Logo Hardware.com.br
Servo
Servo Geek Registrado
3K Mensagens 27 Curtidas

Novatos precisam de incentivos...

#1 Por Servo 25/05/2006 - 15:10
Sou novo no mundo Linux. Iniciei minha caminhada em setembro do ano passado com o Kurumin. Desde lá tenho lido muita coisa a respaito do sistema Linux de tal forma que hoje sou um apaixonado, defensor e propagador do sistema. Me interessei por motivos éticos (Win pirata não dava pra mim) e de filosofia (software livre). Hoje confesso que sei um pouquinho mais do que em setembro, mas ainda vejo que é quase nada ou até mesmo insuficiente diante de tantas possibilidades de ajuste de sistema. Começei a pensar em ir para uma distro menos automatizada, até instalei em dual com o Kuruma, mas para meu espanto fiquei tão apegado a scripts e ícones que vi que realmente o meu conhecimento é superficial.
Não sei nem se posso fazer este desabafo, mas me desculpem, hoje depois de ser tão ajudado por vocês os considero amigos apesar de só conhece-los por apelidos ou pseudônimos. Gostaria que os veteranos apontassem um bom caminho não apenas para mim, mas para todos aqueles que perseveram e lutam para usarem o sistema do pinguim. Apesar do pouco que sei já iniciei pelo menos 5 famílias no Kurumin.

1.Como realmente aprender a usar esses comandos que às vezes são tão difíceis de decorar?
2.Como migrar sem traumas para uma distro "mais avançada" (que requeira mais do usuário)?
3.Como aprender a compilar sem erros?
4.Dicas e palavras de quem já passou pelo que eu e muitos outros passam agora;
5.Kurumin para Mandriva, perdas e ganhos...

Tenham paciencia com este servo....ele só quer aprender para também chegar a sua vez de servir!

Obrigado pela atenção!
dcardosoa
dcardosoa Geek Registrado
3.6K Mensagens 28 Curtidas
#2 Por dcardosoa
25/05/2006 - 15:34
primeiro... vc tem que passar a usar o tempo todo... pois soh com pratica que vc conseguirar descobrir as coisas.
Comece com distros mas simples e vai passando gradualmente para outras.
Na internet esta repeleto de tutoriais e ajudas q vao lhe auxiliar a compilar e outras coisas mais sem erros, mas jah vou adiantando q dificilmente vc nunca mais precisara buscar ajuda para resolver um problema no mundo linux...

E tenha sempre força de vontade, naum desista, se de um jeito naum deu, concerteza existe outro jeito que resolvera su problema...
ATHLON XP 2600+ (@2900+) Barton | GF FX 5200 | Seagate BARRACUDA 80 GB SATA |2x(256 MB) DDR400 (DC ativo)| ASUS A7N8X-E Deluxe

LINUX USER #397922
Slack 12 (2.6.21.5)
WinXP
RoadKill
RoadKill Ubbergeek Registrado
8.9K Mensagens 6 Curtidas
#3 Por RoadKill
25/05/2006 - 15:40
Não sou tão experiente como muitos aqui, mas vou dar minha humilde opinião.

1. Comandos vc usa de acordo com a necessidade, tenha um guia rápido sempre a mão, Eu uso linux há mais de 3 anos e ainda esqueço os comandos que não uso muito. Outra dica, evite fazer as coisas pela interface gráfica, se realmente quer decorar os comandos. Deixe sempre um console aberto e procure gerenciar arquivos e pastas por ele, sempre como usuário.
2. Migrar sem traumas depende do seu empenho, se for paciente e determinado irá ter bons resultados. Às vezes é um desafio, se vc vencer fica com um gosto de vitória que vale a pena.
3. Essa eu passo a vez, ainda não cheguei nesse estágio, mas acho que vale a insistência e atenção na documentação.
4. Algumas pessoas que estão começando acham que os mais experientes "escondem o ouro", a coisa não é bem assim, todos penaram pra ter o conhecimento que têm, pesquisaram, leram muito, fizeram testes, chutaram o computador, etc...Nem sempre dá pra ensinar uma pessoa aqui pelo fórum, nem é por má vontade, às vezes se vê que para responder a um novo usuário, vc teria que escrever um livro no post, ai é que se espera que ele estude mais.
5. Passo essa, já usei o Mandrake e o Kurumin, no HD prefiria o Mandrake, apesar de achar o Kurumin um trabalho fantástico e estar sempre com o CD dele, que se tornou uma ferramenta.
Não sei como é que foi...
Só sei que foi assim.
Sou a favor da netiqueta
http://octopusland.com
http://www.ogimp.com.br/
Mitsu
Mitsu General de Pijama Registrado
4.5K Mensagens 146 Curtidas
#4 Por Mitsu
25/05/2006 - 16:19
Uso linux como "hobby". Não saco grande coisa, mas to me virando. Minha opniao:

1 - Comandos aprende-se usando. Nada de login grafico de root. No maximo um sudo konqueror. Linha de comando é joia. Vai ficar melhor depois que eu aprender.
2 - Procure uma distro "avançada" com bastante documentação. Eu particularmente adorei o gentoo, e aprendi muito com ele. Demorei um tempao pra experimentar outra distro fora o kurumin
3 - Compilar sem erros? ixi... No gentoo até q vai, mas no kurumin nao consigo...
4 - Linux fica "divertido" mesmo, com computadores em rede local. Acesso remoto, servidores...
5 - Kurumin vs Mandriva? Num sei... boa oportunidade pra voce testar o falar pra nois ! :mrgreen:

Se voce não tem preguiça para ler, entao vai se virar bem no linux 8)
Linux User # 372.111 |Manual do Ubuntu|Linux não é Windows
(linux) Android 2.3 User
x-pert
x-pert Veterano Registrado
1.2K Mensagens 5 Curtidas
#6 Por x-pert
25/05/2006 - 16:35
Começei a pouco tempo no "mundo linux" só sei mesmo o básico.
Minha opinião é que ñ adianta ficar resmungando pq ñ conseguiu instalar um programa e ñ quer mais saber de linux, tem q ter perceverança quebrar a cabeça até descobrir o que está errado e pq está errado e tentar arrumar, chingar o pc de tudo q é nome ficar noites acordado tentando resolver o problema ficar estressado e quando for tentar novamente vai conseguir e chingar o pc falando q "eu sou o cara". Esse é o espírito linux.
Linux User: #433036
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#7 Por Marcelo de M...
25/05/2006 - 17:30
Como está, Servo, tudo bem, meu querido?!?! Vou tentar responder como andei aprendendo por aí, no tempo que tenho usado Linux...

1 - Estou com o pessoal, tem que praticar. A sugestão extra do Roadkill também é imprescindível: tenha uma referência rápida à mão, um livro, um tuto que baixou na net sobre shell, comandos... isso ajuda muito. Como o Roadkill, eu também me esqueço de um monte de comandos... mas, eu acho muito difícil alguém que tenciona usar o sistema apenas como seu desktop e ajudar a outros ter na mente tantos comandos. Creio que só quem trabalha com isso e os repete à exaustão conseguem esse feito.

2 - Não creio que haja uma receita de bolo para isso além do que já temos: leitura. Mas, temos que nos conhecer, saber o que podemos fazer ou não, portanto, se você considera seus conhecimentos razoáveis, não sobre Linux, mas, sobre uso de computador em geral, acho que você poderia tranqüilamente usar um Slackware. Pode apanhar um pouco no início, mas, tenho certeza de que tudo vai ser recompensado. Pessoalmente, sei que poderia trabalhar com ela tranqüilamente, mas, me falta tempo para dedicação e, não é nada legal instalar um sistema, não conseguir resolver todos os problemas e colocar a culpa só nele...

3 - Sinceramente, não sei. Talvez o Kalicrates veja esse tópico e te explique, já que ele consegue, mas, creio que só o costume, mesmo, te ensina. Acho que um ou dois anos só compilando programas resolve tudo!!! :wink:

4 - O Linux pode ainda não ser um sistema para todos, mas é, sem dúvida nenhuma, um excelente sistema. E, como costumo dizer e já chegou a você, o Windows a gente usa, mas, o Linux a gente usa, se envolve e acaba se apaixonando. Mas, pode ter certeza de que terá não apenas uma, mas, muitas frustrações. Acontece. Cada vez menos, mas, acontece. Mas, mantendo o rumo norte, tudo acaba dando certo no final.

5 - Com o Kurumim, como já falamos por MP, há uma facilidade maior de experimentar pacotes mais novos, como o KDE 3.5, por exemplo. Em compensação, acho o Kurumim meio 'capado', sinto falta de aplicativos, a não ser que você também tenha o Kokar, mas, esse é adquirido separadamente.
Quanto ao Mandriva, ele é mais completo, já que vem em três CDs, tem tudo o que se costuma querer de um Linux, desktop bonito e bem acabado, boa compatibilidade com hardware e, por possuir os dois ambientes mais utilizados, que são o KDE e GNOME, creio que permite mais flexibilidade na hora da escolha, aliás, mesmo que você queira usar o XFCE ou o Window Maker. Como para utilizar os ícones mágicos para instalar novos programas precisa da net, se não tiver banda larga isso pode não ser legal, afinal, às vezes, queremos baixar um monte de coisa junto. Acho que, usando o Mandriva, você vai poder pesar mais o que gostou e não gostou.
Bom, acho que é isso. Espero ter ajudado e fique com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
CAA
CAA Membro Senior Registrado
233 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por CAA
25/05/2006 - 19:49
Eu começei com a Suse 9.2, depois a Suse 10.0, Kurumin 3.0, 4.0, 5.1 e agora estou testando a 6.0. Já usei a Ubuntu 5.10, Kalango 3.2, Fedora 5 e Mandriva Free 2006, que, para o que eu pretendo, é a melhor distro. Estou gostando muito da Kurumin 6.0, que melhorou muito, mas, como disse o Marcelo, a Mandriva é mais completa. Fica aquela velha questão: o que voçê pretende fazer com o Linux? Se aprofundar ou utilizar o sistema como desktop, seja para diversão, lazer ou trabalho? O Linux ainda é minoria entre os usuários de computadores e só vai decolar quando conquistar o usuário doméstico, aquele que usa o micro na segunda opção que citei acima. Eu acho que quem deve escolher é voçê. Conhecer e utilizar comandos não é essencial para operar um SO, seja Windows ou Linux. Compilação já requer ainda mais comhecimentos. Voçê deve ter notado que aqui no fórum existe uma corrente que prefere distros mais " avançadas ", tipo Slackware e Debian , outra que prefere distros compactas, como Ubuntu, Kubuntu, etc, e aqueles que preferem distros mais completas, como Mandriva, Suse ou Fedora.
Só para voçê ter uma idéia: a instalação da Mandriva Free 2006, com três cds, com KDE e Gnome, ocupa cerca de 2,5 GB no HD.
A nova versão do Kurumin 6.0 mais o Kokar 6.0, descompactando e instalando todos os programas que vêm no cd do Kokar, ocupa quase 3 GB no HD ! Mais que a Mandriva!
Tudo é uma questão de voçê testar as distros e escolher uma que mais te agrada.
Eu não sei como está o teu espaço no HD, mas voçê poderia criar uma partição Linux exclusiva para testar as distros e deixar a outra para a distro que voçê utiliza com mais frequência.
Abraços e boa sorte...
Intel Core I3 - Windows 7 Premium - 4 GB - HD 1000 GB - Epson CX5600 - LCD 20 Samsung - Net Vírtua 10 MB.
Notebook Sony Vaio Intel I3 - 4 GB - HD 500 GB - Windows 7 Premium + Ubuntu 11.10
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#9 Por Marcelo de M...
25/05/2006 - 20:58
Sim, CAA, mas, a instalação de 2,5GB do Mandriva se trata da instalação padrão. Se fizermos a completa, tenho certeza que ainda vai ficar razoavelmente maior que o Kurumim, afinal, não há mágica, aqui: são três CDs contra dois. Mas, tudo realmente do tempo que o usuário tem para dedicar ao sistema. Se tem muito, ele pode querer passar tardes e mais tardes compilando programas, kernels e outras coisas... se não tem tanto, precisa das coisas mais automatizadas. É isso que acaba dando o golpe final para a escolha da distro.
Fiquem com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
geekbr
geekbr Veterano Registrado
1.4K Mensagens 4 Curtidas
#10 Por geekbr
25/05/2006 - 21:08
Servo
1.Como realmente aprender a usar esses comandos que às vezes são tão difíceis de decorar?
2.Como migrar sem traumas para uma distro "mais avançada" (que requeira mais do usuário)?
3.Como aprender a compilar sem erros?
4.Dicas e palavras de quem já passou pelo que eu e muitos outros passam agora;
5.Kurumin para Mandriva, perdas e ganhos...

Tenham paciencia com este servo....ele só quer aprender para também chegar a sua vez de servir! ...


Tá, vamos partir do principio de que se você quer aprender algo tem que estudar e alem de gostar se dedicar. Eu sempre sou criticado em listas e em forums por ser groseiro em alguns casos em que usuarios novatos fazem perguntas redundantes (e sempre as mesmas). Acho que antes de tentar tirar uma duvida no irc, listas ou mesmo foruns o cara tem que ler a documentação e ai entra o grande RTFM hehe. De qualquer forma acho que o indicado seria ir utilizando varias distros até você encontrar alguma que realmente lhe caia como uma luva. Sempre indico slackware e principalmente debian .. acho que é isso ai !! :o
Fighting Falcon
Fighting Fal... General de Pijama Registrado
6.1K Mensagens 8 Curtidas
#11 Por Fighting Fal...
25/05/2006 - 23:52
Servo, vou dar meus dois cents... big_green.png

Acho que o grande erro de muitos iniciantes é pretender mudar de sistema operacional sem o mínimo de pesquisa que se faz necessário.

Quando tive contato com as primeiras informações sobre o Linux (e foi aqui mesmo neste forum), minha primeira atitude foi ler o e-book "Entendendo e Dominando o Linux", do Carlos Morimoto. Eu não tinha o Linux no meu pc, mas mesmo assim cocei a ler a respeito, para entender os conceitos básicos referentes ao "novo mundo" que eu queria conhecer".

Depois de entender o mínimo necessário, comprei no GDH os CD's do então Mandrake 9.0, minha primeira distro.

Daí pra frente, foi leitura do forum e uso constante do Google. Pode parecer repetitivo, mas se todos usassem o Google de forma adequada, muitas dúvidas seriam solucionadas muito mais rapidamente.

Outra leitura que me ajudou muito foi o Guia Foca Linux. Esté é simplesmente fantástico e recomendo a leitura a você, que está iniciando.

Quanto à migração de distros... sinceramente, acho que o usuário deve fazer uma troca gradual. Você verá que algumas pessoas dirão, por exemplo: "Slackware deve ser a primeira distro, porque é a única que força o usuário a aprender a mexer com o sistema". Não concordo muito com essa linha. Eu, pelo menos, fiz uma caminhada bastante "gradual": Mandrake, Fedora, SuSE, Slackware/Debian e Gentoo. Pra mim, isso foi positivo.

Portanto:

1) não desanime;

2) aprenda que no meio do universo "open source", todos se ajudam, mas faz parte da "cultura" o esforço mínimo do usuário pelo menos pesquisar sobre o seu problema.

3) não se inquiete com os inúmeros depoimentos apaixonados sobre distro X ou Y, ou então que quem mexe com a distro Z é quem sabe mais sobre Linux... Conheço gente muito competente que trabalha com as mais diversas distros e é feliz. wink.png

[]s!
xingamentos.gif
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 98 Curtidas
#12 Por jose_silva_n...
26/05/2006 - 00:28
Servo
Sou novo no mundo Linux. Iniciei minha caminhada em setembro do ano passado com o Kurumin. Desde lá tenho lido muita ...


Boa noite,

Eu ainda sou um programador nível operário (quem sabe daqui alguns séculos serei elite ? hehehe...), também sou um mero usuário em se tratando de Linux...mesmo assim, venha para o lado negro...Slackware...
Não sei se foi nesse fórum...ouvi algo do tipo "Slackware é como droga...experimentou já era...", nunca usei drogas, mas no caso de Linux, usar Slackware é isso mesmo (pelo menos foi assim comigo...)

Falowz

K4L1
André0991
André0991 Geek Registrado
2.2K Mensagens 79 Curtidas
#13 Por André0991
26/05/2006 - 00:36
Servo, com certezam o que vc precisa é de paciência. Eu comecei a usar Linux com 12 anos, e agora tô com 12.

Vou contar imnha história :mrgreen:

Bom, na verdade eu não sei de onde eu ouvi falar em Linux, ma so que importa é que eu oouvi falar em Linux. Bom, a primeira coisa que eu fiz? Foi pesquisar no google. Achei um site mto intereesante, o viva o linux. Como quem não quer nada, me cadastrei e simplesmente perguntei como conseguir o Linux. De meio a tantas mensagens, apareceu uma inetersante, dizendo "se quiser eu te mando pelo correio". Minhas esperanças aumentaram. OK, adicionei o cara pelo MSN e tal, então resolvemos que ele ia me mandar o Kurumin e o Ubuntu pelo correio, de graça, na faixa. O problema era que o cara morava no outro canto do Brasil. Resultado: fiquei duas semanas anciosamente esperando os CDs chegarem. Enquanto eles não chegavam, eu me deliciava vedo as screenshots. Num belo dia, os Cds chegaram. Não sabia a mínima idéia nem de como instalar um driver, pois meu querido tio deicxou o XP aqui todo configurado, com o modem , os drivers de tudo, etc. Não sabia nem como configurar a Bios pra deixar o l PC dar boot pelo CD! OK, liguei para meu tio, e ele me ensinou como configurar a BIOS para dar o boot pelo CD. OK, deu certo, botei o CD, e reiniciei o PC. Surpresa!!! Fiquei totalmente, 101% maravilhado. Para mim era tudo novidade, afinal, eu nem sabia q existia outro sistema que não fosse o windows!
OK, como nem tudo são rosas, eu tinha que configurar meu modem, do qual eu nem sabia o modelo!!! ( epnsar que hoje eu até ajudo pessaos que tem o meu modem... :wink: )
Apareceu essa dificuldade, Identifiquei meu modem, mas não conseguia instalar. Isso pra mim foi mto marcando, e fiquei tristes semanas sem nem mencionar o nome linux, tinha praticamente desistido. Mas aí que eu disse, é preciso ter paciência, e não desistir tão fácil. Ouvi dizer que o Kurumin 4 suportava meu modem, que o script funfava certinho. Então instalei o Kurumin 4, fui e internet > abilitar suport..... > pctel
E pá-pum: modem configurado. Aí entrou mais um obstáculo: configurar o kppp! Eu ainda eraa mto inicinate, e naõ sabia como faze-lo. Mas garças ao Stzack aqui do fórum, eu consegui. Fiquei mto emocionado, kkkk. Bom, não vou contar tudo simplesmente pq tô com rpreguiça, mas pode ter certza, Servo: Persista, nunca desista.

Hoje sigo os passos do meu "mestre", o cara que me enviou pelo correio o Kuurmin e o Ubuntu, e uso Slackware :P

Espero ter te ajuudado, valeu Servo, te desejo boa sorte!!!
Servo
Servo Geek Registrado
3K Mensagens 27 Curtidas
#14 Por Servo
26/05/2006 - 00:42
Estou bastante feliz com as respostas. Como disse uso o Kuruma, estou com o live cd do Mandriva (que gostei muito) e do Kubunto (que tb é bacana). Ganhei os Cds do Mandriva 2006 de um de nossos amigos do fórum GDH (muito obrigado, não vejo a hora deles chegarem), e confesso q gostei dos 2. Meu problema é a minha net discada e o meu moden LG (com chipset Smartlink). Conheci aqui quem usa Mandriva com este moden e fiquei empolgado. Gosto de mexer e aprender e estou me preparando para "migrar" para uma destas distros (Slackware com winmoden existe?) e já estou pesquisando sobre o Mandriva. O que me diriam da escolha? big_green.png
Aptosid->> (Notebook)

Linux User: 422853

arkRed">Visite o site: www.euecristo.com.br


ajp
ajp Super Participante Registrado
1K Mensagens 0 Curtidas
#15 Por ajp
26/05/2006 - 00:45
Servo
Sou novo no mundo Linux. Iniciei minha caminhada em setembro do ano passado com o Kurumin. Desde lá tenho lido muita ...


Nem li a resposta dos outros membros para não "contaminar" a minha. Vou te falar o que faço: uso o computador para lazer, trabalho em outra área completamente diferente, meu hobby é o comp. Tendo isso em vista acho divertido ficar quebrando a cabeça para que as coisas funcionem.

Tem exatos 10 dias que estou sem windows batalhando com o ubuntu para configurar placa de captura, lirc, wine, nvidia, gravação de dvd, etc... Hoje está tudo funcionando perfeito, de tanto que eu fucei e pesquisei no google atrás de solução.

A maioria dessas soluções eu fiz no bom e velho make make install. Nesses 10 dias reinstalei o ubuntu 4 vezes pois fiz bobagem.

Resumindo: você está no caminha certo, quebra a cabeça, formata, reinstala, vai no google, busque ajuda aqui e quando você assustar já terá um bom conhecimento do so.

Para você não desanimar a primeira distribuição de linux que usei deve ter uns 10 anos, nem me lembro o nome agora (era alguma coisa magic vinham 5 cds naquelas caixas únicas com capa azul os mais velhos de linux do fórum podem me ajudar a lembrar), o x era extremamente precário, para fazer a net discada (única disponível na época) funcionar foram uns 15 dias.

Quem fala que gentoo é difícil de instalar não tentou naquela época. :lol:

Abraço.
Athlon 64 3000+| DFI UT NForce3 250GB |2x512 Corsair XMS RAM | SevenTeam ST 400Wap| XFX FX5200 (lixo) | Samsung 753DF | HD Seagate SATA 7200.9 80GB| PixelView Play TV Pro| Ubuntu|Imon Soundgraph USB
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal