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Programas de monitoramento de HDD/SSD vs SSDs genéricos e chineses.

#1 Por PH 22/03/2023 - 08:30
Bom dia!

Nessa segunda, fui em um cliente que reclamava de problemas de travamentos e mensagens de erros ao ligar o computador.
Esse tópico é mais educativo, com intuito de alertar para esses SSDs genéricos e baratos, esse no caso de 240GB custou R$ 78,00, será que realmente vale a pena?

Anexo do post
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Após várias tentativas eles conseguiam iniciar o sistema, mas ficava lento e travava de novo, mas depois dava tela azul e travava o Windows.

Ao fazer as verificações com Crystaldiskinfo, informou que o SSD estava 100% de saúde e nenhum erro de S.M.A.R.T. Como era um SSD genérico desses comprados nesses sites que vendem produtos da China, testei com o GSmartControl.

Nele informou que o SSD passou no teste básico, mas a aba S.M.A.R.T, estava em vermelho, assim como a de logs de erro.

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Por fim, verifiquei com HDSentinel, já que era um SSD genérico, precisava de mais informações possíveis.

Um SSD com 3 meses estava com tempo de vida de 67%, e realmente eles compraram de Dezembro do ano passado.

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Onde quero chegar?

SSDs de marca conceituada, geralmente mostram as informações do S.M.A.R.T iguais nos programas citados, mas os genéricos alguns desses programas como no caso o Crystaldiskinfo, mostrou informações erradas, sem erro de nada. Existe um tópico de dica do Crystaldiskinfo, no qual ajudo alimentar as atualizações, colocando principalmente o que tem de novo em cada atualização, pois sempre tem suporte a novos produtos, além de correções de erros de leitura em determinados dispositivos de armazenamento. Mas é complicado monitorar corretamente esses SSDs genéricos, pois tem um monte de tudo que é marca. Diferente dos SSDs de marca conhecida no qual pode baixar o programa de monitoramento específicos, esses genéricos não tem, dessa forma, se querem monitorar esses SSDs, usem pelo menos esses três programas!

Um alerta importante!

Tanto para HDD e principalmente para SSD, se tem erros desse tipo não, façam exame de superficie, pois fizeram nesse SSD e ele morreu de vez, sem chances de fazer backup nos arquivos, antes ainda conseguia acessar mesmo travando, ainda dava para copiar algo, mas fizeram o exame de superfície, matou de vez! Se já deu aviso que tem setores ruins, a primeira coisa que deve ser feita é o backup!

Anexos

JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
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#2 Por JoaoNeto
22/03/2023 - 12:44
Mesmo sem setores ruins, faz parte da boa política de um profissional/empresa realizar backup e testá-lo antes de fazer qualquer intervenção num equipamento. Infelizmente, ainda muitos "profissionais" não fazem isso. Então, antes de qualquer coisa, o que eu faço com todos os equipamentos aqui é fazer o backup.

Em geral, para realizar diagnósticos e testes nos equipamentos, eu tenho usado o PC 3000 Disk Analyser e o GSmartControl. Primeira coisa é verificar o smart (e saber interpretá-lo, muito não sabem). Depois, de acordo com o que o Smart apontar, faço os testes necessários. Se eu ficar com alguma dúvida (como esse exemplo que o @PH citou dos discos chineses), eu uso o HD Sentinel.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
Kraftwerk
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#3 Por Kraftwerk
22/03/2023 - 13:36
anjinho.gif

Nesses casos, o SSD é "novo", mas os chips das Flash NAN são retirados de outros SSD sucateados. Isso em sua maioria, pois essa é a causa de serem baratinhos. É uma pena, mas esse é mais um caso do barato que acaba saindo caro.

tchau.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
PH
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#5 Por PH
22/03/2023 - 15:45
JoaoNeto disse:


Boa tarde!

A cliente disse que alertou desde de fevereiro e nada fizeram, só agora que a coisa ficou ruim. Em relação ao backup a culpa foi mais dela, pois tem um grande servidor de arquivos da Dell e a maior parte do backup encontra-se lá, mas por preguiça ficou deixando na área de trabalho. O novo SSD que foi colocado lá também é da mesma origem, mas marca diferente. Como não sou eu que forneço, não posso fazer nada, querem pagar barato....

Kraftwerk disse:


Boa tarde!

Na maioria das vezes até mesmo de mineração....
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
soujirouseta
soujirouseta Geek Registrado
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#6 Por soujirouseta
22/03/2023 - 20:10
E dalhe Goldenfyr!
Windows 10 Pro 64-bit 16,0GB Dual-Channel DDR4 @ 1799MHz (16-18-18-38) ROG STRIX B550-F GAMING stick_out_tongue.png 16384MB ATI AMD Radeon Graphics
1863GB Seagate (SATA ) 3726GB WD (SATA ) 1863GB Seagate (SATA ) 3726GB Seagate Iron Wolf (SATA ) 3726GB TOSHIBA (SATA ) 931GB Netac smile.png NVMe1TB (SSD) 931GB Seagate USB 3.0 (USB (SATA) 931GB WD (USB SATA) Fonte Corsair AX860
Henrique - RJ
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#8 Por Henrique - R...
23/03/2023 - 01:06
Até as marcas ditas conceituadas e mais caras estão dando problema pelo que vejo nos fóruns. Acho que não aparecem muitas reclamações delas por serem menos vendidas.
E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. Apocalipse 12:1 Nsa Sra de Fátima, Nsa Sra de Lourdes, Nsa Sra das Graças ...

São Padre Pio de Pietrelcina, Santa Faustina Kowalska, São Francisco de Assis e Santa Gema Galgani foram alguns dos que tiveram os milagres dos Estigmas de Cristo em seus corpos, Feridas que sangravam.


Milagre Eucarístico que ocorreu em uma Igreja de Lanciano na Itália no ano de 750 em que o vinho se tornou sangue e o pão carne humana estão até hoje intactos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_eucar%C3%ADstico_de_Lanciano
PH
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#9 Por PH
23/03/2023 - 05:42
HFDAngelo disse:

Bom dia!

Indoco sempre o Crystaldiskinfo por ser um programa apenas de informação, dessa forma 9 usuário leigo não vai forçar fazendo testes e assim acabando de vez com o dispositivo de armazenamento (serve para HDD também).

O Crystal está em constante atualização, mas é complicado reconhecer essas gambiarras chinesas. Muitos ele reconhece sem problema, mas comonesse foinum caso atípico, resolvi postar até mesmonpara alertar quando se tratando da origem desse produto.

Henrique - RJ disse:


Bom dia!

Nenhum produto está livre de problemas nem mesmo os de marca conhecido. O de entrada AS400 da Kingston ficou famoso por morrer de uma hora para outra, mas nesse caso não era problema nem.no PCB e nem nas nand, mas sim em uma versão do firmaware, o erro era conhecido como SATAFIRM S11, pois quando parava de ser reconhecido, aparecia assim no setup do BIOS. Foi resolvido com a atualização de firmware. Tanto é que todo A400 que instalo, já instalou logo o programa do fabricante, pois se tiver atualização de firmware já faço logo. Na realidade faço isso com todos de marca conhecida que tem seu próprio programa de informações e monitoramento.

Em geral eu uso o Crystal e GSMartControl, pois são menos invasivos.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
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