Logo Hardware.com.br
JOMARUMU
JOMARUMU General de Pijama Registrado
2.7K Mensagens 342 Curtidas

Como saber se o protocolo de um produto eletrônico é patenteado ou protegido?

#1 Por JOMARUMU 20/03/2018 - 23:33
Desculpe a pergunta ser aqui, não achei local melhor.

Uma empresa me procurou com um problema: Eles revendem um sistema, é tipo de uma rede, um ponto se comunica com todos os outros. O problema é que o ponto master costuma dar problemas, e o preço de substituir é elevado, mas eles não tem escolha, é muito mais barato substituir o master do que toda a rede.

Me perguntaram se eu conseguiria copiar o master e criar um projeto alternativo, levei alguns dias, mas consegui entender o sistema de comunicação, é um UART invertido com 9 ou 10 bits onde, em situações específicas, ocorre um deslocamento de metade do tamanho de um bit, com alguns delays variáveis conforme a situação e com a remoção de trechos de conversa em outras situações.

Agora estou preocupado com isso ser protegido ou não, onde posso pesquisar esse tipo de coisa? A empresa obviamente esconde esse tipo de detalhe, eles deram um nome para o protocolo, mas todas as referências na internet são para o produto deles.
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#3 Por TRONNER
21/03/2018 - 09:39
apimente.br disse:
Acredito que o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) seja o melhor ponto de partida.

Reforçando a consulta ao INPI inclusive sobre alguma reserva de patente, nada impede de não existir qualque registro mas repentinamente surgir alguém manifestando a propriedade da solução.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
JOMARUMU
JOMARUMU General de Pijama Registrado
2.7K Mensagens 342 Curtidas
#4 Por JOMARUMU
21/03/2018 - 12:59
Pesquisei no INPI, mas não achei nada, fiz umas 20 pesquisas diferentes, incluindo o CNPJ da empresa, mas nunca retornou nada.

Ao mesmo tempo em que não faz sentido ser protegido, pois se trataria de uma venda casada (os produtos da empresa só se comunicam com os outros produtos dela, e você tem que pagar caro por isso), também faria algum sentido, a empresa segue todas as normas e investe um bom dinheiro em desenvolvimento de produtos.


Obrigado pela ajuda.
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#5 Por TRONNER
21/03/2018 - 14:20
JOMARUMU disse:
Pesquisei no INPI, mas não achei nada, fiz umas 20 pesquisas diferentes, incluindo o CNPJ da empresa, mas nunca retornou nada. Ao mesmo tempo em que não faz sentido ser protegido, pois se trataria de uma venda casada (os produtos da empresa só se comunicam com os outros produtos dela, e você tem que pagar caro por isso), também faria algum sentido, a empresa segue todas as normas e investe um bom dinheiro em desenvolvimento de produtos. Obrigado pela ajuda.

Não necesariamente uma venda casada, uma vez que ele pode ser vendido como uma solução para uma necessidade, venda casada seria por exemplo comprar uma impressora e poder usar apenas os cartuchos da fabricante do aparelho, usar somente a marca de óleo que acompanhou o carro quando 0km etc..., nesse caso podemos dizer que tem suas justificativas por ser um software com recursos restritos por uma razão legal, proteção contra roubo de informações etc...
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#6 Por jqueiroz
21/03/2018 - 20:10
E aí Joma...

A empresa é brasileira? Se não for, pode ser que o produto seja patenteado lá fora. Depende muito do modelo de negócio dela.

A Cisco, por exemplo, tem vários protocolos patenteados, como o VTP, o CDP, e o DTP. O EIGRP também é patenteado, mas recentemente a Cisco tornou-o aberto em grande parte.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
JOMARUMU
JOMARUMU General de Pijama Registrado
2.7K Mensagens 342 Curtidas
#10 Por JOMARUMU
24/03/2018 - 11:20
JoaoNeto disse:
Voce pode escrever pro INPI e pra empresa em questão. Falando nisso, qual é a empresa?

A empresa que me procurou é uma grande parceira comercial, mas há algum tempo já vem buscando diminuir as compras, mas por enquanto eles são bastante dependentes dessa outra empresa, não posso entrar em contato, nem falarei o nome para evitar algum problema.
O que eu acho que farei é copiar o trecho em UART invertido, com isso acho que posso conversar com todos e ignorar o resto do protocolo.


jqueiroz disse:
Engraçado vai ser se vc acabar descobrindo que a própria empresa viola patentes nesse produto.

Enviado do meu smartphone

Hahahahaha pior é que eu realmente acredito que isso possa acontecer.
No meu estágio trabalhei mais ou menos com a mesma coisa, desenvolvimento de um sistema eletrônico, basicamente o concorrente tomou como base o nosso antigo sistema e simplificou o processo. Nosso novo sistema seria totalmente refeito para deixar ainda mais simples para o usuário, sem aproveitamento de códigos antigos, então tomamos como base o sistema do concorrente.
E não só isso, descobrimos que esse concorrente que copiou o sistema de um terceiro concorrente em um dos sistemas periféricos.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal