Logo Hardware.com.br
presley
presley Veterano Registrado
2K Mensagens 0 Curtidas

Saber quais as paginas + visitadas?

#1 Por presley 13/06/2003 - 14:19
Oi forum,
gostaria de uma orientação, no sentido de saber como faço para controlar as paginas de um site, tipo saber qual a pagina mais visitada tendo um sumario de cada uma delas, tem que ser com um programa, ou tenho que criar uma linha de codigo, ASP, PHP.... se sim, por favor me indiquem um link, tuto.... preciso muito disso aqui!
desde ja agradeço muito!
Phr34k3r
Phr34k3r Tô em todas Registrado
3K Mensagens 0 Curtidas
#5 Por Phr34k3r
15/06/2003 - 03:56
Pra quem naum conseguiu visualizar ...

Conte a audiência com PHP

Responda com poucos cliques do mouse: quais são as áreas mais acessadas do seu site? E o número de visitantes de cada uma delas no último mês? Se você não consegue responder a perguntas como essas rapidamente, é sinal de que seu site está precisando de um bom contador de páginas. Aqui, você vai aprender, passo a passo, a criar um programinha para monitorar a audiência, desenvolvido na linguagem de script PHP por um de nossos webmasters, Fred Carbonare. Não é um simples contador, daqueles que aparecem aos montes em home pages. O programa é invisível aos usuários, mas dá informações preciosas ao dono do site: mostra a audiência em cada uma das seções, mês a mês. Para que o contador funcione, o site deverá estar hospedado em qualquer servidor que rode PHP. Mãos à obra.

1. Faça o download dos scripts do contador. Vá até o endereço ftp://ftp.info.abril.com.br/contador.zip e baixe o arquivo contador.zip, que tem apenas 3 KB. Quando você fizer o processo de descompactação, aparecerão três scripts: analise.php, contador.php e index.php.

2. Definição das áreas do site. Abra o arquivo analise.php em qualquer editor de texto – aqui usamos o UltraEdit-32. Agora, vamos especificar cada uma das áreas do site que queremos medir, para que o programa possa fazer a contagem. No nosso exemplo, criamos cinco áreas, com apelidos de quatro caracteres: home page (home), notícias (noti), downloads (down), fórum (foru) e indefinidos (null), que contabilizará os acessos a quaisquer outras páginas não especificadas do site. O comando é simples:

$area[“home”]=”Home Page”;

$area[“noti”]=”Notícias”;

E assim por diante.

3. Defina a data atual. Agora, é a vez de trabalhar com o arquivo index.php. É nele que vamos definir a data atual, para que seja feita a contagem mensal de acessos. Vá até a linha de comando “Defina a data de início da contabilidade”. Em mês, basta colocar o número do mês atual (precedido de zero, se tiver apenas um dígito). No caso do ano, entram os dois últimos dígitos.

4. Tem um cliente de FTP? Na próxima etapa, vamos precisar de um cliente de FTP. No nosso caso, trabalhamos com o WS_FTP LE 5.08, da americana Ipswitch. Essa versão é gratuita para usuários domésticos. Se ainda não tem o programa, você pode baixá-lo em www.infoexame.com.br/aberto/download/240.shl. É um arquivo de 690 KB. Na instalação do ws_ftple.exe, fique atento à tela “How will you use WS_FTP LE”. Selecione “for personal use” e termine o processo. Agora, vem a configuração. Ao abrir o programa, aparecerá a tela de conexão. Inclua as informações do FTP, como mostrado na tela que ilustra o passo 4.

5. O contador vai para o servidor. O próximo passo é usar o cliente de FTP para jogar o contador no servidor do seu site. Dentro do WS_FTP LE, selecione a pasta contador e clique na seta ( -> ) para enviar ao programa de FTP. Depois, é só selecionar novamente a pasta e clicar com o botão direito. Em “chmod”, selecione “write” em todas as opções – mantenha “read” clicado. Isso significa que estamos dando permissão para que se possa escrever no diretório e salvar os arquivos.

6. Seu site já tem PHP? Aqui, vamos classificar todas as páginas do site. Temos duas possibilidades de linhas de comando. A primeira é para páginas com extensão PHP. Aqui vai um exemplo da linha de comando para a home page:

<?$areadosite = "home";include("$DOCUMENT_ROOT/contador/contador.php");?>

E assim por diante.

Se as páginas forem escritas apenas em HTML, o comando é outro. No caso da home page, ele fica assim:



Entretanto, é bom lembrar que as páginas HTML vão carregar mais devagar porque será gerado um tráfego maior entre o servidor e o cliente.

7. Chegou a hora da verdade! Seu programinha já está pronto para mostrar os acessos ao site. Toda vez que quiser conferir a audiência, basta digitar http://url do seu site/contador. As áreas aparecem por ordem decrescente de acessos. Em poucos meses, você já terá dados suficientes para comparar a evolução de audiência e descobrir o que anda dando mesmo ibope no seu site.

Fonte: Infoexame
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal