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Problema com erro 10016 - DistributedCOM.

#1 Por hanji-2 27/03/2024 - 09:17
fabr83 disse:
A quem possa interessar, este problema foi resolvido.
Apresento adiante descrição do problema e como resolvê-lo.

1. Sobre o problema
Aparentemente este erro ocorre após atualizações no Windows que, durante o processo de atualização e para alguns aplicativos específicos, não mantém permissões de acesso ou revoga tais permissões, prejudicando o funcionamento do Windows.
O impacto disto são erros descritos no Visualizador de Eventos e que aparentemente atrasam o login da máquina.
Para solucionar, usuário deve estar como administrador e seguir as etapas adiante.

2. Caso de exemplo:
No exemplo abaixo o aplicativo identificado por CLSID {8D8F4F83-3594-4F07-8369-FC3C3CAE4919} e APPID {F72671A9-012C-4725-9D2F-2A4D32D65169} está com erro de permissão de acesso ao usuário SISTEMA local.
Foi feito utilizando o Windows 10.
Como é uma máquina no domínio, onde apareceria o nome da máquina e do domínio foi substituído por "notebook/contoso.com.br" ou simplesmente omitido.
   

3. Etapas para solucionar o caso do exemplo:
3.a) Abra o registro (regedit no prompt) e vá até: HKEY_CLASSES_ROOT > AppID > {F72671A9-012C-4725-9D2F-2A4D32D65169}

3.b) Na pasta (chave, ícone amarelo à esquerda), clicar com botão direito e propriedades (note que o usuário “SISTEMA” não possui controle total). Note que ao clicar na chave, à direita abriu o campo “(Padrão)” com dados “(valor não definido)”; este campo é onde apareceria o nome do aplicativo (ShelServiceHost, RunTimeBroker, etc.).
   

3.c) Clique em Avançadas (na próxima janela, note que o proprietário é “TrustedInstaller” e que o “SISTEMA” tem acesso só com leitura. Altere o proprietário para “Administradores” (notebook\Administradores) e marque a opção “Substituir o proprietário...”. Clique “aplicar” e então “OK”.
   

3.d) Voltará então para a tela do passo "3.b" acima, sendo necessário clicar em “SISTEMA”, “Permitir > Controle total” e então “aplicar” e então clicar em “Administradores”, “Permitir > Controle total” e então “aplicar” e finalmente “OK”.
Nota: É sempre importante que o proprietário seja “notebook/Administradores” e que na tela “Permissões” o “Administradores” esteja como “Controle total”. Falhar nisto impedirá a etapa "3.g" adiante, onde as informações da aba “Segurança” estarão indisponíveis (cinza).

3.e) Repita de forma similar os passos acima, agora para o CLSID: HKEY_CLASSES_ROOT > CLSID > {8D8F4F83-3594-4F07-8369-FC3C3CAE4919}; Na chave (pasta), ir em propriedades. Repetir demais etapas de assumir controle (“Administradores”) e permitir controle total (“SISTEMA” e “Administradores”).
   

3.f) Abrir o “Serviços de Componente” (dcomcnfg no prompt), ir na tela conforme abaixo. Neste local (“Config DCOM”) aparecerá ou pelo nome do aplicativo (ShelServiceHost, RunTimeBroker, etc. conforme descrito na etapa 2) ou pelo código do AppID, que é {F72671A9-012C-4725-9D2F-2A4D32D65169} neste caso.
   

3.g) Ao localizar o aplicativo, clique botão direito e então “Propriedades”. Vá até a aba “Segurança” que deverá estar conforme abaixo. Caso esteja toda cinza/indisponível é porque houve erro nas etapas de 3 a 5, conforme descrito no item “4.a” acima. No primeiro campo, “Permissões de inicialização e ativação”, clique “Editar” e então adicione “SISTEMA” (conforme erro informado no Visualizador de Eventos, era “SISTEMA” quem estava sem acesso no DCOM); importante é marcar a opção “ativação local” após adicionar. Clique “OK”, “aplicar” e “OK”.
         

3.h) Reiniciar a máquina e conferir resultado no “Visualizador de Eventos”.

‎olá, sei que faz um tempo a publicação, mas hoje tive o mesmo problema e resolvi seguir esses passos. o meu problema é que na etapa 3.e), meu arquivo {8D8F4F83-3594-4F07-8369-FC3C3CAE4919} não aparece, nem pesquisando na barra. teria alguma resolução alternativa?
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#2 Por A6_INFO
27/03/2024 - 09:17
Desmembrado de: Erro 10016 - DistributedCOM | Hardware.com.br e movido para um novo tópico.
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