Logo Hardware.com.br
Fábio Garcia
Fábio Garcia Zumbi Registrado
8.2K Mensagens 340 Curtidas

Estudo: P2P pode cortar gastos com vídeo na web

#1 Por Fábio Garcia 16/09/2007 - 23:49
Pesquisadores da Microsoft se dedicaram ao estudo de uma maneira de reduzir os gastos com a distribuição de clipes de vídeo pela internet. A solução pode estar no uso de tecnologias P2P.
A pesquisa foi realizada por Cheng Huang e Jin Li, do centro de pesquisas da Microsoft, em conjunto com Keith Ross, da Universidade Politécnica, em Nova York, que analisaram nove meses de registros dos servidores do portal de vídeos da MSN e tentaram encontrar a saída para a redução de gastos com cerca de 60 milhões de requisições a cada mês.

Em entrevista ao site New Scientist, Ross explicou que o modelo atual não é sustentável, e que a Microsoft estaria interessada na possibilidade de uso de tecnologias peer-to-peer, que deixaria aos usuários a função de transmitir os vídeos, e não a um servidor central bancado pela empresa. A mudança de padrão poderia significar uma redução dos custos de mais de 95%.

Hoje, o modelo usado deixa aos portais de vídeo todos os custos, que são pagos por bit transmitido. Quanto mais populares, mais custosos, a exemplo do YouTube, que de acordo com pesquisadores canadenses deve pagar cerca de US$ 2 milhões apenas na distribuição, sem contar com os custos de servidores e de pessoal.

De abril a dezembro de 2006, os usuários do portal de vídeo da MSN fizeram 520 milhões de requisições entre mais de 59 mil clipes. A solução para a distribuição P2P poderia ser o uso de um plugin instalado no navegador, que encontraria outros usuários que estão assistindo ao vídeo e pegaria um trecho de cada um deles.

Outro alto dispêndio estaria na prevenção dos custos de transmissão de um grande volume de dados entre os provedores de acesso. A saída, então, seria dividir o compartilhamento entre os usuários de um mesmo servidor, o que além de mais rápido, seria gratuito. A transmissão de dados entre usuários do mesmo provedor já foi testada com sucesso pela Comcast, um dos maiores provedores americanos, que limitou downloads BitTorrent desta maneira, mas não seria de difícil implementação.

A pesquisa da Microsoft foi apresentada em Kyoto, Japão, na conferência SIGCOMM 2007, que aconteceu em agosto.




Fonte: Geek
A6_INFO
A6_INFO Cyber Highlander Administrador
56.1K Mensagens 4K Curtidas
#2 Por A6_INFO
17/09/2007 - 19:04
ok..............

afffff. 5 mensagens seguidas.
Progressista gourmet, esquerda caviar, querem o controle e atacar as liberdades, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados. ©®²³
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas militantes socialistas, bestas quadradas e analfabetos funcionais.
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment (que vibraram com sua vitória), é ladrão, cúmplice ou apenas um imbecil.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal