// Mais uma vez, não sei se estou postando na sala correta... sorry se houver erro de postagem =(
Olá,
Tantas vezes adquirimos um software, pagamos a licença e, após ativar corretamente o mesmo, somos convidados a realizarmos o registro do produto, onde, mediante tal registro, é ofertado suporte técnico, updates/upgrades gratuitos por X tempo etc. Hoje em dia isso não está tão comum, visto que o licenciamento/ativação costuma já ocorrer online e esta envolve também o registro, mas antigamente, com ativação por um serial number, ou comprando o software na mídia física em alguma loja, éramos muitas vezes apresentados a uma tela de registro, mesmo estando o software já pago e licenciado. Um exemplo: você compra um Norton Utilities (isso ainda existe? lol) na loja, o instala em seu computador (sem se preocupar com ativação, serial number etc, pois já o comprou completo em mídia física) e, após a instalação, ele te apresenta uma tela convidando-o a se registrar junto à Symantec, oferecendo updates gratuitos, suporte técnico por X dias etc. E, também, dando a opções de você se fazer o registro do produto mais tarde se desejar - às vezes, até mesmo dá a opção de "não te lembrar novamente" sobre tal registro.
O correto licenciamento do software é necessário, claro: não vamos burlar as limitações e tentar usar para sempre um software trialware, por exemplo. Mas, nos casos como o exemplificado acima, onde é oferecido um "registro" extra, à parte do status do seu software (que já é completo e legal), a pergunta é: esses "registros" para suporte técnico e etc, geralmente oferecidos pós-instalação, são obrigatórios? Às vezes sou levado a pensar que não, e tal registro de minha instalação fica a critério meu (tipo um "registro se quiser, o software já tá pago e completo"). Mas, será que né isso mesmo em tais situações? Ou estou errado? Alguém tem mais experiências sobre tais situações, que possa dar dicas?
[]'s,
D. Henryk
Geek
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