Logo Hardware.com.br
rjsiq
rjsiq Novo Membro Registrado
7 Mensagens 0 Curtidas

Monografia sobre Linux

#1 Por rjsiq 26/04/2004 - 18:28
Prezados

Estou cursando o último período de Tecnologia em Informática na Faculdade Newton Paiva em Belo Horizonte / MG, sendo que o comum do último período é fazer uma Monografia (a danada), mas esse ano a cúpula da professores resolveu inovar, ao invés da danada será realizado um Artigo, ou seja devemos eleger um tema que defenderemos com um artigo sobre ele (artigo realmente a nível redacional).

Como queria fazer algo sobre Linux, fui conversar com a professora sobre o que ela recomendaria (quem me mandou fazer isso?), sendo que chegamos a conclusão do tema:

Migração da Plataforma Windows para a plataforma Linux

Qual o objetivo desse artigo:

Desenvolver um artigo sobre as ferramentas que o Linux disponibiliza de modo a atender futuros clientes migrando do Sistema Operacional Windows sem perder as suas principais aplicações.

O artigo irá envolver informações de ferramentas de compartilhamento de arquivos, desenvolvimento de softwares, produtos de escritório (tais como o MS Office), tecnologias recentes como Bluetooth, ferramentas Multimídia, emuladores de sistemas operacionais e a parte mais importante: Migração do AD, Exchange., ISA, DNS, DB MS SQL, entre outros.

Justificativa:

Atualmente temos nos deparado com a grande disputa do Software Proprietário x Software Livre e, deixando de lado o conceito de cada um, podemos observar que um grande motivo/ barreira em se deixar de usar o Windows (Sistema Operacional mais distribuído no mundo) é de que outros sistemas como o Linux não possuem ferramentas / aplicações compatíveis (semelhantes) com as já utilizadas e que não existe a possibilidade de migrar os serviços já configurados, tendo que recomeçar do zero..

Através desse artigo poderemos ver a existência de tais aplicações / ferramentas de modo a atender em grande parte, as necessidades de Gerentes de Tecnologia da Informação que desejam migrar a sua plataforma atual para Linux ou indicar novas soluções para sua equipe e / ou clientes.

Maiores dificuldades:

Encontrar materiais em Livros ou na Internet que trate justamente desse tema. Infelizmente existe pouquíssimo material se atrevendo a defender esse tema ou talvez isso ainda seja completamente impossível. Uma dica que dou a vocês para a evolução do Linux é a de falarem mais teoricamente sobre cada aplicação do Linux, ao invés de apenas falarem com implementá-las. Essa é justamente a dificuldade que Gerentes de grandes empresas encontram e defendem. Existem milhões de iniciantes em Linux que simplesmente pesquisam em Fóruns e seguem o passo a passo, tendo sucesso e já se achando os fodões. Mas dominar o que é cada aplicação, como ela funciona, o que faz, dar detalhes teóricos sobre a mesma, isso poucos sabem.

Outro ponto é que sempre que alguém quer mudar para o SO Linux, sempre acabam começando do zero, ou seja refazem a sua base de usuários de grupos, de e-mails, firewall, DNS, entre outros e isso não é viável para grandes empresas, sendo que esse e o meu tema e o que eu conto com a ajuda de vcs: Como fazer para migrar a minha plataforma já configurada para o Linux.

Perguntas:

Há possibilidades de migrar toda ou até que parte de uma plataforma Windows amplamente configurada para Linux?

Ex:

1- Migrar o AD (com usuários, grupos, interação com o Exchange, políticas de grupo definidas) para o Linux? Quais as ferramentas necessárias para isso? Alguma comprovação de funcionalidade? Fale um pouco sobre a característica dessas
ferramentas.
2- Migrar minhas contas de e-mail do Exchange 5.5 / 2000 ou 2003 para algum correlato do Linux. Mesmas perguntas.
3- Migrar as configurações do firewall ISA 2000.
4- Migrar todo o meu BD MS SQL 7.0 / 2000 Server para um correlato Linux (Essa tb é difícil). Há 100% de compatibilidade no correlato do Linux?
5- Migrar as configurações do DNS?
6- Migrar política de segurança em cima dos diretórios? Guia Security do Windows na parte de Compartilhamentos.

A unica coisa que posso ajudar a vcs é referenciando o site ou a especialidade de vcs na minha bibliografia, mas desde já agradeço.

Caso queiram responder por e-mail: rjsiq@ig.com.br

Atenciosamente,

Ricardo Siqueira
rafaelguedes
rafaelguedes Membro Senior Registrado
319 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por rafaelguedes
26/04/2004 - 19:31
O Seu tema é bastante polêmico... hehehe eu faria algo mais "light", como Linux uma Alternativa... aos Softwares proprietarios...
Coisa assim...
Vai que um dos seus avaliadores na Banca do TCC é Powered By Microsoft... você pode entrar pelo cano...

Um Abraço.

To pensando em fazer sobre Wi-Fi etc etc.
Faço Sistemas de Informação.
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos soluciona-los." Isaac Asimov
fmbraga
fmbraga Super Participante Registrado
791 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por fmbraga
29/04/2004 - 16:00
Cara teu tema é bastante amplo. Voce vai terminar falando de varios programas, mas se seu enfoque for mesmo uma migração, td bem.
Na minha monografia falei como se faz uam integração de uma rede Linux e Windows utilizando samba e LDAP., por isso cai bem no asssunto. MAs caso teu tema for realmente uma migração desse tipo eu acho interessante, mas vc vai falar de tudo um pouco, nada aprofundado...
falcon_dark
falcon_dark Membro Senior Registrado
262 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por falcon_dark
30/04/2004 - 01:02
Olha, não sou grande conhecedor de administração de servidores de serviços, como mail, diretórios, redes, etc; então minha opinião pode ser considerada como leiga. Mas talvez possa dar uma força pra vc direcionar um assunto que é muito amplo, o que sempre é complicado.

Quando inicia-se a configuração de um novo serviço, como por exemplo um web hosting, vc sempre começa do zero. Tudo que você já teria configurado nos serviços que vc citou não veio pronto out of the box no Windows. Houve muito trabalho em cima disso. É claro que preservar o dinheiro que já foi gasto com isso é fundamental. Mas aí é que entra a IBM, a HP, a Sun e a Oracle no suporte ao Linux. Quando elas oferecem Linux como solução pra isso elas fornecem as ferramentas para a migração. Então quando você implementa o Linux vc gasta recursos, de um jeito ou de outro, seja contratando ou vc mesmo fazendo. Daí o Linux ser livre mas não de graça. Mesmo assim, dizer que a migração não compensa ou seja desestimulada por esse fator é perigoso, pois o argumento poderia ser combatido por alguém com mais conhecimentos do que eu. Na visão do leigo (a minha) o custo gerado por mudar de sistema e refazer a base de dados antiga, que no meu caso são configurações de e-mail, de desktop, de programas, aprender a usar programas novos, etc; é compensado por poder aproveitar melhor o hardware, já que o Linux apresenta desempenho superior devido a capacidade de customização dos processos e serviços ativos e poder usá-lo por mais tempo, já que o Linux tb é menos faminto por recursos de hardware que Windows. No meu caso de desktop valeu a pena. Nesse assunto paro por aqui.

Uma outra coisa que acho interessante citar é que o Linux, por ser software aberto, tem tendência de, a longo prazo, ter seus padrões mais aceitos pela comunidade como um todo. Explico. Usando o SQL como exemplo, se a MS desenvolver um conjunto de instruções avançadas para o MsSQL ela tará propriedade sobre isso e dificilmente permitirá uso de terceiros. Se uma distribuição livre de SQL como o MySQL desenvolver algo semelhante é bem provável que alguns meses depois todos os outros bancos de dados SQL livres estejam adotando. Isso ajuda a rebater o primeiro argumento que citei acima. Pois te dá a liberdade de trocar de software sem precisar mexer no que já existe pronto. Tudo que a MS implementa em um programa fechado (ou qq outra Softwarehouse).... Vou mudar vai, só pra não dizerem que é perseguição com a MS. Se a Adobe muda algo no PhotoShop é para manter vc comprando o PhotoShop, é para manter vc preso ao programa. Se a comunidade muda algo no Gimp é em prol do todo, da tecnologia, no dia seguinte todos podem estar no mesmo nível, então vc usa realmente o que atender melhor sua necessidade.

Sem apaixonismos, tente pensar em um programa para Windows, fechado que não seja o de maior sucesso comercial na sua área. Escritório é MS Office, editoração é Corel Draw, CAD é AutoCAD, internet é Explorer, e-mail é Outlook, web é IIS... isso pq esses programas desenvolveram padrões de arquivos (fechados) tão fortes que hoje é impossível usar outra coisa. 10 empresas fazem todos os softwares que 95% do mundo usa! Esse tipo de dogma quase não existe no Software Livre. Pq todos os programas abrem diversos tipos de arquivos e vc acaba escolhendo aquele que te atende melhor. Esse é o melhor argumento pra migrar, vc não vai ficar na mão de poucas empresas.

Aliás, a Oracle colocou o banco de dados dela em Linux, assim que usa Oracle com Windows pode migrar se problemas de mover a base. Tem problemas que usa MS, então quem será que gera o gasto, o Linux ou a MS? São questões complexas de se resolver. Esse tema é violento!

Bem, mesmo sem argumentos técnicos espero ter dado alguma contribuição, ao menos no sentido ideológico da questão, já que migrar plataforma pode nem sempre ser apenas matemática financeira, mas tb um pouco de feeling sobre pra onde o mercado vai estar no futuro.

Falou
"A verdade nunca foi e não é estritamente importante. O sonho é, essencialmente, uma mentira; mas fundamental para existência humana"
GNU/Linux: Nosso potencial. Nossa inspiração! :twisted:

http://falcon-dark.blogspot.com/
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal