Logo Hardware.com.br
cacatuamae
cacatuamae Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Reaproveitando dispositivos de TV antigos

#1 Por cacatuamae 18/07/2023 - 14:14
Esta semana o técnico da Claro veio aqui em casa para poder substituir o equipamento de internet e eu deixei separado o aparelho de TV, que já estava desconectado há mais de 2 anos, mas eu estava pensando sobre isso já há algum tempo: será que é possível utilizar os aparelhos de TV “abandonados” pelas empresas de uma forma diferente do que eles foram inicialmente projetados?

Eu explico: o hardware tem capacidade para recerber e transmitir informaçòes de rede, decodificar sinais de vídeo e receber instruções via controle infravermelho, mas também consta de porta USB e certamente tem um processador capaz de rodar um sistema operacional razoavelmente robusto para poder dar conta de todos estes recursos.

Assim sendo, considerando que um Raspberry Pi de primeira geração já era capaz de rodar um servidor de mídia caseiro, será que é possível fazer o mesmo aproveitando estes equipamentos? Eles já estão há bastante tempo disponíveis e não seria novidade lidar com software personalizado para recursos de operadoras, haja vista o OpenWRT, compatível com todo e qualquer tipo de roteador.

Qaundo digo “abandonados”, falo literalmente mesmo, quem nunca cancelou um plano ou trocou de operadora para escutar o “passaremos ai para buscar o equipamento” e isso nunca aconteceu? Além disso, como disse, muitos equipamentos já são bem antigos, datando de 2012 ou antes, e não há muito sentido em manter eles na sua proposta original, por falta de resolução 4k para os televisores modernos ou qualquer outro recurso que seja importante e necessário para o consumo de mídia novo.

Eu busquei no YouTube e em alguns foruns mas não encontrei ninguém falando sobre esta possibilidade, talvez porque seja impossível mesmo, mas achei que valreia a pena iniciar essa conversa por aqui. Estou em posse de um Humax HNB100 da NET (hoje Claro), e tinha interesse em me aventurar nessa proposta.

Para quem trabalha na área ou já tem algum conhecimento prévio no assunto: é possível, conhecem algum caso em que isso já foi feito ou tentado?
Responder
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal