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Fábio Garcia
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Tópico Dedicado do Nintendo WiiU: Mais do mesmo? Console de sétima geração? (Tít.edt)

#1 Por Fábio Garcia 21/09/2012 - 21:35
Ola pessoal!

Segundo este link do Outer Space, vazaram as especificações técnicas sobre o novo console da Big N, o Wii U. De acordo com a informação, as especificações foram confirmadas por diversos desenvolvedores, apesar de que a versão final (destinada aos consumidores) tem algumas diferenças, como na quantidade de RAM e outros detalhes...
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As especificações de hardware do Wii U apareceram online hoje. A Nintendo não divulgou os dados, nem se interessa por comentar a parte técnica do novo console, mas desenvolvedores que teriam os kits de desenvolvimento teriam confirmado as especificações psotadas no fórum NeoGAF.

As especificações abaixo, em inglês, são de unidades de desenvolvimento, portanto algumas características, como a memória RAM, serão menores nas versões comerciais do Wii U. Mesmo assim, com 1,5 GB de RAM o Wii U teria 500 MB para o sistema operacional e 1 GB para ser usado nos jogos, o que é o dobro do que oferecem no PS3 e o Xbox 360.

Processador:

PowerPC architecture
Three cores
3MB aggregate L2 Cache size.
core 0: 512 KB
core 1: 2048 KB
core 2: 512 KB
Write gatherer per core.
Locked (L1d) cache DMA per core.

Memória principal:

Up to 3GB of main memory (CAT-DEVs only). * Console para o consumidor terá 1,5 GB

Gráficos e vídeo:

Modern unified shader architecture.
32MB high-bandwidth eDRAM, supports 720p 4x MSAA or 1080p rendering in a single pass.
HDMI and component video outputs.

Características do GPU:

Unified shader architecture executes vertex, geometry, and pixel shaders
Multi-sample anti-aliasing (2, 4, or 8 samples per pixel)
Read from multi-sample surfaces in the shader
128-bit floating point HDR texture filtering
High resolution texture support (up to 8192 x 8192)
Indexed cube map arrays
8 render targets
Independent blend modes per render target
Pixel coverage sample masking
Hierarchical Z/stencil buffer
Early Z test and Fast Z Clear
Lossless Z & stencil compression
2x/4x/8x/16x high quality adaptive anisotropic filtering modes
sRGB filtering (gamma/degamma)
Tessellation unit
Stream out support
Compute shader support
GX2 is a 3D graphics API for the Nintendo Wii U system (also known as Cafe). The API is designed to be as efficient as GX(1) from the Nintendo GameCube and Wii systems. Current features are modeled after OpenGL and the AMD r7xx series of graphics processors. Wii U's graphics processor is referred to as GPU7.

Áudio:

Dedicated 120MHz audio DSP.
Support for 6 channel discrete uncompressed audio (via HDMI).
2 channel audio for the Cafe DRC controller.
Monaural audio for the Cafe Remote controller.

Rede:

802.11 b/g/n Wifi.
Peripherals
2 x USB 2.0 host controllers x 2 ports each.
SDCard Slot.
Built-in Storage
512MB SLC NAND for System.
8GB MLC NAND for Applications.
Host PC Bridge
Dedicated Cafe-to-host PC bridge hardware.
Allows File System emulation by host PC.
Provides interface for debugger and logging to host PC.


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Ao que me parece, as reclamações de desejo de todos os fãs da Nintendo (queriam um console "hardcore", com qualidade gráfica competitiva em relação aos concorrentes) foram parcialmente* atendidas, pois se o hardware for este mesmo, o console deverá ter um bom poder de fogo mas não será melhor/pior do que o Xbox360 e Playstation 3; o que me faz pensar "será que a Nintendo vai ser capaz de segurar o Wii U com a chegada do PS4 e Xbox720 que devem dar as caras nos próximos 18 meses?"

* O Wii U é pra ser o primeiro console da oitava geração



Vai ser legal ver a Nintendo competindo de verdade e vendo os consumidores não ficarem pra trás em relação aos consoles concorrentes, mas, baseado nos vídeos dos jogos rodando no Wii U, parece que a qualidade gráfica é apenas "igual" a do 360 e PS3...

PS: Pelo menos daqui pra frente os jogos não serão apenas Mario Land, Mario Cart, Mario Galaxy, Mario Party, Mario Soccer, Mario For Speed, Mario of Duty, Mario Hill, Mario Evil, Mario Gear Solid...


O que vocês acham?
elissonandrade
elissonandra... Tô em todas Registrado
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#47 Por elissonandra...
30/11/2012 - 01:14
Bem, o wii u já está bem desacreditado entre muitos, o que é ruim pra nintendo. Uma declaração do cara do battlefield outro dia revelou bem o que acontece. Ele colocou no twitter: "Eu num sei o que está errado no wiiu, mas um número suficiente de pessoas "tech" em quem confio não gostaram dele".

Contudo, pesquisando com mais cuidado o perfil dele(o hacker), encontramos depois um tweet que ele tenta explicar melhor o que ele tinha descoberto. Primeiro: o clock encontrado por ele não estava em idle(quando o processador está "descansando" por falta de tarefas), e é sim o clock esperado de processadores baseados no power ibm 750(é tambem a base de processadores i5)

Fonte: https://twitter.com/marcan42/status/274181497370591233

Outra coisa, apesar da cpu não ser impressionante, não se pode comparar os clocks dele com do xbox360 e dizer que é muito pior, pois não é:
https://twitter.com/marcan42/status/274182672652308480

Enfim, ele ainda diz que cpu usa metodologia out of order, não possui multithread por core(como muitos diziam ter 4), tem uma pipeline mais curta, e que a arquitetura no geral é melhor que a base dos processadores dos ps3 e x360(os mesmo são baseados no Penthium 4 segundo ele). Além disso, ele ainda fala que o SMID é fraco, então processamento de vetores vai ser um problema, ou seja, a fisíca vai sofrer um pouco, o que explica alguns slowdown em alguns ports.

Eu to seguindo ele e já mandei perguntas, mas num sei se ele vai responder(ele tá mordido por causa da obrigatoriedade de se usar hdmi pra jogar, já que ele tem home theather que só aceita entrada de áudio analógica). Infelizmente a decisão da nitendo de não revelar suas specs do console está sendo um tiro pela culatra, pois as respostas estão vindo devagar e quase sempre recheadas de especulações e antes que os proprios analizadores de hardware possam confirmar alguma coisa a midía no geral já solta a informação como sendo confirmada e confiável.

Bem, pretendo comprar um wiiu metade do ano que vem(se estiver menos de 2000 até lá), e como nunca fui muito fan de gráficos ultra modernos de nem dos ultimos grandes títulos do mercado, acho que o que a nintendo puder me oferecer vai me satisfazer. Além disso, ao que tudo indica, wiiu será um paraíso para publicadoras indie e o e-shop sem limite de preço do wiiu. Então, tá valendo.
elissonandrade
elissonandra... Tô em todas Registrado
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sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
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#51 Por sephiroth0
02/12/2012 - 15:41
Esses desenvolvedores que vi criticando até agora o console da Nintendo são da parte que priorizam gráficos acima de outros fatores, não fazendo parte dos parceiros históricos da Nintendo, que são os que mais geravam grandes games nos seus consoles. Shooters nunca foram (ainda bem) o foco da Nintendo.

Quem prima por gráficos apenas, não se interessa pela Nintendo. Nintendo sempre visou publicar nos seus consoles games que tinham mais que apenas gráficos bonitos, tendo isto em conjunto com outros quesitos, como jogabilidade, diversão, inovação em termos de interação.
chumbalumba
chumbalumba Veterano Registrado
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#52 Por chumbalumba
02/12/2012 - 16:11
sephiroth0 disse:
Esses desenvolvedores que vi criticando até agora o console da Nintendo são da parte que priorizam gráficos acima de outros fatores, não fazendo parte dos parceiros históricos da Nintendo, que são os que mais geravam grandes games nos seus consoles. Shooters nunca foram (ainda bem) o foco da Nintendo.

Quem prima por gráficos apenas, não se interessa pela Nintendo. Nintendo sempre visou publicar nos seus consoles games que tinham mais que apenas gráficos bonitos, tendo isto em conjunto com outros quesitos, como jogabilidade, diversão, inovação em termos de interação.


Verdade. O que mais gosto na Nintendo é a diversão, mesmo que o jogo tenha gráfico "porco" para os "padrões" atuais, parece que o jogo nos prende. Ex: os jogos que mais me prenderam até agora foram o Mario & Luigi Super Star Saga - GBA e o Paper Mario - N64, quando começo a jogar, parece que o tempo passa voando. Imagem
JOMARUMU
JOMARUMU General de Pijama Registrado
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#53 Por JOMARUMU
02/12/2012 - 16:30
Fábio Garcia disse:
Essa história é usada desde sempre, mas lembre-se que a Nintendo perdeu uma parcela significativa de mercado por conta do sucesso dos concorrentes, tanto que ela foi a primeira a baixar o preço do console.


Então teremos mais uns 50 lançamentos de Mario nos próximos meses?nao_quero_nem_ver.png

É bem isso, eu gostava mesmo daquela nintendo do SNES, console fantástico, concorria igualmente com os outros, jogos não eram sempre mais do mesmo, comprei um SNES depois de já ter um PS1, passava tardes jogando Bomberman, Super Mario World, Donkey Kong...

Atualmente já sabemos que os consoles da nintendo terão praticamente só exclusivos, já que poucos jogos de próxima geração irão rodar naquilo.


A nintendo é boa na inovação, lança grandes ideias ao mercado e o público compra lixo tecnológico mais com algum diferencial fantástico. Entretanto mesmo esse diferencial é composto de lixo tecnológico, veja o Wii, mande para trás com força o controle e ele identifica igualmente se você for para a frente, não sei como funciona, mas certamente não tiraram o máximo proveito possível do controle, poderia ser bem mais preciso.
Olha agora o WiiU, pelo que disseram a tela é resistiva, não tem multitouch, o hardware não é lá tão avançado assim, só compete com PS360. Pô, lançar algo assim até a sony já fez, tem o PS3 e o Vita que pode controlar alguns jogos de forma parecida com o WiiU, o PSP já fazia coisa parecida.


O que vende consoles da nintendo são os grandes títulos exclusivos e a inovação. Atualmente ainda tem grandes títulos saindo, como foi o Donkey Kong e o Mario Galaxy do Wii, ambos fantásticos, mas os personagens estão sendo jogados em qualquer tipo de jogo, "ah, vamos criar um jogo de tal coisa", vamos, mas coloca o mario como personagem, ai vende que nem água, . E a inovação já ficou bem claro que não houve no WiiU.
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
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#54 Por Bit0N3
02/12/2012 - 16:59
serio que ele vai vir com um powerPC 750 ? vou querer um smile.png

o que estes manés acham bom ? vir um intel ou amd 5ghz quente pra caramba e ineficiente ? não vai rodar windows o lance. não precisa ter um processador dos tempos das cavernas super anabolizado rodando a trocentos Ghz multiplicado pro trocentos cores por ineficiência de arquitetura. um PowerPC bem gerenciado por um OS bom, fica o cão.

computador que eu queria ter é esse http://www.acube-systems.biz/index.php?page=hardware&pid=5

usa um processador parecido com esse PowerPC 750, ´so que mais moderno e pouco mais rapido, ele é 1ghz, nem precisa cooler.

ele rodando, ve ai se faz feio perto de um i7 extrime.
http://www.youtube.com/watch?v=A3JbzW3l-NE

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
fred-gm
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#55 Por fred-gm
02/12/2012 - 19:12
Pessoal, o wii u tem sim um bom hardware, e é superior ao PS3/360. A Questão é se será suficiente para competir com futuros PS4 e X720, e se será capaz de rodar os jogos multi no futuro.
Outra coisa, console é deicado aos jogos, portanto "faz mais com menos". Dessa forma não faz sentido ficar comparando com hardware de PC.

Abraço.
"Quem ri do que desconhece está a caminho de ser um néscio" Samael Aun Weor
janio_scjr
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#56 Por janio_scjr
02/12/2012 - 19:19
-Uchiha- disse:
WiiU terá gráficos levemente superiores aos consoles mas o diferencial mesmo vai ficar por conta do Framerate... a maioria dos jogos pesados para consoles rodam a 30FPS tendo slowndowns constantes... no WiiU pelo menos não terá isso...


Black Ops 2 do Wii U tem o pior framerate dentre os consoles.
Intel Core i5 2500K @ 3,3 Ghz # GA-Z68MA-D2H-D3 # HD 4670 # 2x4Gb DDR3 1333Mhz Kingston # HD 250 Gb MAXTOR # Extream Superflower 450w # Windows 7 x64
chumbalumba
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#57 Por chumbalumba
02/12/2012 - 20:23
janio_scjr disse:
Black Ops 2 do Wii U tem o pior framerate dentre os consoles.


Isso é por causa que foi um port mal otimizado, isso não quer dizer que o WiiU seja pior que os videogames da 7º geração.

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É bem isso, eu gostava mesmo daquela nintendo do SNES, console fantástico, concorria igualmente com os outros, jogos não eram sempre mais do mesmo, comprei um SNES depois de já ter um PS1, passava tardes jogando Bomberman, Super Mario World, Donkey Kong...

Atualmente já sabemos que os consoles da nintendo terão praticamente só exclusivos, já que poucos jogos de próxima geração irão rodar naquilo.


A Nintendo está investindo muito em jogos de outras empresas. Acho que o WiiU não vai ser só Mario (Apesar de que se for, ainda vou gostar muito.).
sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
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#58 Por sephiroth0
02/12/2012 - 20:42
Se for por jogos, XBOX é bem fraco em termos de exclusivos. E o que tem de shooter é censurado.png. Felizmente com consoles da Nintendo, quem não gosta desse estilo, se livra dessas "pragas" e tem jogos de mais qualidade que apenas shooters genéricos. Os mais ávidos por gráficos são jogadores de shooters, no geral.

Também acho que se tem FPS mais baixos, é por causa de port porco.
Mas o que tem de jogos que se ouve falar de quedas de FPS no XBOX 360 e PS3. PS 3 ao menos tem jogos interessantes fora do "comum".
elissonandrade
elissonandra... Tô em todas Registrado
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#59 Por elissonandra...
04/12/2012 - 19:15
Bem, acho que os donos de wiiu terão que torcer pra que a microsoft e a sony não procurem lançar seus novos consoles por hora, isso vai ser fundamental pra nintendo instalr uma base e atrair desenvolvedoras maiores a investirem um pouco mais no wiiu enquantoa concorrencia não chega.

De toda forma, uma mais das coisas que mais parece promissora é o eshop do wiiu. Segundo desenvolvedoras, a politíca de preço é super flexível, as atualizações podem ser liberadas de forma gratuita, teremos um sistema parecido com o da psn plus, e alguns ótimos jogos como trine 2 e nano assault neo estão ganhando ótimas notas e saindo bem nas comparções com os consoles. Pra quem num sabe, no wii era terrível publicar alguma coisa no shop digital. Primeiro, era necessário pagar uma taxa mínima de 1000 doletas pra poder publicar alguma coisa. Segundo, era necessário um número mínimo de vendas pra nintendo poder repassar algum lucro, enfim, tudo que uma indie jamais ia aceitar. Mas, pelo visto, tudo agora mudou, no eshop você pode publicar video e imagens que quiser e parceria com algumas engine som unity deixou bem mais fácil publicar no sonsole de mesa da nintendo. Prevejo muitos apps móveis no eshop do wiiu em breve.

Outro aviso rapidinho: amanhã teremos um nintendo direct envolvendo anuncios de games (não necessariamente games novos, ams coisas como datas e etc) relacionados ao 3DS e wiiu. Vai ser as 15h horário de brasília, nesse link:
http://www.nintendo.com/nintendo-direct/
aureoh
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#60 Por aureoh
21/05/2013 - 02:32
Vejam o que um engenheiro da Eletronic Arts disse sobre o Wii U:
http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/engenheiro-de-software-da-ea-diz-que-wii-u-e-uma-porcaria

Ele esculachou totalmente o console.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que ele esta se precipitando demais, ele não pode dizer que "desta agua não beberei" porque o console anterior da Nintendo apesar de também ser uma "porcaria", vendeu mais que seus concorrentes.
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