Como foi dada a sugestão. Podemos começar com:
1) o que fazer?
2) "Como fazer"
3) E não menos importante: quanto e como cobrar...
Na questão "o que fazer?" pode-se discutir desde a compra dos periféricos até a entrega e suporte na casa do cliente.
Lembrem-se, isso exige o item mais caro: tempo.
Tempo para pesquisar os equipamentos, relação custo X benefícios, tempo para montar a máquina e fazer o Burn-It
Ou apenas realizar pesquisas no mercado com seis orçamentos, e pontuá-las na relação técnica e preço.
Isso contemplaria quem valoriza preço e ao mesmo tempo quem privilegia melhor confuguração.
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Bom, estou começando na área agora, e estou montando mue primeiro PC. Já tenho uma dúvida quanto ao orçamento.
Eu pesquiso o preço das peças, e obtenho preços em lojas diversas somando um valor X. Quando apresentar o orçamento ao cliente dou esse valor X como exato? Porque no meio tempo entre apresentar o orçamento e receber o cheque os preços podem sofrer alterações, e depois o cliente diz "mas você disse valor X, e não Y". Como proceder com relação ao orçamento?
Quemel disse: Como foi dada a sugestão. Podemos começar com:
1) o que fazer?
2) "Como fazer"
3) E não menos importante: quanto e como cobrar...
Na questão "o que fazer?" pode-se discutir desde a compra dos periféricos até a entrega e suporte na casa do cliente.
Lembrem-se, isso exige o item mais caro: tempo.
Tempo para pesquisar os equipamentos, relação custo X benefícios, tempo para montar a máquina e fazer o Burn-It
Ou apenas realizar pesquisas no mercado com seis orçamentos, e pontuá-las na relação técnica e preço.
Isso contemplaria quem valoriza preço e ao mesmo tempo quem privilegia melhor confuguração.
o custo x beneficio ?
procurar bastante e ter varios cotatos, os famosos rolos,
eu montei um pc combinando umas peças que me amigo compra direto da fabrica, com um gabinete e monitor que estavam sem usos, dá um lucro legal, mais muita dor de cabeça
Intel Core 2 Duo E4500, 2200 Mhz
Socket 755 LGA
Asus p5ld2 X
2047 mhz ddr2 Kingston
MSI NX8600GT-e
Maxtor 160g Sata 2
Wester digital IDE 80g
New! Logitech EX110
New! W2252TQ 22' flatron :-o
New! Pinnacle Dozzle tv
robertobech. Como proceder com relação ao orçamento?
Caro robertobech,
em todos os orçamentos você deve obrigar os fornecedores a colocar a validade dos mesmos.
15dd
3dd
10dd
E esse deve ser também o prazo para seu cliente
Quemel disse: Como foi dada a sugestão. Podemos começar com:
1) o que fazer?
2) "Como fazer"
3) E não menos importante: quanto e como cobrar...
Na questão "o que fazer?" pode-se discutir desde a compra dos periféricos até a entrega e suporte na casa do cliente.
Lembrem-se, isso exige o item mais caro: tempo.
Tempo para pesquisar os equipamentos, relação custo X benefícios, tempo para montar a máquina e fazer o Burn-It
Ou apenas realizar pesquisas no mercado com seis orçamentos, e pontuá-las na relação técnica e preço.
Isso contemplaria quem valoriza preço e ao mesmo tempo quem privilegia melhor confuguração.
Alguns técnicos cobram pelo preço do PC , quanto mais caro o PC mais caro o serviço , já tinha visto isso em instalação de som automotivo , pois pelo auto risco do manuseio do material , o preço do mesmo influência diretamente no preço do serviço.
Isso é valido e se aplica aqui ??
Soluções em Excel VBA, Access VBA, C# e ASP.NET
Coloniz@dorAlguns técnicos cobram pelo preço do PC , quanto mais caro o PC mais caro o serviço , já tinha visto isso em instalação de som automotivo , pois pelo auto risco do manuseio do material , o preço do mesmo influência diretamente no preço do serviço.
Isso é valido e se aplica aqui ??
Caro [EMAIL="Coloniz@dor"]Coloniz@dor[/EMAIL],
imbutir os "riscos" em uma transação é uma forma válida de se cobrar. Quando você faz um emprestimo bancário o valor a pagar já embute o risco de você dar o calote. Por isso que os juros são altos.
Não o material, mas também trabalhar com certos tipos de clientes.
Ainda no "como" da questão, na parte do orçamento: não é qualquer loja que faz um orçamento certinho, é? Como deve ser esse orçamento? Assinatura do vendedor e etc? Essas lojas de stand, tipo do Infocentro, fazem orçamento?
eu dividiria o serviço de "montagem de um pc" nas seguintes etapas:
1. Análise de requisitos - analisar as necessidades e desejos do usuário quanto ao novo computador, para dimensionar o equipamento de acordo com o que o usuário espera que ele faça. ( Isso ajuda muito a diferenciar o gamer fanático que vai gastar os tubos do profissional liberal que só vai usar o office e portanto precisa de uma máquina de menor custo).
Essa etapa usaria umas 2 horas de trabalho mais deslocamento.
2. Dimensionamento e cotação das peças e periféricos necessários: analisar e escolher as melhores opções de peças no mercado de acordo com a análise anterior. Após fechar o melhor conjunto disponível, montar orçamento por escrito contendo o as especificações mínimas determinadas pelá análise de requisitos, as peças cotadas com valor total do conjunto e respectivas garantias e validades de orçamento.
Essa etapa usaria 2 horas de trabalho para elaboração e 1 hora de trabalho mais deslocamento para aprovação.
3. Compra e montagem das peças: realizar a compra das peças cotadas, realizar a montagem do hardware e instalação do software. Realizar todos os testes comercialmente possíveis com o hardware e software para eliminar os problemas de burn-in. Nessa etapa podem ser inclusos os serviços de configuração de recuperação de desastres, backup automatizado, configuração de suporte remoto, documentação de instalação de hardware e software e backup de arquivos de computador antigo.
Essa etapa usaria de 4 a 8 horas de trabalho de acordo com a complexidade das necessidades e serviços contratados.
4. Entrega e treinamento: Realizar a entrega, instalação e testes no local do computador e periféricos. Realizar treinamento do usuário nas novas funcionalidades e serviços contratados.
Essa etapa usaria 4 horas de trabalho mais deslocamento.
A partir daí é só considerar o custo da sua hora/trabalho e colocar o lucro que quer ganhar :-p
olha isso, esqueci de uma etapa fundamental:
Pós Venda: Nessa etapa deve estar inclusas 2 horas de suporte remoto (computador novo sempre gera dúvidas) mais um trabalho de cadastro e pesquisa da satisfação e possíveis novas necessidades dos clientes (upgrade, novos usuários, mudança de perfil).
Essa etapa deveria gastar 4 horas de trabalho.
Caro dronf78,
sensacional sua contribuição. Nota 100. Vamos sistematizá-la.
dronf78 disse: 1. Análise de requisitos - Essa etapa usaria umas 2 horas de trabalho mais deslocamento.
2. Dimensionamento e cotação das peças e periféricos necessários - Essa etapa usaria 2 horas de trabalho para elaboração e 1 hora de trabalho mais deslocamento para aprovação.
3. Compra e montagem das peças - Essa etapa usaria de 4 a 8 horas de trabalho de acordo com a complexidade das necessidades e serviços contratados.
4. Entrega e treinamento - Essa etapa usaria 4 horas de trabalho mais deslocamento.
5. Pós Venda - Essa etapa deveria gastar 4 horas de trabalho.
A partir daí é só considerar o custo da sua hora/trabalho e colocar o lucro que quer ganhar :-p
Tomei a liberdade de fazer um clipping do seu post. Vou tentar sintetizar, ok?
O que fazer:
Análise de requisitos;
Dimensionamento e cotação das peças e periféricos necessários;
Compra, montagem das peças, teste e instalação:
Entrega, instalação e treinamento;
Pós Venda.
Pontuado o que se deve fazer, agora precisamos saber como fazer.
Como fazer:
Análise de requisitos:
Entrevistar o cliente para saber o que ele espera, o que ele pretende realizar com seu equipamento e as projeções futuras de utilização daquela máquina. Pode consumir cerca de uma hora com o cliente (talvez mais de uma visita nessa etapa, para sanar quaisquer dúvidas) e o tempo de deslocamento. Consome aproximadamente mais quatro horas extras para a definição exata do que o cliente necessita (não economizem tempo aqui, pois é talvez a parte mais importante do trabalho de atendimento às necessidades do cliente).
Dimensionamento e cotação das peças e periféricos necessários:
Esse é o trabalho de pesquisa de componentes e de preços e apresentação para o cliente. Consome pelo menos umas três ou quatro horas com pesquisa de componentes (elaboração de especificação), mais umas duas horas para tomada de preços, uma hora para apresentação ao cliente e aprovação e tempo de deslocamento.
Compra, montagem das peças, teste e instalação:
Essa é a parte braçal do serviço. Vai demandar habilidade do montador.
Para compra das peças aproximadamente duas horas, considerando que serão compradas em locais diferentes, mais tempo de deslocamento. Para a montagem aproximadamente quatro horas em condições favoráveis. Ainda é necessário um tempo de doze à vinte e quatro horas para testes e oito horas para instalação (no caso de ser um servidor e você levá-lo com todos os serviços já configurados) quando se aplicar.
Entrega, instalação física e treinamento:
Nessa fase é importante que você obtenha alguma documentação para fornecer algum tipo de manual para que o cliente possa obter consulta rápida de operação do sistema. Para entrega e instalação física (ligação de cabos, etc.), desde que o cliente tenha o local adequado e preparado, uma hora deve ser o suficiente. Some o tempo de deslocamento. Para o treinamento, que pode ser em um dia diferente e, aliás, é o ideal que seja, reserve de quatro a oito horas (dependendo do que você está entregando) mais deslocamento.
Pós Venda:
Essa é a fase mais importante. É aqui que você fecha seu serviço com chave de ouro. Reserve umas quatro a oito horas para atender seu cliente mesmo que ele não te chame, pois isso confere um ar de atenção com o mesmo. Você pode dividir em quatro visitas de uma ou duas horas. Disponha seu telefone em horário comercial para dúvidas simples pelo período de garantia. Para garantir a satisfação, faça uma pesquisa com seu cliente da satisfação dele, e se está atendendo. coloque aí o tempo de deslocamento também.
Calculando como tempo médio de deslocamento uma hora, vamos lá:
Análise de requisitos
Tempo de deslocamento: 4 horas (duas visitas)
Tempo de entrevista e tira-dúvidas: 2 horas
Tempo de estudo de necessidades: 4 horas
Dimensionamento e cotação das peças e periféricos necessários
Tempo de deslocamento: 2 horas (visita ao cliente)
Especificação: 4 horas (necessário para uma pesquisa decente de componentes de hardware).
Cotação: 2 horas
Compra, montagem das peças, teste e instalação:
Tempo de deslocamento: 4 horas (em dois lugares diferentes, por exemplo)
Montagem das peças: 4 horas
Teste: 24 horas (máximo)
Instalação: 8 horas
Entrega, instalação física e treinamento
Tempo de deslocamento: 6 horas (2 para entrega/instalação e 2 vezes para treinamento)
Instalação física: 1 hora
Treinamento: 8 horas
Pós Venda
Tempo de deslocamento: 8 horas (4 visitas)
Suporte in-loco (visita): 8 horas (4 visitas)
Suporte telefônico (2ª à 6ª feira, horário comercial, por 6 meses)
Vamos aos totais:
Tempo de deslocamento total: 24 horas
Tempo de serviço total: 63 horas
Tempo de suporte telefônico total: 960 horas
Vamos aos valores:
Para deslocamento, cada uma hora deve corresponder à uma viajem. aproximadamente com transporte público, em uma hora podemos considerar R$ 5,00.
Para tempo de serviço, podemos considerar a hora-técnica como R$ 3,64 (vai variar de caso), que é o mesmo que um técnico que ganha 800 reais líquido (sei que é um salário baixo, mas é a média de cálculo).
Para o tempo de suporte telefônico, podemos considerar como hoda-beep, ou 10% do valor da hora técnica, R$ 0,36.
Vamos aos totais em Reais:
Tempo de deslocamento total: 24 horas x R$ 5,00 = R$ 120,00
Tempo de serviço total: 63 horas x R$ 3,64 = R$ 229,32
Tempo de suporte telefônico total: 960 horas x R$ 0,36 = R$ 345,60
Total: R$ 694,92
É um valor razoável para uma consultoria. Levando em consideração que uma configuração profissional pode facilmente ultrapassar 6000 mil reais.
Acredito que seja um cálculo razoável, o que acham?
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
Gostaria de discutir melhor esse assunto para que possamos sintonizar nossas idéias. Proponho a criação de um grupo para que discutamos e de repente até formulemos uma associação de técnicos, o que acham?
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
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"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
rmaiabh disse: Gostaria de discutir melhor esse assunto para que possamos sintonizar nossas idéias. Proponho a criação de um grupo para que discutamos e de repente até formulemos uma associação de técnicos, o que acham?
Achei excelente a idéia, além disso a criação de um manual padrão de procedimento para essas ações!
[]s
JRotten disse: Achei excelente a idéia, além disso a criação de um manual padrão de procedimento para essas ações!
[]s
Exatamente. Mas para isso teremos que colocar cada tópico para que possamos discutir. Que tal um novo tópico?
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"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
rmaiabh disse: Exatamente. Mas para isso teremos que colocar cada tópico para que possamos discutir. Que tal um novo tópico?
Aguardo sugestões. Acho que o assunto interessa à todos os técnicos profissionais...
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