Logo Hardware.com.br
Dark_Cloud
Dark_Cloud Membro Senior Registrado
440 Mensagens 0 Curtidas

Slackware 8.1, segundo um novo usuário à distro

#1 Por Dark_Cloud 18/01/2003 - 00:20
Não estava satisfeito com o desempenho e estabilidade do Mandrake 9.0, que ainda por cima ta meio pesado, então baixei o unico cd do Slackware 8.1 na minha coneção 56K, instalei, configurei corretamente e resolvi escrever esse tópico, para esclarecer algumas dúvidas e também para mostrar que o Slackware não é um bicho de 7 cabeças como muitos pensam, são apenas 6 na verdade(brincadeira, hehehe)
Para falar a verdade, o sistema surpreendeu-me muito em versatilidade, facilidade de uso e configuração, nada como o Mandrake, mas depois de configurado, é muito mais robusto, leve e rápido. A seguir, mais detalhes sobre o que fiz, porém, antes de entrar no Slackware World, recomendo: Ter usado pelo menos uma distro Linux, ter noções de particionamento de disco(se ela já estiver pronta, melhor ainda), estrutura de diretórios, fstab, “/etc” em geral e saber o hardware q vc possui, pois será necessário saber para poder configurar o slack corretamente. Informações e tutoriais importantes podem ser conseguidos em: www.hardware.com.br (possuí dois tópicos sobre o assunto, recomendado); no site do drusian, vichi esqueci o url, desculpa, coloquem ae por favor, meu favoritos ficou no Mandrake :-( (Fica a sugestão para completar e expandir o tutorial, pois achei um pouco confuso por ser tratar de um assunto delicado, e incompleto também, me candidato a escrever um outro tutorial, sei q vcs tem a capacidade de escrevê-lo, é so uma sugestão, nao levem a mal); http://www.piterpunk.hpg.ig.com.br/ (leitura obrigatória pra slackers, com um tutorial muito completo(naum deixe de pegar, estar em .ps) e o site tb é muito interressante) e tb tem o http://www.linuxlots.com/~linuxbr/index.html (valew darkwesker).

Começando pelo inicio, vamos lá:

Instalação: o instalador, apesar de ser em módulo texto(pode assustar um pouco) é ótimo, muito simples, intuitivo, fácil e auto explicativo(in english!!). Chamo a atenção para o particionamentode disco(coloque a partição linux como Bootable), para a seleção de pacotes individuais, p/ a escolha do kernel a usar(caso tenha um gravador de cd, escolha o “scsi”) e para o parametro a ser passado durante a instalação do lilo, escreva hdx=ide-scsi (onde hdx é o lugar onde está instalado o gravador).
Configuração:
Video: não é muito facil, mas com o utilitario “xf86config”, o manual do monitor e o tutorial do PiterPunk sobre instalação do Slackware 8.1, a tarefa é bem simplificada.

Som: Muito fácil, foi so descomentar(deletar o #), da linha referente ao modulo da placa, no arquivo /etc/rc.d/rc.modules.

Modem: :-( Pctel, instalei o driver e configurei manualmente, como fazia do mandrake.

Dvd-Rom: Só editar o arquivo /etc/fstab.

Gravador de cd: já foi instalado durante a instalação do slack(quando escolhi o kernel “scsi” e passei os parametros “hdd=ide-scsi” na configuração do lilo), mas ao editar o fstab tive problemas pois coloquei /dev/hdd, mas nao funçou e descobri que o certo era /dev/scd0, ae, foi na paz.

Impressora: usei o “apsfilter” que é muito bom, so não sabia que driver escolher direitinho, mas no “Printer Manager” do KDE descobri qual driver a ser usado e pude instalar pelo apsfilter sem traumas.

Consegui instalar até a roda do mouse, o gerenciamento de energia do monitor e o ATX, tudo sem qualquer dificuldade.

Concluindo: Incentivo o uso do Slackware, gostei muito dele e acho que vou ficar com ele, acho q tb deveriam ao menos testá-lo, porém antes acho prudente fazer uma pesquisa sobre seu hardware, se ele é compativel, como instala-lo e que drivers ou modulos usar, para nao passar batido. Tutoriais e howtos sempre são bem vindos.

LINUX É LINUX, comprovei issu quando instalei o slack e consegui fazer tudo que fazia do Mandrake, e mais um pouco, e ainda por cima aprendi e to aprendendo muita coisa sobre o sistema e os mecanismos do linux, pois como disse um amigo meu, ele te obriga a fazer quase tudo a mao. Caso vc tenha a oportunidade, nao deixe de testar, vc so terá a ganhá.

Espero ter ajudado, falow.
C-Nemo
C-Nemo Novo Membro Registrado
46 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por C-Nemo
18/01/2003 - 01:55
Concordo, o Slack é realmente muito melhor se comparado aos Linux "mastigados" (entenda-se Mandrake, Red Hat, etc...).
E não é nenhum pouco difícil, nem recompilar kernel, nem praticamente nada... Mas muitos enxergam pêlo em ovo e falam como se fosse a coisa mais ferrada do mundo... isso é um engano.
Eu instalei o 8.1 aqui e está perfeito, a única coisa que eu não consegui fazer foi mudar o maldito refresh rate do monitor, eu até postei um tópico aqui, mas ele afundou nas entranhas obscuras do fórum sem uma resposta... (essa é difícil mesmo, putz... hehe) mas isso não é "defeito" do slack não, eu não sei como fazer isso em nenhum linux...

Mas o Slack só tem um problema, tem programas que não rodam nem a pau, tipo, sempre faltam "lib´s" pra compilar ou instalar... lógico que dá pra se virar e achar alternativas, mas às vezes é difícil... por exemplo, alguém conseguiu usar o Licq no Slack 8.1? Isso não é tão ruim, porque o "SIM" é até melhor que o Licq, e substitui bem... mas eu fiquei louco quando não consegui instalar a última versão do MySql...
Eu pensei assim: ah, é só procurar essas "lib" e instalar... é? onde que tem... não achei...

Mas nem a pau pretendo abandonar o Slack, é como fugir a luta, seria humilhante, e falta tão pouco... (um refresh rate de monitor, e como achar e socar as lib nele pra ele não ficar torrando na hora de instalar ou compilar algum programa).
Eu saí do fórum.
Tem muitos idiotas aqui.
Dark_Cloud
Dark_Cloud Membro Senior Registrado
440 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por Dark_Cloud
18/01/2003 - 02:04
Procura o licq aqui, http://www.linuxpackages.net/ ta em tgz, é so instalar e corre pro abraço.

relembrando

# installpkg licqxxxx.tgz
$licq

pronto, aki funçou direitinho.

Obs, instale todas as bibliotecas durante a instalação, é uma mao na roda
Powerred by Gentoo Linux 2005.0
2.6.12-ck4 i686 AMD Athlon(TM) XP 2600+
GCC 3.4.4, glibc 2.3.5 (NPTL)

E17 cuz it's CUTE and FAST! Just Get-E
Dark_Cloud
Dark_Cloud Membro Senior Registrado
440 Mensagens 0 Curtidas
#16 Por Dark_Cloud
18/01/2003 - 20:03
Todos os dias eu dou uma olhada na caixa do cd em que gravei o slackware 8.1 e fico com coceira...hauauhauuauaua

Logo logo me converto......


Eu li seu topico, sobre issu. E no momento em que me convertir a Slacker e quando escrevi esse topico lembrei de vc.

So uma coisa: Vc num sabe o q ta perdendo.
Powerred by Gentoo Linux 2005.0
2.6.12-ck4 i686 AMD Athlon(TM) XP 2600+
GCC 3.4.4, glibc 2.3.5 (NPTL)

E17 cuz it's CUTE and FAST! Just Get-E
Quetz
Quetz Membro Senior Registrado
328 Mensagens 0 Curtidas
#17 Por Quetz
18/01/2003 - 21:00
antes de entrar no Slackware World, recomendo: Ter usado pelo menos uma distro Linux,

Sabias palavras, Slackware foi minha primera distro, ai meu deus, tenho pesadelo só de imaginar como eu apanhei, mas depois que você pega o jeitaum, ele é muito lógico.

mudar o maldito refresh rate do monitor


Tipo, para isso, edito o arquivo /etc/X11/XF86Config, e muda lá, na mão as refreshs, qualquer dúvida, MP.(acho que isso resolve seu problema).

alguém conseguiu usar o Licq no Slack 8.1


Muito simples, faça o dowload sempre da snapshot, e na instalação instale o Qt, que está no pacote do KDE, feito isso, compile o Licq como diz o README dele, entre na pasta plugins, qt-gui, e de um gmake, gmake install, e depois va na home do licq, e de um gmake, gmake install, tudo como root claro.
Quanto as libs, o lugar que eu sempre procuro, é na freshmeat, lá sempre teve tudo que eu sempre procurei sobre linux, e em piores casos, site oficial do linux, www.linux.org
Braços
Live the world, live your life.

**Slackware 8.1**
**Kernel 2.4.19**
**Black Box**
domus
domus Ubbergeek Registrado
7.6K Mensagens 17 Curtidas
#18 Por domus
18/01/2003 - 21:13
[quote="Dark_Cloud"]
Todos os dias eu dou uma olhada na caixa do cd em que gravei o slackware 8.1 e fico com coceira...hauauhauuaua...


foi essa mesma sençao quando estava ainda nos primordios da minha caminhada no linux, quando o badalado topico "forum slackware" se desenrolavacom a dica dos mestres, devo muito a default, drusian, jqueiroz, wooky e mais uma galera, desculpa se esqueci de alguem, mas a senssaçao quando vc muda pro slack seila, é enexplicavel

t+
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal