Logo Hardware.com.br
Zunga
Zunga Super Participante Registrado
653 Mensagens 10 Curtidas

Compensa colocar o servidor Linux entre a internet e a rede doméstica?

#1 Por Zunga 06/06/2010 - 18:55
Boa noite, hoje mesmo adquiri o livro "Servidores Linux" do Carlos Morimoto (pra colocar ordem no servidor aqui de casa), começei a ler e estou no capítulo 2, "Compartilhamento, DHCP e proxy". Percebebi que ele recomenda usar um servidor com duas placas de rede, uma ligada à internet e a outra à rede local, pra facilitar a configuração do firewall. Aqui em casa está um pouquinho diferente, tenho um DSL-500G véio de guerra, ligado na porta WAN do meu DI-524, que distribui a conexão para o servidor Linux via Ethernet (P4 1.6 GHz, 1 GB de RAM, 120 GB de HD), no qual está conectada a impressora laser compartilhada pelo CUPS, e para os outros PCs via WiFi... o DI-524 também é responsável pelo firewall/port forwarding e atualização do No-IP. Daí no caso, teria que colocar uma placa de rede extra no servidor (tenho uma encostada), e conectá-lo a porta WAN do roteador, ligando o modem no servidor? Ou deixar a WAN desconectada, e ligar o servidor às portas normais, como já está?
Marcacini
Marcacini General de Pijama Registrado
4.8K Mensagens 121 Curtidas
#2 Por Marcacini
06/06/2010 - 20:17
Eu tenho essa configuração no escritório. No caso, usando a distro Brazil FW que é específica para roteador/firewall. Uma placa de rede está ligada no modem ADSL, por onde "entra" a Internet, e a outra placa de rede é ligada ao switch da rede interna.

É uma tranquilidade, é estável e, ao que consta, bastante seguro. Fica 24 horas ligado.

Ainda vou fazer a mesma coisa aqui em casa, mas por enquanto o roteamento é feito por um DI-524 e as quatro portas dele mais o wi-fi distribuem a internet pela casa.
Debian 5.0, em definitivo (dei adeus ao Kurumin... tchau.gif)!

joao_douglas
joao_douglas Super Participante Registrado
965 Mensagens 19 Curtidas
#3 Por joao_douglas
06/06/2010 - 21:14
Você pergunta se compesna, acho que a melhor resposta é depende smile.png
eu tenho uma configuração bem diferente em casa e faço de outra forma nos clientes.
Em casa o modem é roteado (ip 192.168.0.X) e tenho uma maquina com duas placas de rede e nessa maquina uma maquina virtual que recebe essa internet e distribui para a rede interna (ip 192.168.15.X), tem seus inconvenientes, algumas coisas precisam ser roteadas duas vezes, em contra partida tenho a chance de treinar muitas coisas na maquina virtual sem a perda da internet na maquina hospedeira,e a rede interna toda fucniona com proxy, dhcp, um AP, firewall, FTP, samba, ssh e etc smile.png
Vai depender bastante do que vc deseja ai pra sua rede, experimente um pouco de cada e veja como é melhor pras suas nescessidades.
João Douglas
bebi_demais.gif
Raul_Kl
Raul_Kl Veterano Registrado
1.2K Mensagens 65 Curtidas
#4 Por Raul_Kl
06/06/2010 - 21:53
Zunga disse:


Depende do que você quer fazer...

Se você quer compartilhar a conexão usando o servidor linux, conecte o modem em uma placa de rede e o DI-524 na outra placa(de preferência por uma porta LAN e configurado como acess point).

Mas se você usa o servidor linux para outras funções, pode não ser vantajoso usá-lo também para compartilhar a conexão, por causa da perda de desempenho.
Zunga
Zunga Super Participante Registrado
653 Mensagens 10 Curtidas
#5 Por Zunga
07/06/2010 - 02:05
Raul_Kl disse:


De pesado, apenas o Zoneminder, quando conseguir encontrar o driver certo pra minha plaquinha... No mais, já uso o CUPS para compartilhar a impressora, o Samba, um possível DNS, firewall, etc. O hardware pode ser velho, mas ainda aguenta um tranco... O interessante seria configurar coisas como QoS, que o DI-524 não têm (observem como a latência no WoW sobe quando o pai começa a baixar aquele filme via torrent...) O complicado é que aqui, todos se conectam via wireless, só o servidor é via Ethernet.
Arch + SSD = satisfação quase plena!
Zunga
Zunga Super Participante Registrado
653 Mensagens 10 Curtidas
#7 Por Zunga
07/06/2010 - 12:46
Raul_Kl disse:


A distro é o Debian Lenny, porém configurei o Apt para pegar o kernel do Sid. A placa, uma Photec 4 câmeras, com o chip SAA7133 (7134 sem áudio), porém segundo o dmesg, não tem uma EEPROM que permita selecionar o modelo certo automaticamente, tenho que tentar "modprobe saa7134 card=xx" e abrir o xawtv via X11 forwarding pra ver se tá funcionando. E o "xx" vai de 1 até 160 e tanto...
Arch + SSD = satisfação quase plena!
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal