Logo Hardware.com.br
Gabrielvinicios
Gabrielvinic... Geek Registrado
3.9K Mensagens 1 Curtida

Como funciona um transformador ?

#1 Por Gabrielvinic... 15/11/2005 - 18:55
Olá pessoal.
Estou aprendendo eletrônica e gostaria de entender direito como funciona um transformador de tensões.
Gostaria também de saber o porque quando eu elevo a tensão ele diminui a corrente. Qual o mecanismo disso.

Obrigado e desculpem as duvidas, já pesquisei em todos os lugares e perguntei para diversas pessoas mas não encontrei respostas satisfatórias.
Sven
Sven Super Participante Registrado
769 Mensagens 14 Curtidas
#2 Por Sven
15/11/2005 - 19:49
Fiz uma busca rápida e acho que este artigo explica bem como funciona o transformador: http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica7/funciona/transformador.htm

Quanto à sua dúvida sobre o porque quando eleva a tensão diminui a corrente (e vice-versa), isso deve-se à relação entre as potências no enrolamento primário e no enrolamento secundário, que em um transformador ideal seriam iguais.

Ou seja, supondo um transformador em que o seu enrolamento primário está conectado a uma tomada 110V e que nele está passando uma corrente de 1A, simplificadamente teríamos uma potência de P = U x I = 110W (na verdade, como o transformador não é uma carga resistiva pura e a tomada usa corrente alternada o cálculo não é esse, mas vamos simplificar).

No enrolamento secundário a potência também seria igual a 110W (isso em um transformador ideal), portanto supondo que o enrolamento secundário fornecesse 12V a corrente seria cerca de 9A. Se este enrolamento secundário fornecesse 220V a corrente seria de 0,5A por exemplo.

Faz muito tempo que eu não pensava sobre isso - fiz o curso de eletrônica já há mais de 20 anos... oops.png

[ ]´s
aylons
aylons Geek Registrado
3.7K Mensagens 6 Curtidas
#3 Por aylons
16/11/2005 - 11:09
De uma outra forma:

O transformador aumenta tensão. Só isso. O resto é conseqüência.Ele não se importa com a corrente ou a potência, a única coisa fixa nele é o quanto aumenta a tensão.

Agora, porque a corrente diminui ou aumenta. Segue a linha de raciocínio: Imaginemos um transformador que abaixa a tensão de 200V no primário para 100V no secundário.

Na "ponta" da linha, ou seja, no circuito ligado no secundário do transformador, há uma carga qualquer que, segundo a tensão que o transformador tem, fornece uma determinada corrente. Um resistor que, por exemplo, exige 2A nesse caso.

Então temos esse resistor consumindo uma potência de P = E * I = 200W. Ok. Mas potência, lembro bem, é energia, que não se cria nem é destruída. Então, essa mesma potência tem que estar "entrando" no primário do trasnformador. Como a tensão lá é 200V, a corrente tem que cair para 1A: P = 200 = E * I = 200 * 1.
Sven
Sven Super Participante Registrado
769 Mensagens 14 Curtidas
#4 Por Sven
16/11/2005 - 11:36
Ao ler o post do aylons me lembrei de um detalhe: existem também transformadores com mais de um enrolamento secundário, ou então com o enrolamento secundário com mais de uma saída (ou "tap"). A regra é a mesma: a potência no enrolamento primário será igual à soma das potências de cada um dos enrolamentos secundários, ou à soma das potências fornecidas por cada uma das saídas.

Deve-se lembrar ainda que a potência (e portanto a corrente fornecida) de um transformador dependerá diretamente do projeto, dimensionamento e fabricação do mesmo, ou seja, dependerá da bitola do fio esmaltado utilizado, da eficiência magnética do núcleo do transformador, da forma que foi enrolado, etc.

Não é incomum encontrar transformadores trabalhando dentro da potência declarada superaquecendo, arriando a voltagem ou deixando de fornecer a corrente esperada devido a estes fatores.
geunb
geunb Novo Membro Registrado
38 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por geunb
17/11/2005 - 11:39
Amigo, vou tentar explicar teoricamente e de forma simples com um trafo funciona.
Toda bobina qdo percorrida por uma corrente, gera em torno de si um campo magnético. Se a tensão que alimenta a bobina for constante, esse campo magnético não sofre variação. Entretanto, se essa tensão for variável, o campo magnético também irá variar, invertendo seus pólos (norte e sul) na mesma frequencia da tensão de entrada.

Existe uma grandeza associada ao campo magnético, que é o fluxo magnético. Se vc colocar duas bobinas próximas e alimentar uma delas, o fluxo magnético dessa bobina irá percorrer a outra. Se essa tensão de alimentação for alternada (tensão da tomada por exemplo) o fluxo magnético ira variar nas duas bobinas. Existe uma lei física (lei de Lenz) q afirma que uma variação no fluxo magnético é capaz de gerar uma tensão induzida.
Assim, nessa segunda bobina, irá aparecer essa tensão induzida. Quanto maior o fluxo, maior a tensão induzida, e é por este motivo que o núcleo dos transformadores é composto por placas de ferro. O ferro ajuda a concentrar as linhas de campo magnético, aumentando consequentemente o fluxo.

De forma bem simples, é isso aê.
Espero ter lhe ajudado, juntamente com as postagens dos colegas. :mrgreen:
[]'s
geunb
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena"
Seu Madruga
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal