jqueiroz
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O objeto a ser medido vai estar sempre na mesma posição? Se estiver, ou você tiver como confirmar que está sempre na mesma posição relativa do objeto, pode usar um feixe de laser, e procurar pelo reflexo dele no lugar esperado. A falta desse reflexo, ou a dispersão exagerada do feixe pode indicar que a superfície está irregular ou fora do esperado.
Você pode combinar vários feixes pra fazer uma matriz de pontos, e assim ter mais precisão na medida. Era nisso que estava pensando, né?
Enviado do meu smartphone
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CyberMaximus
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Poderia dar mais detalhes do projeto, o que realmente vc tá projetando, pra indicar ago consistente e assim fazer vc não perder tempo.
Mas inicialmente essa dica do Jota é a mais indicada.
Claudio Hide...
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Então na verdade o projeto é detecção do espelho retrovisor externo junto as colunas. O corpo do espelho é curvado. Não tenho ideia de como identificar ele muito próximo da coluna.
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EU NÃO RESPONDO DÚVIDAS TÉCNICAS POR MP!!!!!
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Então na verdade o projeto é detecção do espelho retrovisor externo junto as colunas. O corpo do espelho é curvado. Não tenho ideia de como identificar ele muito próximo da coluna.
Ha é tu !!!
Agora que vi o nick.
Não entendi claramente, o sensor vai ficar na coluna, pra quando o retrovisor passar perto dela ou vai ficar no retrovisor pra identificar quando a coluna passar?
Se for isso acho q o sensor de ultrassom seria mais interessante não?
Pq pelo que entendi vc quer identificar quando o objeto se aproxima do alvo e isso não tem uma ligação com a forma.
Com o sensor a laser tbm funcionaria,mas vc vai gastar mais tudo, mais com sensor, mais código de programação etc.
O sensor laser pra identificar forma é mais pra quando vc precisa fazer uma leitura tridimensional, como por exemplo um voo autonomo ou quando vc escaneia uma peça para uma impressora 3d.
Claudio Hide...
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Então, o sensor ultrasônico não pega, pois quero saber exatamente se a parte traseira do retrovisor (curvo) está muito perto da coluna no estacionamento. Acho que vou tentar o laser ToF, mas acho que não vai dar certo...
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Então, o sensor ultrasônico não pega, pois quero saber exatamente se a parte traseira do retrovisor (curvo) está muito perto da coluna no estacionamento. Acho que vou tentar o laser ToF, mas acho que não vai dar certo...
Mas vc já tentou com o de ultrassom?
Talvez vc tenha que usar 2 sensores ou mais em forma côncava para receber a reflexão, vc pode tentar com 1 emissor apenas e 3 receptores.
O laser tem a questão de ser preciso em um ponto pequeno, daí pode ser q ele tenha dificuldade em detectar o retrovisor em determinadas situações, tipo, vc calibra ele, mas depois na próxima vez q for estacionar, vai estar um pouco mais pra direita ou esquerda daí ele já não detectar, de qualquer forma vc terá que testar, ou "experimentar".
Ps. se a dúvida não for técnica vc responde por mp?
Claudio Hide...
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Vou optar pelos sensores ultrasonicos e laser e ver qual funciona melhor...valeu
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jqueiroz
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Então na verdade o projeto é detecção do espelho retrovisor externo junto as colunas. O corpo do espelho é curvado. Não tenho ideia de como identificar ele muito próximo da coluna.
Espelho retrovisor do carro? Pq o ultrassom não pega?
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Vou optar pelos sensores ultrasonicos e laser e ver qual funciona melhor...valeu
Pensei q vc ja tinha testado com o de ultrassom.
esquiloesper...
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O uso de laser em feixe fixo é muito perigoso. Não recomendo.
O uso de ultrassom é indicado.
O infravermelho modulado também.
Mas eu realmente consideraria o uso de sensores AM-RF. Com as mesmas características e vantagens do ultrassom, é imbatível no baixo custo, baixíssimo consumo, tamanho reduzido, baixa manutenção e a facilidade de construção, ajustes e reparos do tipo "faça você mesmo".
Por necessitar de transmissor fixo ele só perde para o ultrassom no quesito portabilidade. Mas como a coluna não vai sair do lugar, isso não seria problema.
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jqueiroz
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Pensando aqui... não poderia usar algum sensor de campo magnético, captando qualquer alteração significativa?
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esquiloesper...
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Pensando aqui... não poderia usar algum sensor de campo magnético, captando qualquer alteração significativa?
Campos magnéticos permanentes funcionam em determinados cenários, aliás este é o princípio de funcionamento dos sensores dos alarmes para portas e janelas das casas. O problema é o seu pequeno raio de ação bem como a dificuldade em se medir o grau de proximidade, por ser um sistema completamente mecânico se torna inviável nos automóveis (o emprego de molas estáticas para medir esta proximidade falharia no primeiro solavanco.)
Outrossim, a utilização de magnetos mais fortes e maiores é extremamente perigosa para a segurança das pessoas, especialmente para quem usa marcapasso.
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jqueiroz
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Não estava pensando num gerador de campo magnético, mas sim num sensor de campo magnético. Algo capaz de sentir a perturbação causada pelas ferragens da coluna, ou do próprio concreto, ao passar suficientemente perto. Seria bastante específico pra situação que o Hideki sugeriu, mas...
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esquiloesper...
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Sim, eu entendi isso mesmo.
- Mas todo "sensor" precisa de um "gerador"... e tanto faz se este "gerador" que você menciona seja um ímã permanente ou um indutor energizado. O perigo que citei continuaria existindo para as pessoas bem como para os objetos metálicos livres.
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