Logo Hardware.com.br
HegonFelipe
HegonFelipe Super Participante Registrado
581 Mensagens 46 Curtidas

Pensamento Minimalista Político Brasileiro

#1 Por HegonFelipe 09/06/2011 - 17:35

Ministro quer incentivar indústria de games no Brasil


Hoje, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que pretende discutir com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, uma proposta para estabelecer uma política para o desenvolvimento de games no Brasil. Segundo Bernardo, é necessário estabelecer uma política para o desenvolvimento de games, montagem de games e de software para games no Brasil. O ministro ressaltou que a proposta tem como objetivo baratear o preço dos produtos e gerar empregos no setor.
Dessa forma, algumas das possíveis medidas a serem adotadas seriam a desoneração de impostos, a concessão de crédito mais barato e a implementação de uma política industrial para o setor. "A ideia é estimular o desenvolvimento de software e atrair empresas para produzir aqui", afirmou.


Fonte: iMasters

O desenvolvimento de uma política para o desenvolvimento de games digitais no país é louvável mãs...
O que me chamou a atenção foi o pronunciamento do Doutor Ministro ao querer "atrair empresas para produzir aqui".

Por que existe tanta essa preocupação em atrair empresas estrangeiras? esbravando.gif
O foco deveria ser a criação de empresas nacionais capazes de competir no mercado externo! isso_ai.png

A lógica é simples, basta acompanhar a dinâmica do Deus mercado. Países economicamente desenvolvidos não lançam programas para estimular a entrada de empresas estrangeiras. Países desenvolvidos (economicamente) detém a produção do conhecimento e repassam para países de terceiro mundo (ou emergentes, ou subdesenvolvido - escolha qual achar mais bonito) fazer a parte "bruta".
Ora pois, e a geração de empregos e renda? Não são nada perto do que as empresas ganham com royalties.

Se os governantes incomPETEntes estimularem a criação de empresas nacionais competitivas através da diminuição de encargos sobre a folha salarial e com a criação de um ambiente educacional que desenvolva a mente empreendedora, espírito administrativo e capacidade técnica, o Brasil arrecadará mais impostos e terá mais "bala na agulha" para investimentos.

Bom eu sei que tudo é simples visto de cima e, na prática é mais complicado. Mas somente é complicado pela incapacidade administrativa da corja política instaurada em todo o país, anulando os poucos administradores públicos competentes.

Abraços;
John Player Special
John Player... Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 88 Curtidas
#2 Por John Player...
09/06/2011 - 17:45
tem mais uma coisa. pra atrair empresas para cá, tirando elas de uma china ou malásia, são precisos incentivos fiscais mt fortes. abrindo mão de impostos. os msms impostos q oprimem a nossa indústria.

axo q essa mentalidade já está ultrapassada. não sei se o ministro queria fazer média com alguém. parece q não, já q vai procurar a fazenda.

há outras coisas mais interessantes na questão tecnológica. faria mt melhor o nosso ministro se atentasse para a questão dos semicondutores e material das telas lcd e plasma, talvez incentivar a indústria na questão do oled, enquanto ainda dá tempo. é isso q tá trucidando nossa balança comercial, não os games.

q saudade do helio costa!

Dr. Emmett Brown
Dr. Emmett B... Super Participante Registrado
586 Mensagens 52 Curtidas
#3 Por Dr. Emmett B...
09/06/2011 - 18:06
Será que porque o filho do lula, lida com isso?

Raposa velha perde o pêlo, mas não perde o vício.
E5200 (@3.0ghz)+GA-G31M-ES2C+HD6770 Sapphire
2x2GB 667mhz + HAF 912 + Antec neo eco 520W
ST31000528AS + ST2000DL003 + 2x ST2000DM001 + HD154UI
Samsung TA550 27'
-----------------------------------------------------------
D52S 3.0(Atom D525) + 2GB + HD502HI+HD154UI + Ss-300tfx
rennan_Costa
rennan_Costa Novo Membro Registrado
48 Mensagens 3 Curtidas
#4 Por rennan_Costa
09/06/2011 - 18:46
Olá Hegonzito.

Não adianta querer cobrar somente dos governantes, é preciso cobrar do povo também.

Se o ministro está chamando empresas de fora para atuar aqui, provavelmente é pelo fato de que as "empresas" brasileiras possuem um ciclo de vida muito baixo.

Este estudo é bem antigo, mas explica melhor em detalhes o que eu estou querendo dizer.
http://www.hsm.com.br/artigos/descontinuidade-e-os-lideres-das-empresas-brasileiras

Hoje em dia ocorre praticamente o mesmo e com muito mais frequência: empresas que não saem do plano de negócios, com problemas no planejamento e no orçamento, a falta de interesse do próprio empreendedor, etc.

Mesmo que o governo tome iniciativas para a incentivar a criação de empresas brasileiras, ainda haverá mais um obstáculo: a profissionalização. São poucos os que levam o desenvolvimento de jogos a sério, sem contar o fato de que os poucos Game Art's, Game Designers e Game Programmer's que o país possui são exportados para fora, já que o mercado la fora é muito mais chamativo e promissor.

E você ainda pode somar tudo isso com a nossa "cultura" atual, desmotivando ainda mais o desenvolvimento deste mercado.
durango_bh
durango_bh Geek Registrado
2.8K Mensagens 93 Curtidas
#5 Por durango_bh
10/06/2011 - 10:28
Resumo essa situação com o seguinte dizer.

"A cultura brasileira é o grande problema."

O brasileiro quer viver como rico nas mais diferentes classes sociais. Por coincidencia uma empresa brasileira, com um console brasileiro acabou de fechar as portas. Com uma péssima estrategia que me envergonha ate mesmo ler e ver que foi realizada.

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/05/31/zeebo-console-brasileiro-extinto-924577530.asp

Definição oficial:

Zeebo, Um console de nicho, feito para “atender a classe média brasileira e dos países emergentes”, como foi definido no anúncio oficial, nos idos de 2008.

Como se o brasileiro se contentasse com algo meia boca. Pode ser pobre sim, mais nem por isso quer ter TV preto e branco em casa. O pobre tambem quer TV LCD, não é atoa que as casas bahia fazem tanto sucesso, afinal. Voce pode.

Li toda a materia deste otimo artigo

http://www.adrenaline.com.br/games/colunistas/151/zeebo-os-fiascos-do-videogame-brasileiro.html?&pg=1


Estamos precisando é de um choque de cultura. tchau.gif
"O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer."
Dr. Emmett Brown
Dr. Emmett B... Super Participante Registrado
586 Mensagens 52 Curtidas
#6 Por Dr. Emmett B...
10/06/2011 - 10:40
brasileiro quer viver como rico nas mais diferentes classes sociais

durango_bh, concordo em parte, mas isso não é exclusividade brasileira, vide a crise americana. Já li em algum lugar, que as redes varejistas não lhe vendem um produto, vendem dinheiro e de brinde vai o produto.
E5200 (@3.0ghz)+GA-G31M-ES2C+HD6770 Sapphire
2x2GB 667mhz + HAF 912 + Antec neo eco 520W
ST31000528AS + ST2000DL003 + 2x ST2000DM001 + HD154UI
Samsung TA550 27'
-----------------------------------------------------------
D52S 3.0(Atom D525) + 2GB + HD502HI+HD154UI + Ss-300tfx
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#7 Por Bit0N3
10/06/2011 - 10:52
Eles querem atrair empresas para cá porque elas trazem dinheiro e empregos. (se bem que na real, elas vem aqui, contratam uma dúzia de pessoas ganhando mal pra atender telefones e querem só lucrar) acabam é levando dinheiro pra fora e não o contrario.

ta na hora da moçada começar a criar nossa própria indústria de games.

um rapaz que comprou meu livro, esta cursando faculdade da computação e falou que a faculdade dele não ensina essa parte de criar a empresa de games, dirigir grupos, que o livro estava sendo uma mão na roda. pois uma das minhas preocupações nele foi focalizar essa parte da criação da empresa de games. e esse é um assunto praticamente morto. todo mundo quer aprender programar. mas não sabe como aplicar isso em equipe.
Sujeito fica perdido.

Querer fazer consoles, é querer bater a cara na parede.

Existe sim o problema de cultura, mas este é que aqui ninguem quer começar por baixo. sujeito tem a idéia de fazer um OS, ele não quer ser um OS igual linux, quer ser de cara um Windows. tinha ate um tópico engraçado na sala de programação, moçada falando em fazer um OS em assembler. pelos posts se via que ninguém la sabia programar mal em basic, e ao invés de estarem empolgados que fosse pra aprender a programar para fazer um OS, tudo é válido, a maior preocupação era quanto iriam cobrar no OS ehehhehehehehehehhe

esse tipo de cultura que faz a coisa desandar.

tem que iniciar por baixo. sujeito começa com um tetrix. mas não, querem começar com um crysis e a coisa desanda porque não da pra bancar o desenvolvimento destes que passa fácil 100.000.000 de dolares.

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
HegonFelipe
HegonFelipe Super Participante Registrado
581 Mensagens 46 Curtidas
#8 Por HegonFelipe
10/06/2011 - 10:59
John Player Special disse:
tem mais uma coisa. pra atrair empresas para cá, tirando elas de uma china ou malásia, são precisos incentivos fiscais mt fortes. abrindo mão de impostos. os msms impostos q oprimem a nossa indústria.


Atrair empresas estrangeiras é o que considero démodé para países que querem ser grandes. Como citado, a necessidade de incentivos fiscais para a vinda de empresas, diminui a arrecadação do Estado, diminuindo os investimentos em melhoras no país. Isso sem contar que os royalties vão para o país que detem a tecnologia.

Veja o caso da China (e outros asiáticos). É um país rico, mas longe de ser desenvolvido. É o lugar onde as empresas simplesmente se instalam, pagam por uma mão-de-obra baratíssima, ficam com os lucros e ainda deixam a poluição para o país.

Quanto ao incentivo de outras indústrias, concordo plenamente. Tanto é que já está vindo para o Brasil a Foxxcon, que produzirá displays. Mas o que eu realmente desejo, é que as indústrias que irão produzir isso, sejam nacionais, criadas por brasileiros. O que somente é possível com educação, tendo grandes taxas de investimento em pesquisas.

rennan_Costa disse:
Olá Hegonzito.

Não adianta querer cobrar somente dos governantes, é preciso cobrar do povo também.


Sim, é culpa dos governantes!

Se o dinheiro que certos "homens públicos" ganham prestando "consultorias" fossem revertidos para educação, a maior massa do país teria uma massa encefálica melhor desenvolvida, ambientando-se com a situação e não se contentando com o Bolsa-Qualquer-Coisa e exigindo trabalho dos representantes do povo (vulgo políticos).

rennan_Costa disse:
Se o ministro está chamando empresas de fora para atuar aqui, provavelmente é pelo fato de que as "empresas" brasileiras possuem um ciclo de vida muito baixo.


E se houvessem investimentos na educação empresarial?

durango_bh disse:

"A cultura brasileira é o grande problema."


Estamos precisando é de um choque de cultura. tchau.gif



Abraços;
.:: MontandoBits ::. - Tecnologia & Informação

http://montandobits.com.br/
durango_bh
durango_bh Geek Registrado
2.8K Mensagens 93 Curtidas
#9 Por durango_bh
10/06/2011 - 11:36
Dr. Emmett Brown disse:
durango_bh, concordo em parte, mas isso não é exclusividade brasileira, vide a crise americana. Já li em algum lugar, que as redes varejistas não lhe vendem um produto, vendem dinheiro e de brinde vai o produto.



Quando eu falo "Brasileiro" não é querendo desmerecer o povo ou critica-lo diante de outros países, a referência tem que ser sempre nós mesmos. Nós temos que sermos sempre os melhores sem comparativos.

Brasileiro em sua maioria so é brasileiro nos esportes. Cantando - "Oh meu Brasil... brasileiro.." "Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor.."

O mesmo brasileiro vai no show do Capital "É a ***** do Brasil.."

Em casa deve olhar no espelho e dizer, Voce é Burro.. Alias, sera que faz isso? A politica que vivemos é minha culpa, é sua é de todos nós. Eu pessoalmente fecho os olhos pra ela, e não reclamo dela, tô nem ai.. Eleições pra mim é um dia que tenho que ir a um local obrigado, aperto qualquer coisa e depois a tecla verde.

Democracia não é exercer a cidadania, é obrigar voce a votar para culpa-lo depois, e dar a responsabilidade.

A cultura que me refiro é a de que, ocorreu um crime na sua rua, ou voce sabe que fulano é bandido. "Não vou denunciar, deixa que o outro denuncia" ou então "Não vou ligar, tenho certeza que o vizinho ja ligou" iniciativa, pró-atividade é algo carente hoje em dia.

Eu ja tive a oportunidade de viver a politica de perto, pra eleger um politico tem que subornar muita gente, e no geral quem é subornado é justamente aquele que reclama depois, pensa apenas no presente. Não vou ser hipocrita. Se tivesse a oportunidade de entrar na politica santo não seria o meu maior merito.

Ja vi o que vc diz em um episodio dos Simpsons. rss Que alias, pra mim é um excelente "desenho"

EDIT:

Acabei de ver essa reportagem

http://br.noticias.yahoo.com/im%C3%B3vel-casa-fam%C3%ADlias-deixam-emprego-134000151.html

É o que eu digo, trabalhar pra que se o governo passa mão em nossas cabeças.. Definitivamente temos que nos ***** Se roubar é problema, se dá é problema, se tira.. se põe.. se desce.. se.. se.. se..
"O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer."
Dr. Emmett Brown
Dr. Emmett B... Super Participante Registrado
586 Mensagens 52 Curtidas
#10 Por Dr. Emmett B...
10/06/2011 - 11:48
Nós temos que sermos sempre os melhores sem comparativos.


É verdade, falta uma maior autodeterminação.
E5200 (@3.0ghz)+GA-G31M-ES2C+HD6770 Sapphire
2x2GB 667mhz + HAF 912 + Antec neo eco 520W
ST31000528AS + ST2000DL003 + 2x ST2000DM001 + HD154UI
Samsung TA550 27'
-----------------------------------------------------------
D52S 3.0(Atom D525) + 2GB + HD502HI+HD154UI + Ss-300tfx
rennan_Costa
rennan_Costa Novo Membro Registrado
48 Mensagens 3 Curtidas
#11 Por rennan_Costa
10/06/2011 - 17:38
Hegonzito disse:


Sim, é culpa dos governantes!


A culpa também é dos governantes. O que eu quero dizer é que não adianta centralizar um fator negativo em somente uma vertente sendo que o "buraco é mais embaixo".

O Brasil precisa de uma reforma completa na educação, desde o maternal até o ensino superior (este talvez nem tanto). Enquanto esta reforma não acontece, as pessoas precisarão "aprender a aprender" para que possam criar empresas sérias e de qualidade.

Hegonzito disse:

E se houvessem investimentos na educação empresarial?


Investimentos sempre são bem-vindos, desde que demonstrem resultado (nem que seja a longo prazo). Com a nossa "cultura", é bem complicado um grupo de pessoas seguir em frente com um projeto educacional, e isso porque eu não estou contando com aqueles que sequer vão atrás disso.

Por isso é nescessária uma reforma completa, para que a geração que está por vir venha a desenvolver-se de forma eficiente e eficaz, repassando isso para a posterior e assim suscetivamente.
Kosloski
Kosloski Geek Registrado
2.1K Mensagens 119 Curtidas
#12 Por Kosloski
10/06/2011 - 17:40
Dessa forma, algumas das possíveis medidas a serem adotadas seriam a desoneração de impostos, a concessão de crédito mais barato e a implementação de uma política industrial para o setor. "A ideia é estimular o desenvolvimento de software e atrair empresas para produzir aqui", afirmou.
Vai acontecer o mesmo que aconteceu na economia paranaense: isenção de impostos pra várias fábricas de veículos. Aí aparece um outro Estado com outras isenções, pronto, fecha fábrica e todas migram para lá. E disso nasce desemprego em massa no Estado ad quo.

Isenção tributária NÃO é a solução.

A ideia de atrair empresas é justamente para dinamizar a economia e criar concorrência. Mas que concorrência as empresas exteriores encontrarão em um país onde não haverá essa concorrência?

E da mesma maneira que proclamou o nosso colega ice2642, as faculdades não preparam esses cidadãos a serem competitivos. Preparam somente para serem pau-mandado. O mesmo ocorre em outras universidades e cursos. Ensinam a teoria, às vezes ensinam a prática, mas nem passam perto do empreendedorismo.

Por isso no Brasil a febre "concurso público" acomete a maior parte da população de todos os níveis econômicos e de todos os bancos escolares. Ensinam que seguir a carreira pública é o melhor caminho para o sucesso financeiro e estabilidade.

Deviam ensinar a evitar quebrar a cara ao tentar inovar e produzir.
Ubuntu User number # 30297
Linux User number # 535853

Venha jogar comigo! (jogo de geopolítica e estratégia)



Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#13 Por Quemel
10/06/2011 - 17:52
Kosloski
Por isso no Brasil a febre "concurso público" acomete a maior parte da população de todos os níveis econômicos e de todos os bancos escolares.

Ensinam que seguir a carreira pública é o melhor caminho para o sucesso financeiro e estabilidade.

Deviam ensinar a evitar quebrar a cara ao tentar inovar e produzir.


Caro Koloski, salve!

E é mesmo!

Qual é a empresa que paga como salário inicial para um recém-graduado em TI um contra-cheque de R$ 12 mil?

A Petróbras?

Por isso que tenho dado muitas palestras mostrando a falácia de que servidor público de TI é um ZéMané que terá seus conhecimentos defasados.

Pergunte ao prof. Meira se ele deixaria seu empreguinho publico para se aventurar na iniciativa privada?

Pode até fazer, mas depois de se aposentar com salário integral. Ai sim começará a dar consultorias...igual ao Palofy...

Bração e boa $orte,
Quemel
Kosloski
Kosloski Geek Registrado
2.1K Mensagens 119 Curtidas
#14 Por Kosloski
10/06/2011 - 17:57
Olá prezado Quemel,

Não sugiro que o emprego público seja ruim. E os que remanescem? Digo, os que não passam no concurso? Estes devem ser preparados para seguir adiante e não ficarem encostados até conseguir passar em um.

Não existe apenas uma saída, nem tampouco somente um modo de viver e resolver os problemas, da vida, ou de um país.
Ubuntu User number # 30297
Linux User number # 535853

Venha jogar comigo! (jogo de geopolítica e estratégia)



Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#15 Por Quemel
10/06/2011 - 18:01
Kosloski
Olá prezado Quemel,

Não sugiro que o emprego público seja ruim. E os que remanescem? Digo, os que não passam no concurso? Estes devem ser preparados para seguir adiante e não ficarem encostados até conseguir passar em um.

Não existe apenas uma saída, nem tampouco somente um modo de viver e resolver os problemas, da vida, ou de um país.


Caro Koslosk, salve!

É isso que venho pregando desde 2001: preparação para sermos empregados, empregadores, empresários, prestadores de serviços, profissionais liberais e até servidores públicos...

Mas isso seria uma tarefa desde o Jardim de Infância...como a China faz..

Bração e boa sorte,
Quemel
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal