Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Cinco grandes distribuições Linux que não sobreviveram

#1 Por Equipe GdH 16/07/2009 - 11:53
ImagemCinco grandes distribuições Linux que não sobreviveram

Se você deu uma olhada no DistroWatch nos últimos cinco ou seis dias, deve ter visto vários anúncios de distribuições Linux conhecidas. É provável que você também tenha visto alguns nomes que não conhecia, caso ainda seja meio novato no Linux. No momento, o banco de dados do DistroWatch contém 278 distribuições que foram descontinuadas, e há mais 36 listadas como inativas. Dessas 314 distribuições e incontáveis outras que nunca chegaram a ser listadas no DistroWatch, muitas não devem mesmo ser lembradas. Outras eram promissoras, mas por um motivo ou outro acabaram abandonadas. Um número menor delas era realmente excepcional, mas ainda assim não conseguiu sobreviver. Nesta semana, decidi me deixar levar pela nostalgia e dar uma olhada em cinco distros que me pareceram especiais em certos momentos. Obviamente, a lista é baseada na minha própria experiência. Se você já usa Linux há um bom tempo, talvez tenha sua própria lista.
Caitlyn Martin
16/07/2009

https://www.hardware.com.br/artigos/distros-linux-morreram/

Cometne aqui!
Mike Pacasi
Mike Pacasi Geek Registrado
2.4K Mensagens 94 Curtidas
#46 Por Mike Pacasi
22/07/2009 - 09:31
Equipe GdH disse:
Cinco distros que não sobreviveram...???... num universo de mais de 500..?? Isso equivale a um NADA...desculpe mas esta matéria corresponde a uma importância de 5/500 ou seja 1% de relevância...Eu uso Linux há mais de 10 anos e as grandes Distros da época em que começei ainda estão lá firmes e fortes, e ainda surgiram outras grandes...como agora o Android e o Chrome (ambos base Linux...).

Essa história de Caldera, Corel, Lindows, etc...coresponde a Distros que na época nenhum Linuxer dava importância pois eram claramente tentativas de "imitar" o modelo ultrapassado da M$...Vejam que a força do Linux é realmente a sua grande diversidade e quantidade de distros, pois, como na Natureza, Sistemas diversificados não tem pontos fracos a atacar...

Neste intervalo de 10 anos eu pude assitir à morte de Win 2000, Win 2003, Win Millenium, Win XP e Win Vi$ta, e, à cada nova cartada da M$ vão se esgotando as cartas na manga, a ponto de que, hoje, se o Win 7 não vingar (como sucedeu com o Vi$ta...), o modelo de negócios estilo Catedral receberá a "pá-de-cal..". Eu não coloco um centavo nese modelo e invisto o meu tempo no SL/CA/Linux...

Flw!
Ubuntu, Debian and Fedora User

rtorma
rtorma Membro Junior Registrado
60 Mensagens 1 Curtida
#48 Por rtorma
22/07/2009 - 13:24
Ola pessoal
Iniciei no Linux pela revista PC master de 1997, quando vinha cds das distribuições, achava muito bom quando vinha uma por mês, uma que eu gostei particularmente era ELX, alguem lembra era muito estável.
Uma outra era Penaut Linux, pequena e dificil de instalar.
Das nacionais uma que teria chance era a Techlinux, foi a primeira que vi que vinha com os drivers dos wimodens.
agent smith
agent smith Geek Registrado
2.6K Mensagens 92 Curtidas
#50 Por agent smith
22/07/2009 - 14:00
John Player Special disse:


Essa é uma grande verdade. Ter um modelo comercial, quer queira ou não, é preponderante para o sucesso de uma distro. Mas, digo mais: Melhor seria termos distros lastreadas por instituições de ensino, como uma UCLA ou UCSD ou a Berkeley (BSD).

Mas, afora os BSD's da vida, não vejo nada neste sentido...
"Deveis ser a mudança que quereis ver no mundo" Ghandi
Powered By PCLinuxOS - Visite: http://www.pclinuxosbrasil.com.br/
Tux Funny - O blog para o Linux no dia-a-dia boa.gif
eliaspraciano
eliaspracian... Membro Senior Registrado
244 Mensagens 5 Curtidas
#52 Por eliaspracian...
22/07/2009 - 15:23
O que move a fragmentação das distros não é outra coisa senão as diferentes necessidades de diversas empresas e usuários. Por isto, há o edubuntu (voltado para as necessidades gerais da educação), Ubuntu Studio (para criação multimídia), Ubuntu Server (pra servidores), etc. Só para citar alguns poucos casos plenamente justificáveis.
Pelo menos, há compatibilidade dos primeiros Linux até o 'ultimo'. Agora, pergunte sobre a compatibilidade entre DOS e Windows 3.1? Windows 95 e XP?
Esta fragmentação é um fato, portanto, quando nos referimos a qualquer sistema operacional. O que diferencia é sua motivação. Quando ela ocorre para obrigar os clientes a comprar produtos novos da empresa, ela passa a ser uma coisa ruim. Quando ocorre para atender a necessidades diferenciadas dos clientes, ela é justificável e bem vinda.
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas
#53 Por dario.rostir...
22/07/2009 - 15:42
Alguém falou do Peanut Linux - creio que ainda existe sob o nome aLinux, e também possui algumas distros derivadas muito importantes. Já instalei essa distro algum dia, e gostei.

Com relação à mensagem do Elias, realmente é mais um problema a considerar do modelo proprietário, em quase todo software que conheço. Felizmente, no Linux isso pode ser resolvido com um comando tipo

apt-get dist upgrade
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal