Logo Hardware.com.br
Responder
Fábio Garcia
Fábio Garcia Zumbi Registrado
8.2K Mensagens 339 Curtidas
#2 Por Fábio Garcia
01/03/2024 - 11:57
olá!

Vou dar um exemplo...
Eu não sei desenhar, precisava de uma capa e usei o serviço da Microsoft. A imagem pode ser considerada "original" e dar direitos a alguém? Na minha opinião não, pois eu simplesmente usei um texto que nem comando é, o gerador usou banco de dados, programação e algorítimos. Nada é realmente original, então apesar dos possíveis usos terem função prática, só servem pra um determinado fim sem implicação em propriedade.

Uma coisa que eu vejo nessas IAs diversas é que existe muito alarde, muita gente se surpreendendo e achando que isso é o futuro da tecnologia e que precisamos tomar cuidado e etc. Eu penso que uma IA de inteligente só tem o nome, pois é um conjunto de programação que inclui respostas "humanizadas" e depende 100% do que já existe na internet. As empresas interessadas estão lançando rapidamente mais serviços de IA, certo? O que elas ganham disponibilizando essas ferramentas pra qualquer um já que a IA é uma coisa revolucionária? Simples, ao gerar dados e respostas, elas ganham em coleta de dados (basta ler o contrato de licença de uso da IA da Google); dados são valiosos demais pra essas empresas, assim como os assistentes virtuais (Alexa, OK Google, Siri) fizeram anos atrás as IAs estão fazendo agora: fornecer uma "maravilha tecnológica" de interface humanizada em troca de coleta de dados e consequentemente geração de lucro de todas as formas imagináveis.
~13,8 bilhões de anos ou mais...
"Não sou jovem o suficiente pra saber tudo". Oscar Wilde.
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4K Mensagens 1.2K Curtidas
#3 Por TerraSkilll
01/03/2024 - 12:39
Atualmente, não há consenso quanto à propriedade de conteúdo gerado por IA como ChatGPT e geradores de imagens. Enquanto essa questão não for discutida e colocada em leis, é algo em aberto. Por isso muitas, mesmo empresas e profissionais favoráveis ao uso de IA, estão evitando usar conteúdo gerado diretamente, sem modificações adicionais feitas por humanos.

Dito isso, não acredito que a regulamentação vá dar a propriedade do conteúdo gerado à empresa que fornece o gerador, pois ela está apenas fornecendo uma ferramenta, um serviço, da mesma forma que os documentos que você gera no Word pertencem à você, não à Microsoft. É bem mais provável que a propriedade do resultado (texto ou imagem) passe ao usuário que usou a ferramenta.

Note que estou desconsiderando que gera variações de material já protegido por propriedade intelectual (ex: imagens do Pato Donald), já que isso não muda a propriedade intelectual original. Esse é um outro problema legal, também em aberto.


Fábio Garcia disse:
 O que elas ganham disponibilizando essas ferramentas pra qualquer um já que a IA é uma coisa revolucionária? Simples, ao gerar dados e respostas, elas ganham em coleta de dados (basta ler o contrato de licença de uso da IA da Google); dados são valiosos demais pra essas empresas, assim como os assistentes virtuais (Alexa, OK Google, Siri) fizeram anos atrás as IAs estão fazendo agora: fornecer uma "maravilha tecnológica" de interface humanizada em troca de coleta de dados e consequentemente geração de lucro de todas as formas imagináveis.


Além da coleta de dados, essas empresas também estão entrando no modelo de vender opções mais avançadas, similar à serviços como streaming ou aluguel de software. Haverão versões "free", e as versões pagas terão mais recursos e serão mais avançadas.

Abraços.
Contribua para um fórum melhor: pense antes de postar.
"It isn't a contest. Just enjoy the ride." -> Seth Vidal
Hardware.com.br no Youtube!
Fábio Garcia
Fábio Garcia Zumbi Registrado
8.2K Mensagens 339 Curtidas
#4 Por Fábio Garcia
01/03/2024 - 13:04
TerraSkilll disse:

Além da coleta de dados, essas empresas também estão entrando no modelo de vender opções mais avançadas, similar à serviços como streaming ou aluguel de software. Haverão versões "free", e as versões pagas terão mais recursos e serão mais avançadas.


Olá!

Penso que a venda de planos avançados são pra diminuir o prejuízo, manter esses serviços custa muito. Penso que a geração de dados é mais útil pra mídias sociais, veículos que trabalham com exposição; logo essas mídias terão seus próprios métodos de geração. Quanto ao outro lado (o chat em si), é uma reformulação de dar um Google e não vejo futuro onde possa ser rentabilizado algo que está disponível pra todos. Vai haver um boom certamente, mas inteligência artificial precisa ser redefinida pra se adequar a essa corrente de programação atual.
~13,8 bilhões de anos ou mais...
"Não sou jovem o suficiente pra saber tudo". Oscar Wilde.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal