprio método de ensino produtivo e cativador. Tanto é que os jovens de hoje em dia se especializam com muita facilidade no ramo que os interessa: rock, tecnologia, habilidade para desenhos, jogos etc, demonstrando seu potencial intelectual, que no entanto é mal aproveitado.

É lógico que não cito aqui aqueles jovens que não estão interessados em construções úteis né, não querem nada da vida..
- Conheça O Jardim das Palavras :]

[ LG Nexus 4 @ Android 5.0 ]
[arkRed"> LG U460 - G.BG51P1 @ 12GB RAM ]
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4K Mensagens 1.2K Curtidas
#8 Por TerraSkilll
24/07/2013 - 09:13
Sinceramente, acho que este não é um problema tão recente. Falando em Brasil, considero que o estímulo à educação e a valorização do conhecimento nunca foram nosso forte (por questões diversas que provavelmente alguém colocará por aqui). As pessoas simplesmente não veem valor no conhecimento (digamos acadêmico - ciências naturais, matemática, etc), talvez por não verem nele a correlação direta com sucesso profissional, que é o foco (talvez errado) da maioria. É o famoso caso do "jogador de futebol que ganha milhões" enquanto um "profissional com 2 diplomas de curso superior e falando inglês fluente não ganha 5 mil".

Deixando a questão familiar de lado...

Vale notar que, a despeito disso, já se questiona o modelo atual de educação em várias partes do mundo. Resolver a motivação pessoal dos alunos é algo que depende também de uma mudança no sistema de ensino, e isso inclusive em países ditos desenvolvidos, quiçá no nosso, cujas estruturas (físicas e humanas) são arcaicas (por falta de palavra mais adequada). Trancar as crianças em salas de aula e repetir as mesmas coisas indefinidamente pode ter funcionado no século passado, mas isso é uma situação desmotivante em si. Não há espaço para experimentação, nem para troca de ideias e discussão. Levando em conta uma juventude talvez não genial, mas razoavelmente informada, perde-se a oportunidade importante de aprender através do diálogo e troca de ideias, além de pouco se valorizar as diferentes competências que cada um pode desenvolver.

Abraço.
Contribua para um fórum melhor: pense antes de postar.
"It isn't a contest. Just enjoy the ride." -> Seth Vidal
Hardware.com.br no Youtube!
JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
18.3K Mensagens 5.2K Curtidas
#9 Por JAPICHIN
24/07/2013 - 09:40
a conscientização é a base, e não espere iniciativa manda estudar
explicar para a criança que estudar tais tais tais matérias será necessário para entender as que vem depois, simples; mas tem que ficar em cima
Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
boa.gif Feliz Ano Novo Chinês 2019 Ano do Porco!!!
comemorando.gif

巴西 日本国 中國 廣州 Ni Hao 北少林
m0z4r7
m0z4r7 Ubbergeek Registrado
2.5K Mensagens 1.2K Curtidas
#10 Por m0z4r7
24/07/2013 - 11:51
Falta de motivação, negatividade (antigamente ela era 'suprimida' ou 'reprimida' por sistemas arcaicos, porém hoje está permissivo demais), violência, os próprios políticos desviando as verbas de merendas ao invés de melhorar a qualidade enquanto estão no governo, etc.

Mas mudando um pouco da crítica para sugestão, é necessário utilizar de psicologia, motivar e incentivar, criar o hábito ou rotina com 'prêmios' ou 'pontos' ou coisas que façam sentirem-se envolvidos e de forma a tornar natural o aprendizado e busca por conhecimentos.

Estive 'ouvindo' um audio-book do pesquisador em psicologia e psiquiatra, 'O código da Inteligência', ali o doutor Augusto Cury fala de 4 fases do aprendizado, isso serve para tudo, vou falar o que lembro das fases e do exemplo que citou:

A primeira é necessário um esforço e não se tem habilidade;
A segunda é com esforço mas também surge a habilidade;
A terceira é sem esforço e a habilidade é grande;
Mas tem um último estágio onde não há esforço e a habilidade é elevada a naturalidade! é inconsciente!,

Onde poderia dizer que o vício ou virtude surgem desses estágios!
Dizia algo como 'vamos ao banheiro de calças' e isso é natural! mas na infância natural seria se borrar todo nas calças e olhar com estranheza a um banheiro...tudo o que vemos natural hoje é por causa desses estágios elevados a uma segunda natureza, tomamos banho, escovamos os dentes, etc. sem 'pensar' e consideramos isso nossa 'natureza'.

O estudo precisa levar os alunos a transformar o aprender e habilitar como uma busca por uma segunda natureza, escrevemos com naturalidade, digitamos com naturalidade, 'lutamos arte marcial' com naturalidade, etc. precisamos criar um sistema educacional que nos passe isso de forma natural para ser adotado por toda vida, não como temos um ensino de progressão continuada onde o foco não é o de modificar a estrutura natural do ser que ali está inscrito, digo a promoção é só no papel mas o 'aluno' não se sente sendo edificado ou promovido verdadeiramente no ensino sucateado e ultrapassado da maioria dos centros de ensino.
nao_quero_nem_ver.png eles falavam da 'liderança', onde o líder mesmo tem o caráter e habilidades 'naturais', parece ter nascido com aqueles dons, mas é tudo forjado na vontade e disciplina que levam à citada 4ª fase.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal