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intruso
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Tutoriais de XNA (uma introdução :-)

#1 Por intruso 29/10/2007 - 20:43
Eu andei estudando XNA e fiz 5 tutoriais, direcionados a parte 2D.

PARTE I -> No primeiro você entende a estrutura da classe game que é a classe principal dentro de um jogo feito no XNA.

PARTE II -> No segundo eu mostro como desenhar uma imagem na tela e com mover essa imagem usando o teclado.

PARTE III -> A parte III do tutorial, onde eu mostro como realizar colisão pelo método "Bounding Box".

PARTE IV -> A parte IV mostra como é feito o desenho de imagens com áreas transparentes e mostra um método para testar colisões por pixel.

PARTE V -> Cobre o desenho de textos na tela e também mostra como chamar um evento de tempos em tempos no seu jogo.

Abraço.
philix
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#6 Por philix
02/11/2007 - 11:42
Não estou conseguindo carregar bola.jpg:

textura = recursos.Load(@"imagens\bola");

Error 1 The type arguments for method 'Microsoft.Xna.Framework.Content.ContentManager.Load(string)' cannot be inferred from the usage. Try specifying the type arguments explicitly. C:\Documents and Settings\Felipe\Meus documentos\Visual Studio 2005\Projects\WindowsGame1\WindowsGame1\jogo.cs 34 27 Jogo
"A Matemática é a ginástica mental necessária na tentativa da compreenssão do universo" Linus Torvalds
intruso
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#10 Por intruso
05/11/2007 - 13:17
philix disse:
Fiz como vc mandou: criei um Windows Game


geralmente do lado direito existe uma "janela" chamada "Solution Explorer", nela você controla os recursos do seu projeto.

Nela deve estar aparecendo o arquivo da imagem "bola.jpg", dentro de uma outra pasta que eu criei no projeto "imagens".

Para criar a pasta, clique com o botão direito na janela do Solution Explorer e vá até "add" e depois clique em "folder", dê o nome da pasta que você vai usar "imagens" e pronto.

Agora, clique com o botão direito na pasta criada e depois vá até "add" e depois "Existing Item..." e procure pelo arquivo da imagem.

Depois de adicionado o arquivo, clique com o botão direito nele e vá até "Properties", vai aparecer uma janela e nela existe um item chamado "Asset name", nele você encontra um nome de referencia a imagem dentro do projeto, no seu código você usará esse nome, no meu caso, "bola".

Para fazer referência a imagem você deve fornecer o caminho dela, ou seja, a pasta e em seguida o nome, no nosso caso "imagens\bola".

abraço.
philix
philix Super Participante Registrado
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#11 Por philix
05/11/2007 - 20:04
geralmente do lado direito existe uma "janela" chamada "Solution Explorer", nela você controla os recursos do seu projeto.

Nela deve estar aparecendo o arquivo da imagem "bola.jpg", dentro de uma outra pasta que eu criei no projeto "imagens".

Para criar a pasta, clique com o botão direito na janela do Solution Explorer e vá até "add" e depois clique em "folder", dê o nome da pasta que você vai usar "imagens" e pronto.

Agora, clique com o botão direito na pasta criada e depois vá até "add" e depois "Existing Item..." e procure pelo arquivo da imagem.

Depois de adicionado o arquivo, clique com o botão direito nele e vá até "Properties", vai aparecer uma janela e nela existe um item chamado "Asset name", nele você encontra um nome de referencia a imagem dentro do projeto, no seu código você usará esse nome, no meu caso, "bola".

Para fazer referência a imagem você deve fornecer o caminho dela, ou seja, a pasta e em seguida o nome, no nosso caso "imagens\bola".

abraço.


Isso não existia no seu tutorial, mas eu fiz exatamente como vc descreveu agora, o asset name certinho e talz, barra invertida do Windows @ para interpretar a string sem levar em conta a \ pois se colocar \n vai ser \n e não newline...

Faça assim: envie o seu Project para min: felipekde (em) gmail.com
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intruso
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#13 Por intruso
06/11/2007 - 12:00
philix disse:
Isso não existia no seu tutorial, mas eu fiz exatamente como vc descreveu agora, o asset name certinho e talz, barra invertida do Windows @ para interpretar a string sem levar em conta a \ pois se colocar \n vai ser \n e não newline...

Faça assim: envie o seu Project para min: felipekde (em) gmail.com


Retirei esse texto da primeira parte do tutorial, nele eu falo sobre o asset name e sobre o @ na string, nos parágrafos anteriores, eu expliquei como criar a pasta e adicionar a imagem.

Acho que você só esta lendo a segunda e terceira parte do tutorial :-)

Texto retirado do tutorial


Nele testamos se os recursos já foram carregados através do parâmetro “LoadAllContent” e depois carregamos o que for necessário. Repare que usamos o objeto “recursos” que é o nosso gerenciador de recursos e que foi instanciado no construtor da classe, nele chamamos o método Load que informando o tipo de objeto que vamos carregar (no caso uma textura 2D) e por final passamos uma string com o asset name da imagem, como criamos uma pasta para a imagem, devemos preceder o nome com a pasta, o arroba é usado para passar a string do “jeito que está” desprezando os caracteres especiais.


Você está usando o Game Studio Express 1.0 Refresh, certo?
Essa é a versão mais recente e pode ser baixada gratuitamente do seguinte endereço -> Download.

Qual a mensagem de erro que é fornecida?

Vou enviar o meu projeto a você, suponho que seja algum problema simples de "referências" no seu projeto, ou então da versão do Game Studio.

Eu mesmo tive esses problemas no início, verifique também se você adicionou todos os namespaces necessários.

De qualquer forma, vou mudar o texto do meu tutorial, melhorando a parte onde é adicionada a imagem.

mcv


Exist algum port do XNA para Unix usando mono por exemplo, ou só no Windows.

Se não, é possível rodar o Visual C# Express no Linux com o Wine?



Ainda não existe nenhum porte do XNA para linux e mesmo que você consiga rodar o visual c# pelo wine, terá problemas ao rodar as aplicações, pela falta do .net framework, já que os programas produzidos geram código gerenciado e não código nativo (o que é usado pelo wine).

abraço.
intruso
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#14 Por intruso
21/12/2007 - 18:01
Olá senhores, eu republiquei os tutoriais de XNA no SharpGames (comunidade oficial de desenvolvedores XNA no Brasil), a proxima parte do tutorial será diretamente publicada lá e apenas referenciada no meu blog.

Isso vai ajudar a centralizar o conteúdo de XNA em um lugar e vai ajudar a fortalecer a comunidade de XNA no Brasil.

Vocês podem acompanhar os tutoriais pelo sharpgames (http://www.sharpgames.net/), ou acompanhando os posts no meu blog (jfserv.blogspot.com).

abraço.
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