Versão 2.0 - alterado conforme moderação.
Primeiramente o que é renderização? Renderização é o processo de gerar uma imagem a partir de um ou vários modelos, formando uma cena. Um arquivo de cena contém objetos definidos por uma estrutura de dados, que deve conter:
A geometria, perspectiva, textura, iluminação, sombreamento e informações como a descrição da cena virtual.
Os dados contidos no arquivo de cena são então passados para um programa para ser processado e dar saída para uma imagem digital ou arquivo de imagem raster. A pipeline de gráficos ao longo de um dispositivo de processamento, como uma GPU.
Placa de vídeo
VGA (Video Graphics Adapter) é o principal responsável pela parte de desempenho gráfico 3D, em programas de edição/criação/reprodução de imagem e vídeo, e principalmente jogos para computador. O GPU (Graphics Processing Unit) é o processador da placa, embora voce veja algumas pessoas se referindo ao conjunto genericamente como GPU. A GPU é um dispositivo, construído para poder ajudar a CPU na execução cálculos complexos de renderização. No interior uma GPU tem um programa cuidadosamente projetado, com base em uma mistura seletiva de disciplinas relacionadas com: física de luz, percepção visual, matemática e desenvolvimento de software.
Off-board/On-board, Dedicada/ Integrada
On-board: Placa de vídeo com baixo desempenho, integrado na placa mãe.
Off-board: Placa ‘ solta’, com desempenho normalmente superior a uma placa on-board, mas por outro lado são muito mais caras e consomem mais energia.
Essa nomenclatura está sendo substituída em anúncios por ‘Dedicada /Integrada’, não apenas por uma questão de tradução, mas como estratégia para evitar a má impressão que a palavra ‘on-board’ causava em muitos, devido ao desempenho fraco. Mas o esquema na pratica para usuários, segue igual: Dedicada= off-board, Integrada= on-board.
OBS: placas com memórias “compartilhadas” = integrada.
Quantidade de Memoria (Medido em MB/GB)
A quantidade de memória define o volume de informações que a VGA pode manter em sua memória própria, para acesso rápido pela GPU. Basicamente pode ser visto como a relação da memória RAM com a CPU do computador. Quanto maiores a resolução, quantidade de efeitos, dados de texturas e cor, mais memória será alocada, então uma placa de baixo desempenho, não precisará de muito mais que 512 MB de memória de vídeo. Já uma placa mais forte/cara como uma GTX 560 TI, pode aproveitar muito melhor 1 GB de memória para manipular.
Esta é a informação preferida pelos fabricantes e vendedores para fazer propaganda de uma placa, mas aqui mora uma armadilha aos usuários: muitas vezes a quantidade de memória exposta não corresponde ao nível das demais especificações, maquiando o real desempenho.
Ex: ATI RADEON 6470M 1 GB DDR3 > GTX 460 768 MB ? Não.