Olá. Estou com problemas para acessar alguns serviços que utilizam portas "menos frequentes" como a 8080 e 22.
Ocorre que, após a NET trocar meu modem para o modelo TC7337NET, eu nao consigo mais acessar estas portas, o que me atrapalha a trabalhar utilizando o git (github, gitlab, etc) pois este utiliza a porta 22 (SSH) por padrão.
Este problema já ocorreu comigo por duas vezes, em duas residências diferentes. Tentei contato com o suporte da NET mas é muito difícil conseguir um bom atendimento porque, mesmo que eu diga que o problema é com portas de sáida e cite exemplos, o suporte nao entende (ou finge nao entender).
Alguma ideia de como posso prosseguir?
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Nenhuma operadora bloqueia portas de saída, pois isso seria "escolher" os tipos de acesso que o usuário pode fazer. Ela só pode bloquear portas de entrada, sob a alegação contratual de que isso é oferecer serviços para a internet.
O mais provável é que o bloqueio, se estiver ocorrendo, seja na rede de destino.
Ola, @Naldo Volpe. Ambos os IPs sao publicos. Qual informacao é necessaria?
Como assim "ambos IPs"? Há mais de um?
Quanto ao seu primeiro comentário, o problema nao deve ser a rede de destino porque eu nao consigo conectar, via ssh (porta 22), no meu servidor ou no github.com ou no gitlab.com. O mais provavel em termos de rede, IMHO, é que fosse meu computador, porem eu ja testei em outros e, inclusive, no celular. Testei tambem mudar a porta, no meu servidor remoto, de 22 para 53 (utilizada pelo protocolo DNS) e ai sim a conexao funciona. Isso também me leva a crer que é um bloqueio da NET porque foi mal feito, já que permite tráfego TCP na porta 53 onde, para redes domesticas, deveria haver apenas trafego UDP.
Estou falando bastante da porta 22 (SSH) porque é a que mais me afeta, mas o problema nao se restringe a ela. Por exemplo, este site nao funciona na minha conexao: http://portquiz.net:8080/
É importante dizer que o novo modem que a NET instalou tem configuraçoes de firewall, porém eu já tentei alterar as configuçoes e tambem passei para a NET que isso poderia ser o problema, mas nada adiantou. Inclusive, creio que há algo de errado na página do firewall porque ela nao exibe corretamente as portas que cada "perfil de acesso" bloqueia ou permite, tampouco exibe mensagens de erro quando nao consegue salvar as configuraçoes.
Por fim, mais tarde irei verificar, novamente, se o problema não é "do meu lado", ou seja, com meus equipamentos.
Bem, como eu te disse: a operadora não pode bloquear portas de saída. Isso não é uma restrição técnica, e sim legal.
Se você desconfia que está havendo interferência da operadora nas suas conexões, abra um chamado, não fale em bloqueio, fale em interferência, e peça pra falar com o suporte avançado. Se não houver retorno, peça pra falar com a Ouvidoria.
Consegui resolver com a troca do modem feita pela NET. Também é possível usar o modo bridge do modem, assim o problema não ocorre.