Logo Hardware.com.br
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.4K Mensagens 2.7K Curtidas

Ressuscitando uma VGA-capacitores estourados.

#1 Por CyberMaximus 03/09/2011 - 12:23
Bom dia galera!

Segue descrição passo-a-passo da recuperação de uma 8600GT OC da XFX.

Esse problema é muito comum entre as XFX de baixo custo, tendo em vista a qualidade dos capacitores utilizados pela mesma na montagem dos seus produtos, baixo custo resulta nisso.

A placa estava funcionando perfeitamente em ambiente 2D(Windows), apenas em jogos ela travava o pc, daí fui analisar o problema e descobri os capacitores.
A placa tem 3 anos de uso.

Primeiramente dêem uma olhada na danada:

Imagem

Imagem

Além destes 3 aparentes ela ainda tem mais um oculto pelo cooler.

A placa sem o cooler:

Imagem1

As ferramentas necessárias:

Imagem

1. alicate de bico.
2. tinner(solvente).
3. alicate de corte.
4. pincel de cerdas curtas.
5. pinça.
6. sugador de solda.
7. solda eletrônica.
8. ferro de solda (40W).

De posse das ferramentas e o ferro bem quente, vamos ao trabalho.
Bom, decidi usar capacitores retirados de sucatas de placas mãe antigas, pois estes capacitores maiores não tem pra vender aqui em Tucuruí.

O candidato:

Imagem

Imagem

O processo de retirada é normal, apenas esquente as pontas do capacitor de um lado com o ferro de soldar e puxe-o do outro lado, se necessário derreta um pouco de solda nas pontas do mesmo pra facilitar a saída.
Depois de retirado o capacitor vem a parte mais chata e difícil, você precisa retirar o excesso de solda com o sugador de solda, deixar os furos desobstruídos ou pelo menos sem excesso, no meu caso não consegui limpar os furos, apenas deixá-los com pouca solda, mas isso não impede o serviço, apenas deixa-o mais complicado de se fazer, feita a limpeza vc precisa alinhar as pontas do capacitor com os furos e cortar se necessário, depois de alinhadas, "aponte" o capacitor no furo, assim:

Imagem

Outro ângulo


Imagem

Imagem

E aí sem soltar o capacitor e a VGA derreta a solda do furo pelo outro lado, empurre o capacitor de um lado e o ferro do outro, quando sentir que a perna do capacitor está penetrando o furo diminua a força do ferro de solda, em seguida faça o mesmo no outro furo até que as pernas entrem até o final dos furos, pode encostá-lo no PCB.

Capacitor já no local:

Imagem

O outro lado:

Imagem

Nesse ponto vc pode passar o pincel com um pouco de tinner pra tirar a resina da solda que fica, isso fica a seu critério, pode passar sem medo, o tinner não danifica nada da placa e dá um acabamento na solda, como se fosse original.

Tome cuidado com a polaridade do capacitor, observe a mesma antes de retirar o danificado ou compare com algum capacitor vizinho, se colocar errado ele estoura em pleno funcionamento.
Faça um por um, pra vc não acabar trocando de local algum capacitor, se vc trocar algum por uma tensão mais baixa, ele tbm pode estourar.
Respeite as tensões e capacitâncias dos capacitores, o ideal é vc colocar a mesma capacitância e se não tiver a mesma tensão pode ser um maior, mas eu prefiro sempre igual, tensão e capacitância.

Serviço acabado:

Imagem

Imagem

Observem que tive que fazer uma adaptação no cooler pra caber os capacitores "novos".

Imagem

Imagem

Imagem

Vista por cima.
Imagem

Bom, só lembrando que depois desse serviço todo a placa voltou a funcionar normalmente.

Até o próximo.
Responder
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.4K Mensagens 2.7K Curtidas
#4 Por CyberMaximus
03/09/2011 - 14:44
twr70 disse:
Aqui fiz algo similar numa fonte... com um pouco de capricho e paciência a coisa funciona, no meu caso o mais difícil foi achar um capacitor nas minhas sucatas!!

[]'s


É verdade, sucata de placa mãe e de fonte não combinam.
Nesse caso, é mais fácil comprar, pois os mesmo capacitores de fonte são usados em outros dispositivos.
N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
7.1K Mensagens 785 Curtidas
#12 Por N0625
04/09/2011 - 00:20
Ótima dica.

Tive uma placa-mãe (uma PCCHIPS M863) que estourou um dos capacitores que fica ao redor do soquete do processador. Ele estourou. Até aí, beleza. Só que aquela "aguinha" que saiu dele caiu sobre um dos chips BGA de memória da minha finada GF 6200 AGP (que era uma XFX). De alguma forma, ela avançou para debaixo do chip. Como era corrosiva, o resultado é que a placa passou a apresentar imagens corrompidas ainda no POST. Ou seja, matou a minha VGA

Dei aquela praga de placa-mãe para um colega. Ele disse que o pai dele iria consertar. Falei: "Faça bom proveito". Está funcionando até hoje. Nunca mais pensei em PCCHIPS.

CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.4K Mensagens 2.7K Curtidas
#14 Por CyberMaximus
04/09/2011 - 07:44
Serfalas disse:
Pergunta boba de um quase ignorante em eletrônica: se o capacitor estufou mas não vazou, não daria certo nivelar aquelas abinhas que se abriram e fechar com algum selante (cola quente?).


Não dá certo não, quando ele estufa ele muda o comportamento dele no circuito, ou ele fica com capacitância maior ou menor, não é apenas o estado físico o problema, e o estufamento é só uma consequencia do defeito.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal