Logo Hardware.com.br
Mike Pacasi
Mike Pacasi Geek Registrado
2.4K Mensagens 94 Curtidas

PulseAudio no Debian Lenny [dica]

#1 Por Mike Pacasi 10/06/2010 - 09:33
Olá pessoal!

Recentemente resolvi experimentar a instalação do servidor (mixador) de audio PulseAudio num Debian Lenny que tenho aqui em minha máquina de desenvolvimento/produção/testes. Resolvi fazer isso por dois motivos:

a) Estou precisando manter dois sons diferentes em funcionamento ao mesmo tempo, tipo uma ligação no Skype ou um áudio de um CD e uma musica de fundo de uma rádio da internet por exemplo.

b) Verifiquei recentemente através de testes que fiz no novo Fedora 13, bem como através de depoimentos do pessoal que está usando o novo Ubuntu 10.04, que o sistema de som melhorou com o PulseAudio.

Então porque não usá-lo no Lenny?

O PulseAudio, por ser um servidor/mixador (multiplexador) de audio, faz isso tranqüilamente, e, principalmente (com mais vantagens), se Vc necessita fazer esta mixagem através da rede local por exemplo, pois a arquitetura dele foi "bolada" para redes. Mas esse não foi o meu caso, pois eu só queria mesmo a mixagem do som na minha máquina local.

Os procedimentos que usei seguem básicamente os seguintes passos, e, a lista detalhada de comandos de instalação e arquivos de configuração estão todos aqui neste HowTo que disponibilizo online.

Notas:
Este é o meu "som" onboard:

$ lspci | grep Audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller
(rev 01)

É recomendado instalar no Debian um kernel de baixa latência, para melhorar o desempenho em áudio, bem como, é claro, sempre melhor Vc ter aí uns 2GB de RAM para não ter problemas qdo abrir aplicações gráficas (Gimp...) junto com mais de uma aplicação de som.

Este Tutorial é um exemplo, e poderá exigir uma adaptação dependendo de cada caso:

1) Verificar algumas poucas dependências;

Vc pode usar o Pulseaudio com ou sem o hal (hardware abstraction layer). Também pode usá-lo com ou sem outros servidores como o Jack ou o EsounD (ESD) este último usado no Gnome. Eu aqui optei por desinstalar o Hal e não usar o Jack, pois são desnecessários. Mantive o esound-common e o esound-clients pois são dependências para outras coisas que tenho aqui. Meu gerenciador de janelas é o Openbox (GTK) com FbPanel e PCMan File Manager, e eu uso algumas coisas do Gnome aqui.

2) Instalar os pacotes;

Veja tuto acima.

3) Instalar algumas aplicações já nativamente compatíveis "out-of-the-box" com o PulseAudio, para testar a mixagem do som;

Veja tuto acima.

4) Criar e/ou Editar os arquivos de configuração:

Ver tuto acima, com meus exemplos para:

  • ~/.asoundrc

  • /etc/pulse/default.pa

  • /etc/dbus-1/system.d/PulseAudio.conf

  • ~/.config/openbox/autostart.sh

  • /etc/default/pulseaudio

  • /etc/libao.conf

  • /etc/mplayer/mplayer.conf

  • /etc/pulse/daemon.conf

  • /usr/bin/paprefs (aplicativo gtk para "setar" parametros do Pulseaudio)


É importante considerar que o PulseAudio, por questões de segurança, deve ser iniciado pela seção do usuário (GDM, XDM, KDM) via seu respectivo procedimento de "autostart".

O comando para iniciá-lo é $ pulseaudio -D e para pará-lo é: $ pulseaudio -k

Existe também a opção de iniciar o PulseAudio através do init durante o Boot, mas isso não é o defaut (definido em /etc/default/pulseaudio)

É isso aí...boa sorte aos que forem tentar...! Aqui está bombando..!

Imagem

Flw!
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal