Logo Hardware.com.br
NyanDere
NyanDere Ubbergeek Registrado
3.4K Mensagens 387 Curtidas

Review da Xigmatek Centauro 1000W - TweakTown

#1 Por NyanDere 11/05/2012 - 18:03
Olá, pessoal! Trago aqui um review de uma das fontes da recém-lançada série Centauro da Xigmatek. Vocês podem ver o review aqui:

Xigmatek Centauro 1000
http://www.tweaktown.com/reviews/4717/xigmatek_centauro_1000_watt_power_supply_review/index1.html

Imagem

Introdução

A série Centauro é fabricada pela Sirtec, que faz muitas fontes de boa qualidade e outras tranqueiras, portanto cada teste de fontes dessa fabricante é uma supresa, e espero que esta me supreende (continuem lendo... smile.png). A Centauro 1000W e as demais fontes da mesma série são certificadas com o selo 80plus Bronze.

Aparência externa, Etiqueta e Cabeamento

Agora vou fazer uma rápida análise do que eu vi, começando pelo exterior. Como vocês podem ver, a fonte tem um visual bem bacana, certo? É isso aí. O tom de preto e as duas etiquetas combinam bem, fazendo a fonte ter um visual bem clean.

O cabeamento modular também parece ser bem organizado alí, com informações bem didáticas da distribuição da potência da fonte. Os cabos possuem comprimento de em média 55cm para os PCI-E, 85cm para os Molex e SATA e cerca de 65cm para o conector ATX/EPS12V. Com placas como a HD7870 e a GTX670 saindo com dois conectores PCI-E e consumindo menos de 160W, posso dizer que a fonte poderia ter mais dois conectores PCI-E, apesar de seis cabos PCI-E já ser o bastante. A fonte possui cerca de 65% do seu cabeamento modular, que é composto por cabos Molex, SATA e quatro PCI-E.

Esta fonte fornece 75A na linha de +12V, equivalente a 900W de potência, sem muito segredo aqui. Logo vamos ver se esta é a potência útil da fonte ou se teremos que somar por 40W ou 50W, olhando a construção interna.

Construção Interna

Olhamos por dentro e encontramos um interior bem denso de componentes. Existem três bobinas principais no secundário, portanto a fonte usa a regulação de tensão individual e entrega 950W para um PC moderno. As outras fontes da mesma linha devem seguir o mesmo projeto.

Os capacitores da fonte parecem ser todos japoneses, Chemi-con no secundário e um Rubycon solitário no primário. O teste não mostrou a capacitância desse capacitor do primário, mas particulamente eu deduzo que se uma fonte de 1000W tem apenas um capacitor no primário, ele está subdimensionado, pois é difícil ver algum que passe dos 560µF. Ideal para esta fonte é ver dois capacitores que tenham capacidade de no mínimo 400µF.

A fonte parece ter um filtro de transientes completo também, mas não identifiquei presença de varistor. Não foram mostrados a qualidade da solda ou componentes como retificadores ou placas de monitoramento. Pelo menos foi informado que a ventoinha é da Globe Fan, bem conhecida das Super Flower, mas sem dados sobre o funcionamento dela.

Resultados dos testes

Nos testes, que eu achei bem simples, notei que foram imprimidas cargas progressivas, ou seja, aumentando gradualmente a demanda de todas as linhas, chegando a combinar 120W nas menores linhas (+5V, +3.3V, 5VSB, -12V), o que não condiz com as cargas comuns de um PC, que demanda 50W dessas linhas. Vi uma variação da regulação de tensão média de 2,5% para cada linha, o que quer dizer que a fonte deve se sair bem nesse quesito, o que é de se esperar de uma fonte com geração de tensão individual.

E só foi informado o ripple em +12V, que chegou a 48mV no máximo. Bom, mas queria ver o que demandaram nas demais linhas. A eficiência atingida variou entre 82% e 86% nos testes, o que quer dizer que ela respeita as especificações da Ecos para a certificação 80plus Bronze. Por ela estar nesse nível de eficiência e por ela ser uma fonte de 1000W, acredito que a eficiência seje baixa em baixas cargas.

Conclusão

A Xigmatek Centauro 1000W é uma boa fonte de 950W no geral, mas custando cerca de $180, é complicado disputar com fontes de alto custo, pois com $20 a mais você consegue fontes 80plus Gold de mesma potência. Porém são poucos que exigem mais que 600W da fonte com SLIs e CF pesados como de GTX680 e HD7970, então é sempre mais interessante pegar uma fonte de menor potência, talvez de melhor qualidade e de maior eficiência também, já que podem ser encontradas fontes como Seasonic X-760, Kingwin LZP-750, entre outras custando $180 ou menos. Porém, com os resultados desta fonte, há uma certa expectativa de que os demais modelos se saiam bem, pois a Sirtec costuma ser regular com fontes de uma mesma série.

Xigmatek Centauro 1000 - Resultados finais
Potência útil: 900W em +12V
Barramentos de 12V: B - /900W/
Eficiência Energética: B - 82-86%
Regulação de Tensão: A
Oscilação de Ruído/Ripple: B
Cabeamento: A - Seis cabos PCI-E, 65% modular
Construção: A
Fator Silêncio: A
Padrão ATX12V
----------------------------
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal