Ilkyest
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Tchê poderias usar resistências em paralelo. mas a questão é, não vejo alguma forma de que quando marcar 20ohms seja 4, e no máximo, seja máximo.
Se você por uma resistência em paralelo vai alterar no todo, igualmente para mínimos e máximos.
Se a bóia está com problemas de resistência é provavel que esteja indo aos finalmentes
Se você considerar a equação Req = Ra X Rb/ (Ra + Rb) e uma vez que tu tens Req no segundo caso que deve ser 4ohms Ra tu tens também. Tu queres Rb. tu acharás um valor que variando em função de outro, dará valor, dai basta testar.
Mas, reitero, quando tu quiser 4ohms, e aplicar resistências para tal, vais alterar no todo tua medição. Poderia montar um comparador também, mas, acredito que seja mais caro que a bóia pela quantidade de comparações que ele terá de fazer.
Chegou a verificar, porventura, se não tem azinavre nos cabos? Porque de 20 para 4 ohms são 1/5 de variação. pela lógica, 1/5 no mostrador seria imperceptível. Se tu tiveres um curso de 20 centímetros (mesmo que em círculos) isso seria apenas 4 centímetros. Tá.... 4 cms é bastante, mas qual o mostrador que tem 20cm? ]
Dá uma checada nos fios, do mostrador, da bóia, enfim. Um bom produto para limpar azinavre é limão, ou um desincravante.
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Krabe
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acho que ficaria pior, como o Ilkyest disse vai alterar os minimos e os máximos, o ponteiro ira chegar na posição máxima (cheio) mais não ira mais chegar na Minima (vazio) oque na minha opinião é pior pois não vai saber ao certo quando a gasolina/diesel irá acabar.
Aconselho que faça o correto e troque a Boia e/ou oque estiver com problema.
cabteixeira
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Você tem que considerar a possibilidade de o problema estar no indicador de combustível, e não na boia... Como é esse indicador? É do tipo bimetálico?
Sobre a questão de alterar a resistência da boia, não tenho nada a acrescentar. Acho que já foi dito tudo. Poderias até tentar construir um circuitinho que introduzisse um desvio nesse sistema, corrigindo a indicação do ponteiro, mas aí entra o que eu falei sobre o indicador: se ele for do tipo junção bimetálica, controlado por corrente, esse erro atual indica que o sistema esta chegando no fim de sua vida útil... Você vai montar toda uma parafernalha pra corrigir o problema e daqui a pouco terá que alterar a calibragem, pois novo erro vai aparecer.
Certa vez vi um problema como este, num Corcel II (Ford)... O defeito era no instrumento do painel. A solução foi substituir o indicador por um indicador com LEDs, do tipo bargraph, que montamos com comparadores LM339. A vantagem é que além de bonito, dá pra calibrar certinho... O circuito seria mais ou menos igual a este:
As alterações necessárias seriam:
1) Usar dois integrados, para ter oito LEDs indicadores (com apenas quatro não fica bom);
2) O potenciômetro RV indicado no esquema é a boia de combustível;
3) Tem que colocar um capacitor eletrolítico no cursor da boia para evitar que a indicação fique oscilando conforme o combustível balança no tanque.
claudio_mine...
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Já constatei que não é um defeito e sim uma deficiência da montadora pois outros caminhões da mesma série apresentam o mesmo problema. Uma solução possível seria quando a boia chegar na posição máxima (4 ohms) o valor caísse para zero ohms, ou seja, um circuito simples para zerar a resistência quando chegar ao valor de 4 ohms. Seria possível?
OfflineUser
General de Pijama
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O que tu tens ai é um potencimetro? De acordo com a posição da boia ele varia a resistencia ou voce tem um acinamento de resistencias por chave?
claudio_mine...
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Agradeço a todos a atenção! Uma solução possível que nós observamos é cortar um limitador que a bóia possui na parte de cima, assim a resistência diminuirá um pouco mais e o marcador ficará bem próximo do cheio!
Valeu galera!!
Ilkyest
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cuidado. pode ser que, sem esse limitador, a bóia vá além de seu curso e não volte mais. abre o olho. Seria quase a mesma coisa que o "descanso" do ponteiro do velocímetro.
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MaRcÃoOo
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Olha nobre amigo se a resistencia já está com problemas e não está te dando o valor certo, elá ja com a sua vida util esgotada, afinal ela provavelmente vai variar cada vez mais significa que seu circuito não faria funciona-la por muito tempo, eu aconselho a pesquisar outra bóia, elas tem uma vida util bem longa, é bem melhor do que ficar esquentando a cabeça com circuito, sem contar que no final da contas vai -lhe sair mais barato comprar uma nova!!
Abraços
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Mentir pra si mesmo é sempra a pior mentira