Logo Hardware.com.br
LEANDRO BELLINI
LEANDRO BELL... Membro Senior Registrado
245 Mensagens 5 Curtidas

Como fazer overclock em processadores

#1 Por LEANDRO BELL... 27/12/2007 - 15:52
Olá galera eu vi esse tutorial e resolvi postar aqui para que vcs possam ver e gostaria de respondesem a pergunta que eu fiz no final do tutorial!!

Introdução

O overclock consiste em alterar as propriedades e configurações de equipamentos de hardware, no intuito de deixá-los mais rápidos, ou, como muitos dizem, "turbinados". Este tutorial mostra os principais conceitos necessários para executar overclock em processadores. Espera-se que o leitor deste artigo tenha noções básicas do funcionamento de um computador e que já tenha uma certa experiência em nível técnico.

Riscos

O primeiro passo é ter noção dos riscos e possíveis conseqüências:
1 - o tempo de vida útil dos equipamentos pode ser reduzido severamente com o overclock. Muitos adeptos dizem não considerar esse ponto por que não pretendem fazer com que os componentes "durem para sempre...";
2 - as chances de queimar o processador, memórias e até a placa-mãe são grandes;
3 - pode ser que o overclock deixe o computador instável, a ponto de ficar lento.
Os riscos dos equipamentos queimarem ou perderem tempo de vida útil existem porque ao fazer overclock, muitas vezes será necessário alterar a voltagem dos componentes, o que resulta em aumento da temperatura. Isso deixa claro que, dependendo do overclock, será necessário adquirir coolers ou outros sistemas de refrigeração. Por estas razões, este tutorial trabalha com valores com uma margem de segurança.

Termos

Antes de começar é necessário ter conhecimento dos seguintes termos, pois eles serão úteis:
Clock - é a velocidade interna do processador, medida pela velocidade do FSB (visto abaixo) vezes o valor do multiplicador, que é definido pelo BIOS;
Ciclos de clock - consiste nos intervalos de tempo que o processador usa para executar suas instruções;
FSB - significa Front Side Bus e tem a função de definir a velocidade externa do processsador, ou seja, a velocidade na qual o processador se comunica com a memória e componentes da placa-mãe. As velocidades do FSB são as seguintes: 100 MHz, 133 MHz e 166 MHz. Valores mais altos costumam existir, mas geralmente são gerados através da multiplicação destes citados;
Vcore - é voltagem do equipamento.

Hardware x Overclock
Não são todos os equipamentos que permitem fazer overclock. Há também aqueles em que é possível, mas os riscos são tão altos que não valem a pena. Em processadores antigos o resultado do overclock pode não ter nenhum aumento de velocidade que seja significante, tais como em Pentium e K6-2. Se seu computador é um pouco mais antigo, este tutorial poderá lhe servir, mesmo que o resultado não seja o esperado.
O processador é sem dúvida, o item que mais sofre overclock. No entanto, sem uma placa-mãe com o mínimo de qualidade o overclock pode não valer a pena, principalmente se a placa-mãe tiver vários componentes onboard. Os fabricantes mais confiáveis são os seguintes: Asus, Abit, Gigabyte, MSI, Soltek e Soyo. No entanto, é necessário ter ciência de que outros fabricantes podem ter modelos de placa-mãe bons para overclock e que os citados aqui podem ter modelos inviáveis à técnica. O ponto chave é o chipset da placa, informado no manual da mesma. Antes de realizar overclock pesquise se seu modelo de chipset ou até mesmo o modelo da placa-mãe é adequado ao overclock.
Conforme já foi dito antes, é necessário estar atento ao cooler, principalmente quando o processador pertence à linha Athlon, da AMD. Estes costumam aquecer bastante. Esteja certo de que o cooler seja o modelo adequado ao processador do computador. Em alguns casos é necessário instalar equipamentos extras de refrigeração no gabinete, pois o calor interno pode ainda ser grande.

Fazendo o overclock
Para realiazar o overclock é necessário trabalhar com as configurações do Setup do BIOS, geralmente acessível teclando-se o botão delete assim que o computador é ligado. Dependendo da marca de seu computador, o acesso ao Setup pode ser feito por meio de outra tecla. Consulte o manual ou suporte do fabricante caso não saiba acessar o Setup de seu computador.
Ao entrar no Setup, você verá uma série de itens. Procure um que trate do processador. Geralmente o nome desse item é ou assemelhá-se a "Processor Settings" ou a "CPU Setup" ou ainda "Features Setup". Ao conseguir entrar neste item aparecerá uma valor multiplicado por outro. Trata-se da operação FSB x multiplicador= clock, onde multiplicador é um valor numérico. Repare que o valor resultante dessa multiplicação é valor do clock do processador. Agora vamos ao overclock. Iremos utilizar como exemplo um overclock realizado num Pentium 4 de 1.6 GHz. Sua configuração FSB x multiplicador é:
100 MHz x 16 = 1.6 GHz ou 1.600 MHz
Para o overclock, o FSB foi mudado para 133 MHz (geralmente é possível mudar esse valor através das teclas de seta ou dos botões Page Up e Page Down em seu teclado):
133 MHz x 16 = 2.1 GHz ou 2.128 MHz
Relembrando, o FSB do seu computador pode estar em outro valor. Se estiver em 400 MHz por exemplo, ele é multiplicado por 4 (100 MHz x 4 = 400 MHz). No exemplo, é notório o ganho de desempenho. O Pentium 4 de 1.6 GHz pulou para 2.1 GHz.
Agora vamos mostrar um exemplo em um processador Ahtlon XP 1600+ MHz. Na verdade, este processador opera em 1.400 MHz, mas a AMD uma o símbolo + para dizer que o modelo, mesmo operando em 1.400 MHz, equivale a um Pentium 4 de 1.600 MHz.
Em nosso exemplo, este processador trabalha na seguinte configuração:
133 MHz x 10.5 = 1.4 GHz ou 1.396.5 MHz
Alterando o FSB de 133 para 166 MHz, o resultado é:
166 MHz x 10.5 = 1.7 GHz ou 1.743 MHz
Um ganho considerável. Em alguns casos, pode-se alterar o valo do multiplicador, mas é necessário pesquisar para saber se isso realmente é possível em seu processador. Na maioria das vezes, aumentando este valor, o computador pode acusar erro ou continuar trabalhando com o multiplicador anterior. Por isso, o mais adequado mesmo é alterar o valor do FSB. Uma dica interessante é que quanto maior o multiplicador vindo de fábrica, maiores são os aumentos de desempenho através de overclock.

Alterando o Vcore
O overclock poderia ter parado na explicação anterior, mas é possível aumentar mais ainda a velocidade do computador, alterando seu Vcore (voltagem). As instruções que o processador executa são realizadas por meio de pulsos elétricos. O intervalo entre os pulsos (ciclo de clock) é importante para a velocidade do processador. Alterando a voltagem do equipamento, é possível diminuir o intervalo entre os pulsos. Quanto menor este intervalo, mais rápido fica o processamento. Assim, se a voltagem for diminuída o ciclo de clock fica mais lento. Como nosso intuito é aumentar a velocidade, o valor do Vcore deve ser aumentado. Deve-se ficar atento a esta operação, pois qualquer exagero ou precipitação poderá causar danos irreparáveis ao hardware. Por isso, a alteração da voltagem deve ser feita em diferenças entre 0.1v e 0.05v. Em algumas placas é até possível ajustar para 0.025v. Infelizmente não é possível medir com precisão o aumento da velocidade do computador, pois isso varia muito.
O valor do Vcore pode ser alterando também pelo Setup do BIOS. No entanto, em alguns modelos de placa-mãe menos recentes, essa alteração deve ser feita mudando a posição de um jumper na placa-mãe, portanto, verifique sempre o manual da mesma, para saber qual o procedimento que cabe a ela.
Ao fazer overclock mudando o Vcore, a temperatura do processador certamente vai aumentar. Daí a necessidade de um cooler "poderoso". Para se ter uma idéia, a questão da temperatura é tão importante que os fabricantes compensam o constante aumento de velocidade de seus chips, fabricando-os com tecnologias de 0.18, 0.13 microns e futuramente valores menores. Isso deixa claro que com a combinação perfeita do overclock com o cooler adequado, o aumento de performance pode ser muito alto.

Finalizando
Não só o processador, mas a memória e outros componentes, podem sofrer overclock. Repare que para os procedimentos explicados aqui, foi necessário alterar somente os valores do BIOS relativos ao processador. Com as memórias isso também é possível (e um tanto mais complicado). Logo, pesquisando e estudando a maneira certa, você pode se aventurar no overclock de memória também.
O overclock em computadores menos recentes é um pouco mais complicado, pois exige a alteração de jumpers, além das alterações no BIOS. E nem sempre, o ganho de desempenho corresponde a um valor significativo. Por isso este tutorial foi baseado em modelos mais recentes.

E gostaria de finalizar fazendo a sequinte pergunta:
VALE A PENA FAZER UM OVERCLOCK E COLOCAR EM RISCO SEU HARDWARE??


Fonte:
http://www.infowester.com/overclockprocessor.php

ATENÇÃO: o InfoWester não se responsabiliza por eventuais danos causados pela execução dos procedimentos deste artigo. Os faça por sua conta e risco.
fcm
fcm Cyber Highlander Registrado
34.8K Mensagens 474 Curtidas
#2 Por fcm
27/12/2007 - 17:43
Então vou responder a pergunta:

LEANDRO BELLINI disse:
VALE A PENA FAZER UM OVERCLOCK E COLOCAR EM RISCO SEU HARDWARE??


Vale a pena fazer o overclock.

Colocar em risco? Todos PCs estão em risco de terem problemas, e não é o overclock que causará isso. A não ser que você não tenha feito, e esteja indo pelos boatos de quem não sabe.


Edit:
Não conseguiu concluir nada com este artigo que leu e recomendou que outros lessem?
Allan Gilber
Allan Gilber Super Participante Registrado
657 Mensagens 5 Curtidas
#4 Por Allan Gilber
27/12/2007 - 17:47
isso é vc quem decide.mas ha muitos over que sao seguros e dao bom aumento de desempenho e tb ha aqueles desastrosos.acho que o segredo é ter paciencia!nao correr para ter grandes clocks.é ir aumentando de pouco em pouco.

quanto ao problema de vida util pense bem.vc compra um coisa hoje por 500reais.daqui a 5 anos ela nao valera quase nada!entao acho que over vale a pena sim.so ter cuidado.
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas
#5 Por _oeek_
27/12/2007 - 18:01
Amigo LEANDRO,vc postou esse tutorial aqui para ajudar aos iniciantes no assunto ou para questionar quem faz e colocar medo em quem vai fazer?
Gui1984 disse:
FAZER OVERCLOCK NAO VALE A PENA ( custo beneficio )

Ja fez overclock alguma vez?Se nunca fez entao nao vou opniar

Galera,na boa,nunca vi ninguem reclamar de overclock porque o processador queimou,memoria pifou,etc
Se vcs nunca fizeram overclock tudo bem,mas sair falando que nao vale a pena nao tem logica,ja que nunca fizeram

Arrivedertetchau.gif
Allan Gilber
Allan Gilber Super Participante Registrado
657 Mensagens 5 Curtidas
#6 Por Allan Gilber
27/12/2007 - 18:57
_oeek_ disse:
Amigo LEANDRO,vc postou esse tutorial aqui para ajudar aos iniciantes no assunto ou para questionar quem faz e colocar medo em quem vai fazer?

Ja fez overclock alguma vez?Se nunca fez entao nao vou opniar

Galera,na boa,nunca vi ninguem reclamar de overclock porque o processador queimou,memoria pifou,etc
Se vcs nunca fizeram overclock tudo bem,mas sair falando que nao vale a pena nao tem logica,ja que nunca fizeram

Arrivedertetchau.gif



como ja disse e pra refossar...overclock vale a pena sim mas so nao vai fica impolgado pois se tentar aumentar de um modo exagerado o clock pode estragar.
fernandu
fernandu Novo Membro Registrado
20 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por fernandu
27/12/2007 - 20:08
retirado do texto:

"
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 06/09/2003 - Atualizado em 06/09/2003

"

ta bem velho jah esse artigo...
fazendo overclock com consciencia, entendendo do assunto, controlando temperatura e voltagens, nao vejo problemas.

peças nao são tao frageis.
algumas pessoas tem medo de desmontar o pc, retirar as pecas e talz achando q vai queimar...
nao é bem assim.
LEANDRO BELLINI
LEANDRO BELL... Membro Senior Registrado
245 Mensagens 5 Curtidas
#8 Por LEANDRO BELL...
27/12/2007 - 22:14
fernandu disse:
retirado do texto:

"
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 06/09/2003 - Atualizado em 06/09/2003

"

ta bem velho jah esse artigo...
fazendo overclock com consciencia, entendendo do assunto, controlando temperatura e voltagens, nao vejo problemas.

peças nao são tao frageis.
algumas pessoas tem medo de desmontar o pc, retirar as pecas e talz achando q vai queimar...
nao é bem assim.


Haushaushaus eh cara tah bem velho sim mas dah pra pelo menos ajudar quem naum sabe nada doh assunto!! EU mesmo naum sei muito disso e gostaria de saber mais!!
mas achu que naum vale a pena colocar um Processador ou Uma memoria !!
Mas e se eu tiver uma boa ventilação e tudo certinhu?? mesmo assim tenhu risco??
Vlwww
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas
#9 Por _oeek_
28/12/2007 - 00:36
LEANDRO BELLINI disse:
Haushaushaus eh cara tah bem velho sim mas dah pra pelo menos ajudar quem naum sabe nada doh assunto!! EU mesmo naum sei muito disso e gostaria de saber mais!!
mas achu que naum vale a pena colocar um Processador ou Uma memoria !!
Mas e se eu tiver uma boa ventilação e tudo certinhu?? mesmo assim tenhu risco??
Vlwww

Entao na verdade voçe quer entender um pouco mais ao inves de criticar e dizer que é perigoso?
Bem,so irá diminuir a vida util do processador se deixar o mesmo superaquecido,no mais,nao tera problema algum.
Leve em conta tambem que voçe tem que ter uma fonte de qualidade e uma boa circulaçao no gabinete.
Creio que ainda nao exista duvidas em relaçao ao overclock

Arrivedertetchau.gif
LEANDRO BELLINI
LEANDRO BELL... Membro Senior Registrado
245 Mensagens 5 Curtidas
#10 Por LEANDRO BELL...
28/12/2007 - 08:08
_oeek_ disse:
Entao na verdade voçe quer entender um pouco mais ao inves de criticar e dizer que é perigoso?
Bem,so irá diminuir a vida util do processador se deixar o mesmo superaquecido,no mais,nao tera problema algum.
Leve em conta tambem que voçe tem que ter uma fonte de qualidade e uma boa circulaçao no gabinete.
Creio que ainda nao exista duvidas em relaçao ao overclock

Arrivedertetchau.gif


Naum naum vc naum entendeu!!
Eu naum estou criticando NADA!!
Pq mesmo assim eu nunca fiz entaum naum posso falar nada!!
Eu estou perguntando se VALE A PENA??
Se o PC fica mesmo raoido e se tem tantos perigos assim!!!
Blzz ateh mais!!
fcm
fcm Cyber Highlander Registrado
34.8K Mensagens 474 Curtidas
#11 Por fcm
28/12/2007 - 08:13
LEANDRO BELLINI disse:
Naum naum vc naum entendeu!!
Eu naum estou criticando NADA!!
Pq mesmo assim eu nunca fiz entaum naum posso falar nada!!
Eu estou perguntando se VALE A PENA??
Se o PC fica mesmo raoido e se tem tantos perigos assim!!!
Blzz ateh mais!!


Se fica mais rápido?

Na hora de comprar uma CPU, você escolhe entre uma de 1.6Ghz e uma de 2.2Ghz?

Se escolhe, nada mais lógico do que querer essa diferença.

Leia sobre:
https://www.hardware.com.br/analises/asus-m2n-mx/

E tem muito mais no Google.
Gui1984
Gui1984 Membro Senior Registrado
329 Mensagens 6 Curtidas
#12 Por Gui1984
28/12/2007 - 08:17
_oeek_ disse:

Ja fez overclock alguma vez?Se nunca fez entao nao vou opniar

Galera,na boa,nunca vi ninguem reclamar de overclock porque o processador queimou,memoria pifou,etc
Se vcs nunca fizeram overclock tudo bem,mas sair falando que nao vale a pena nao tem logica,ja que nunca fizeram

Arrivedertetchau.gif


Trabalhei 4 Anos no INFONORTE (famoso shopping de informatica do RJ) e cansei de ver pessoas trocando pecas por causa de overclock.
Agora eu posso estar me equivocando em falar que o overclock e ruim, pelo fato de naum saber se quem fez o fez direito, mais que eu ja vi muitos casos eu ja vi.
lukskw19
lukskw19 Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#13 Por lukskw19
28/12/2007 - 08:40
Não presenciei nenhuma reclamação sobre overclocks até hoje. Mas nunca se sabe!

Acho que antes de se fazer qualquer alteração no seu hardware, deve-se primeiro estudar as possibilidades, tendo assim uma alternativa mais segura do que será feito! Por exemplo se você possuí um processador de última geração, a alteração do clock será inviavel. Agora se você possuí um micro meio desatualizado, dependendo da ocasião, sai mais em conta um overclock no processador e na velha placa de video do que um upgrade de componetes!

1ª mensagem no Guia do Hardware. Perdi a virgindade! ushuahsuashuahs
super.gif
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas
#14 Por _oeek_
28/12/2007 - 12:14
Gui1984 disse:
Trabalhei 4 Anos no INFONORTE (famoso shopping de informatica do RJ) e cansei de ver pessoas trocando pecas por causa de overclock.
Agora eu posso estar me equivocando em falar que o overclock e ruim, pelo fato de naum saber se quem fez o fez direito, mais que eu ja vi muitos casos eu ja vi.

Sinceramente nunca vi,e olhe que trabalhei em loja de manutenção também.
Isso nada mais foi falta de atenção e principalmente falta de experiência no assunto que acaba dando nisso.
Mas só por causa disso que disse que overclock não vale a pena?
Pq foi isso que você citou lá mais acima
miptzi
miptzi General de Pijama Registrado
4.2K Mensagens 69 Curtidas
#15 Por miptzi
28/12/2007 - 16:35
Gui1984 disse:
Trabalhei 4 Anos no INFONORTE (famoso shopping de informatica do RJ) e cansei de ver pessoas trocando pecas por causa de overclock.
Agora eu posso estar me equivocando em falar que o overclock e ruim, pelo fato de naum saber se quem fez o fez direito, mais que eu ja vi muitos casos eu ja vi.


desde q eu mexo com pc's, em 1994............ nunca vi over dar problema... nem em vga OC de fabrica com over adicional, nem em cpu... o unico vilão mesmo é a temperatura............. se controla-la , controlará o OC de seu pc de modo consciente:

1-respeite os limites de vcore e temp estipulados pelos fabricantes. mas uma pequena margem acima disso é aceitável... tipo uns 5-10ºC ( quanto menos dif, melhor)
2- leia muito sobre o hard q vc tem ou vai comprar. saber os limites q usuarios antigos atingiram com esses componentes vai ajudar na sua decisão. (vc saberá quando os artefatos começam, e quando o PC vai resetar por temp do CPU)
3 - Faça lenta e progressivamente. mesmo q digam q o Q6600 vai a @3.9 no air cooler, por exemplo. Indo devagar vc aproveita o processo para aprender mais... e entender pq vc es´ta mechendo nesses numerozinhos bestas...big_green.png
4- operações extremas como altissimo vcore e "pencilmod", já tem seus riscos calculados e aceitos pelos praticantes deles. Se vc não ker arriscar algum dano, NÃO faça. Se vc acha q vale o risco um aumento consideravel de clock e vai conseguir contornar a temp elevada..... boa sorte e bons resultados...........
5- pode iniciar um bom processo de OC já na montagem de um bom sistema de refrigeração, incluindo no plano já um BOM gabinete BEM ventilado... fans de alto fluxo, bem posicionados, ventilação de boa marca... talvez watercooler........ chiller........ nitrogênio liquido.... Plutonio congelado...........????????????

se quer OC, busce soluções térmicas eficientes e leia sobre seu equipamento e seus limites....... esses 2 itens, quanto + melhor, vai aumentar sua garantia sobre algo q não tem garantia.......

fui
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal