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claudio_mineiro
claudio_mine... Novo Membro Registrado
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Resistência elétrica

#1 Por claudio_mine... 01/11/2010 - 21:09
Boa noite pessoal. Preciso de uma dica para corrigir o sistema de marcador de combustível de um caminhão.
Quando a bóia do tanque está na posição inferior, o valor da resistência fica em torno de 320 ohms e o marcador do painel indica que o tanque de combustível está vazio. Porém quando a bóia está na posição superior, o valor da resistência é de 20 ohms e o marcador do painel indica que o tanque está quase cheio. Para o marcador indicar tanque cheio a resistência precisaria ser de 4 ohms.
Existe a possibilidade de fazer algum circuito simples auxiliar para corrigir esse problema? (pois não tenho como trocar a resistência da bóia).
Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
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#2 Por Ilkyest
02/11/2010 - 00:25
Tchê poderias usar resistências em paralelo. mas a questão é, não vejo alguma forma de que quando marcar 20ohms seja 4, e no máximo, seja máximo.

Se você por uma resistência em paralelo vai alterar no todo, igualmente para mínimos e máximos.

Se a bóia está com problemas de resistência é provavel que esteja indo aos finalmentes

Se você considerar a equação Req = Ra X Rb/ (Ra + Rb) e uma vez que tu tens Req no segundo caso que deve ser 4ohms Ra tu tens também. Tu queres Rb. tu acharás um valor que variando em função de outro, dará valor, dai basta testar.

Mas, reitero, quando tu quiser 4ohms, e aplicar resistências para tal, vais alterar no todo tua medição. Poderia montar um comparador também, mas, acredito que seja mais caro que a bóia pela quantidade de comparações que ele terá de fazer.

Chegou a verificar, porventura, se não tem azinavre nos cabos? Porque de 20 para 4 ohms são 1/5 de variação. pela lógica, 1/5 no mostrador seria imperceptível. Se tu tiveres um curso de 20 centímetros (mesmo que em círculos) isso seria apenas 4 centímetros. Tá.... 4 cms é bastante, mas qual o mostrador que tem 20cm? ]

Dá uma checada nos fios, do mostrador, da bóia, enfim. Um bom produto para limpar azinavre é limão, ou um desincravante.
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cabteixeira
cabteixeira Veterano Registrado
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#4 Por cabteixeira
02/11/2010 - 09:24
Você tem que considerar a possibilidade de o problema estar no indicador de combustível, e não na boia... Como é esse indicador? É do tipo bimetálico?

Sobre a questão de alterar a resistência da boia, não tenho nada a acrescentar. Acho que já foi dito tudo. Poderias até tentar construir um circuitinho que introduzisse um desvio nesse sistema, corrigindo a indicação do ponteiro, mas aí entra o que eu falei sobre o indicador: se ele for do tipo junção bimetálica, controlado por corrente, esse erro atual indica que o sistema esta chegando no fim de sua vida útil... Você vai montar toda uma parafernalha pra corrigir o problema e daqui a pouco terá que alterar a calibragem, pois novo erro vai aparecer.

Certa vez vi um problema como este, num Corcel II (Ford)... O defeito era no instrumento do painel. A solução foi substituir o indicador por um indicador com LEDs, do tipo bargraph, que montamos com comparadores LM339. A vantagem é que além de bonito, dá pra calibrar certinho... O circuito seria mais ou menos igual a este:
comparator4levelthumbnail.gif

As alterações necessárias seriam:
1) Usar dois integrados, para ter oito LEDs indicadores (com apenas quatro não fica bom);
2) O potenciômetro RV indicado no esquema é a boia de combustível;
3) Tem que colocar um capacitor eletrolítico no cursor da boia para evitar que a indicação fique oscilando conforme o combustível balança no tanque.
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claudio_mineiro
claudio_mine... Novo Membro Registrado
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#5 Por claudio_mine...
02/11/2010 - 18:19
Já constatei que não é um defeito e sim uma deficiência da montadora pois outros caminhões da mesma série apresentam o mesmo problema. Uma solução possível seria quando a boia chegar na posição máxima (4 ohms) o valor caísse para zero ohms, ou seja, um circuito simples para zerar a resistência quando chegar ao valor de 4 ohms. Seria possível?
MaRcÃoOo
MaRcÃoOo Membro Senior Registrado
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#9 Por MaRcÃoOo
05/11/2010 - 15:25
Olha nobre amigo se a resistencia já está com problemas e não está te dando o valor certo, elá ja com a sua vida util esgotada, afinal ela provavelmente vai variar cada vez mais significa que seu circuito não faria funciona-la por muito tempo, eu aconselho a pesquisar outra bóia, elas tem uma vida util bem longa, é bem melhor do que ficar esquentando a cabeça com circuito, sem contar que no final da contas vai -lhe sair mais barato comprar uma nova!!

Abraços

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