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sephiroth0
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Secret of Mana Remake

#1 Por sephiroth0 06/05/2019 - 11:13
Peguei o remake de Secret of Mana na PSN. Criando o tópico e deixando algumas opiniões sobre o mesmo.
O remake, assim como o anterior (Adventures of Mana), é extremamente fiel ao original. Maior problema até agora é que a performance no vita fica a desejar. As músicas remixadas são ruins, e a dublagem US horrível, felizmente dá para jogar com as músicas originais e a dublagem jp ou retirar a dublagem. A tradução segue ruim também, assim como jogos da era SNES. Os visuais achei bons e personagens estão muito mais detalhados que no SNES, bem superior neste quesito. Os cenários não tenho certeza, a arte original era bem distinta, mas não achei ruins no remake. Não tenho opinião formada por hora.

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No dormir, personagens ficam conversando antes as vezes, não estou lembrando se existia isto no Snes.
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Dá agora para ver o Thanatos em detalhes.
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Fui até depois das ruínas, daqui em diante, mesmo tendo jogado inúmeras vezes, lembro de coisas soltas, sem ter a ordem correta como acontecem.
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#2 Por sephiroth0
19/05/2019 - 17:11
Fechei Secret of Mana.
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O remake, diferentemente do primeiro, ficou abaixo do esperado. Enquanto o remake do primeiro foi algo que mantiveram a jogabilidade simples e sem maiores problemas técnicos, a situação do remake do Secret é bem pior. Joguei a versão Vita. Para começar, bugs e crashes seguidos. Parece que crashes ocorrem em todas versões.
Um bom remake atualiza o necessário na jogabilidade sem alterar a essência do jogo (reimaginações até OK isto ocorrer, remake não). Secret of Mana Remake faz parcialmente isto. Atualiza os personagens, com modelos no qual se visualiza bem eles, todos os diálogos do jogo são dublados (a dublagem japa é passável, enquanto a em inglês é inaudível). Tem opção de usar OST remix ou a original. Particularmente achei a remixada fraca, e usei a original. E os problemas: usabilidade. Muito miss nos ataques com hitbox estranha (visualmente por vezes se acerta o ataque, mas não a área de hitbox). Era algo a mexer, que no original não envelheceu tão bem. Mas isto é passável. Tenho dúvidas se não houve uma piora do original no hitbox. Os miss lembro que aconteciam bastante. O pior caso foi o do ring menu, onde no original no X se trocava para o segundo e terceiro personagem. Não lembro de ter o problema que ocorreu aqui, onde se um personagem executava uma ação, eu não conseguia selecionar o ring menu para este executar uma magia, por exemplo. Eu tinha de esperar ele parar de atacar, para então conseguir selecioná-lo. Se ocorria no original, coisa que não lembro de passar por isto, e foi algo que me incomodou bastante jogando agora, deveria ser atualizado, deixar selecionável sempre e agendar para a próxima ação o que eu fizesse.
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Os personagens ficam conversando umas zoeiras antes de ir dormir nas pousadas, não lembro se tinha no SNES isto, ficou legal.
A arte do jogo ficou boa no remake. A original era distinta, mas no geral não perdeu a qualidade. Abaixo a primeira imagem tem um Snes vs remake, as casas achei um pouco mais feias no remake, mas outras coisas superiores, como os detalhes dos cenários, águas melhoradas, etc. O mini-map ficou legal, usaram como base a arte original nele. Notar que a segunda janela está aberta, como no original, mas estão nas cores do remake.
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A performance que o jogo roda não é boa (Vita, não sei outras versões), especialmente com lentidão em telas, frame-skip quando inimigos resolvem usar magias, dependendo do cenário. E tem bugs bizarros. Exemplos de bugs que ocorreram ao jogar:
  • crash (o mais comum)
  • um inimigo usar uma magia, o personagem atingido não poder se mexer mais, e o inimigo não poderia ser atingido mais, o som começar a soltar umas estáticas depois de um tempo.
  • Teve horas que não conseguia selecionar um personagem parado para usar magia (bug além do problema que citei acima).
  • Um personagem perder a textura (Randi no caso).

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- vou citar crashes novamente. :kkk
Felizmente os crashes são minimizados pelo auto-save, senão, seria impossível quase ter finalizado o jogo, já que ocorreram muito dentro das dungeons, onde não tinha como salvar. O jogo usa o auto-save a cada troca de tela praticamente.

Para finalizar, gostei de rever o clássico, jogando uns 20 anos mais ou menos após ter jogado pela última vez quando tinha um SNES, mas depois de ter jogado o primor técnico Final Fantasy X, da mesma Square-Enix, no mesmo Vita, dá para ver que além de desleixados, deveriam cobrar o que o jogo vale, não mais que U$5, ao contrário dos mais de R$100 que acham que vale. Simplesmente não vale este preço o jogo. Não sei o quanto dele foi feito pela Square-Enix e o quanto foi terceirizado, já que tem empresa aparentemente chinesa e indiana que aparece nos créditos do jogo. Porém o QA era da própria SE. Jogar no mercado algo assim como produto finalizado é inaceitável, ainda mais se tratando de uma empresa do porte e condições financeiras da Square-Enix. Joguei indies com qualidade gráficas similares e sem o número de problemas deste remake. Ele é jogável, mas Secret of Mana merecia mais por parte da Square-Enix.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
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#3 Por -Uchiha-
20/05/2019 - 20:49
Os preços deveriam variar de acordo com o escopo do projeto... Esse remake claramente teve o mesmo escopo de jogos como I am Setsuna ou Lost Sphear, se não me engano, ambos da Square e é jogo com preço de U$20 no lançamento.

Não tem como querer cobrar preço de U$60, quando temos por exemplo Red Dead Redemption 2 com um escopo e investimento infinitamente maior também custando U$60.

Na steam, o preço full dele tá R$120... impraticável.
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