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Edu Amaro
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[Resolvido] Por que não posso misturar células de lítio com cargas diferentes?

#1 Por Edu Amaro 12/12/2017 - 15:36
Olá,
Como o próprio título diz, quero saber porque não posso misturar células de lítio (essas de bateria de notebooks), com cargas diferentes. Eu cheguei a pesquisar na internet, mas não achei nada, não se se não coloquei os termos corretos... Geralmente só encontro o pessoal dizendo que não pode, mas não o porquê.
O que ocorre, a célula mais carregada descarrega rápido carregando a outra? (eu ligaria as duas em paralelo)
E teria algum modo "manual", sem nenhum equipamento de deixar elas com a mesma carga, tipo descarregar elas?
CyberMaximus
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#2 Por CyberMaximus
12/12/2017 - 18:18
Cara, seguinte, existe um circuito q controla a carga de cada célula em um conjunto de lítio, se uma delas tiver uma capacidade maior, ela nunca vai ficar 100% carregada, pq o circuito carrega sempre na capacidade da mais baixa.
Em outra situação já que sua pergunta não ficou clara, quando elas estão com cargas diferentes, o circuito descarrega a q tem mais até o mesmo nível da q tem menos, depois disso q ele carrega o conjunto, exemplo, duas células de 2000 Mah, mas uma delas tá com 1000 e a outra 600, então o circuito vai descarregar a de 1000 até ela ficar com 600, depois disso o circuito carrega as duas juntas até os 2000.
Edu Amaro
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#3 Por Edu Amaro
12/12/2017 - 21:31
CyberMaximus disse:
Cara, seguinte, existe um circuito q controla a carga de cada célula em um conjunto de lítio, se uma delas tiver uma capacidade maior, ela nunca vai ficar 100% carregada, pq o circuito carrega sempre na capacidade da mais baixa.
Em outra situação já que sua pergunta não ficou clara, quando elas estão com cargas diferentes, o circuito descarrega a q tem mais até o mesmo nível da q tem menos, depois disso q ele carrega o conjunto, exemplo, duas células de 2000 Mah, mas uma delas tá com 1000 e a outra 600, então o circuito vai descarregar a de 1000 até ela ficar com 600, depois disso o circuito carrega as duas juntas até os 2000.


Não, digo.. tenho duas células que vieram de notebooks diferentes (já sem o circuito de carregamento), ambas tem a mesma capacidade 1860mah, porém uma bateria estava carregada (100%) e a outra com 1%. A célula que veio da primeira bateria tem a mesma capacidade que a que veio da segunda, mas a primeira célula tem mais carga, pois a bateria por um inteiro tinha mais carga, a segunda estava descarregada porque a bateria cuja qual ela pertencia estava descarregada.

Então a pergunta é: se eu ligar em paralelo, duas células de lítio de 3.7v, 1860mah, com cargas armazenadas diferentes, sem circuito envolvido, apenas fios, dá algum problema?
CyberMaximus
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#4 Por CyberMaximus
13/12/2017 - 13:07
Rapaz, isso aí sem o circuito de carregamento é uma bomba, literalmente.
Pode ser q elas carreguem, mas pode ser tbm que elas explodam.
Se a que estava descarregada já está assim a muito tempo é bem provável q ela não preste mais, células de lítio não podem ficar descarregadas por muito tempo, e nem ficar com zero carga, pq elas não carregam mais.
JAPICHIN
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#5 Por JAPICHIN
13/12/2017 - 13:26
Edu Amaro disse:
Não, digo.. tenho duas células que vieram de notebooks diferentes (já sem o circuito de carregamento), ambas tem a mesma capacidade 1860mah, porém uma bateria estava carregada (100%) e a outra com 1%. A célula que veio da primeira bateria tem a mesma capacidade que a que veio da segunda, mas a primeira célula tem mais carga, pois a bateria por um inteiro tinha mais carga, a segunda estava descarregada porque a bateria cuja qual ela pertencia estava descarregada.

Então a pergunta é: se eu ligar em paralelo, duas células de lítio de 3.7v, 1860mah, com cargas armazenadas diferentes, sem circuito envolvido, apenas fios, dá algum problema?

Não, mas a descarregada vai consumir a outra, não tem vantagem.

E se ligar em aparelho vai dar diferença de reconhecimento de cargas.

Quando for carregar ambas irão forçar o carregador em dobro.
Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
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CyberMaximus
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#7 Por CyberMaximus
13/12/2017 - 17:08
Edu Amaro disse:
Então eu poderia por exemplo pegar as duas células, ligar em paralelo e por exemplo, colocar num power bank daqueles simples que tem apenas uma célula?
Porque por exemplo, tenho duas baterias de notebook, mas uma delas deve estar com um nível de carga diferente da outra, e não, elas não estão há muito tempo sem carregar.



Poder até pode edu, mas veja bem, se vc usar elas como pilhas recarregáveis, sem o seu respectivo circuito de controle, a chande de ela virar uma bomba é muito grande, e a chance de ela funcionar em um outro circuito tbm é muito baixa, ou seja, em teoria se vc ligar no circuito do powerbank vai funcionar, mas na prática vc não sabe como elas vão se comportar, se o circuito vai carregar elas a 100% ou a 80% 0u a 60%, não dá pra saber, pq este circuito não foi feito pra trabalhar com estas baterias, muitas vezes existem limitações no circuito, ou seja, o circuito foi feito para trabalhar com uma bateria de x capacidade, e se vc ligar uma bateria com capacidade maior, ela só será carregada até x capacidade, ou se vc ligar uma bateria menor, o circuito vai carregar ela a x capacidade aí ela explode.
Edu Amaro
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#8 Por Edu Amaro
13/12/2017 - 17:49
Bom.. então talvez eu irei tentar ligar células de mesma capacidade e carga em paralelo para colocar no power bank e ver se ele carrega elas totalmente ou uns 60%. Pelas medições que fiz usando um multímetro, o power bank para de carregar a célula quando ela atinge uma ddp específica, e desliga (não deixa eu utilizar o power bank) quando a ddp delas está muito baixa. Então se tivessem duas células idênticas, saudáveis, com a mesma carga, não haveria problema algum, correto? Porque ele carregaria ambas até chegarem na ddp de bateria carregada, apenas a capacidade aumentaria e portanto o tempo de carregamento também.
CyberMaximus
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#9 Por CyberMaximus
13/12/2017 - 19:45
Se o powerbank não deixa vc utilizar a carga da bateria é provável q ele esteja entendendo que ela não presta, os circuitos de carga contam os ciclos, e mesmo q a bateria ainda preste, se a contagem chegou ao fim, o circuito não deixa vc utilizar, igual como acontece com baterias de notebook, o sistema fica avisando q a bateria não presta.
Pode falar tensão mesmo.
Não conheço circuitos em paralelo, só vi os em série como os de notebook, e nestes circuitos, o circuito de controle lê a tensão de cada célula, pra saber como cada uma está de carga, não sei se em um circuito em paralelo ele faz a mesma medição.
Eu acho q em um circuito em paralelo elas mesmo se equilibra, ou seja, estão sempre com a mesma capacidade.
Ilkyest
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#12 Por Ilkyest
14/12/2017 - 09:08
Para simplificar teu raciocínio pense que as baterias são cisternas, ou caixas dágua, em nível. Um cano enche a ambas... A bóia está na menor delas. Então, quando a menor encher, a outra estará no mesmo nível da menor, mas não completamente cheia. Do contrário, a menor ficará derramando....

É a mesma coisa de um pessoal que conheci, que colocou bateria de 90A e deixou a de 75A no carro, ambas sempre ligadas. A de 75A ao carregar, desligará a outra...

Claro, cumpre observar que em carros de injeção eletrônica não há que se falar em bateria a 100%, visto que a injeção é alimentada pela bateria e não pelo alternador, mas enfim...

No teu caso, se tu misturar, a menor valerá para as demais, e o resultado será perda de capacidade.

Então carregue elas individualmente... depois faça associação em paralelo delas se precisares... daí tu terás uma capacidade melhor. Mas não misture capacidades diferentes, é engodo....
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
CyberMaximus
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#13 Por CyberMaximus
16/12/2017 - 23:21
Ilkyest disse:
Para simplificar teu raciocínio pense que as baterias são cisternas, ou caixas dágua, em nível. Um cano enche a ambas... A bóia está na menor delas. Então, quando a menor encher, a outra estará no mesmo nível da menor, mas não completamente cheia. Do contrário, a menor ficará derramando....

É a mesma coisa de um pessoal que conheci, que colocou bateria de 90A e deixou a de 75A no carro, ambas sempre ligadas. A de 75A ao carregar, desligará a outra...

Claro, cumpre observar que em carros de injeção eletrônica não há que se falar em bateria a 100%, visto que a injeção é alimentada pela bateria e não pelo alternador, mas enfim...

No teu caso, se tu misturar, a menor valerá para as demais, e o resultado será perda de capacidade.

Então carregue elas individualmente... depois faça associação em paralelo delas se precisares... daí tu terás uma capacidade melhor. Mas não misture capacidades diferentes, é engodo....


Só um adendo Ilkyest, em um veículo que tenha motor à combustão, quando do motor ligado, sempre estará consumindo corrente proveniente do alternador, ele é sempre dimensionado para suportar qualquer variação de carga, a bateria só serve para alimentar o sistema quando do motor desligado e na partida.
Ilkyest
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#14 Por Ilkyest
17/12/2017 - 20:40
CyberMaximus disse:
Só um adendo Ilkyest, em um veículo que tenha motor à combustão, quando do motor ligado, sempre estará consumindo corrente proveniente do alternador, ele é sempre dimensionado para suportar qualquer variação de carga, a bateria só serve para alimentar o sistema quando do motor desligado e na partida.


Na verdade, não sei se todos é claro, mas em sua maioria, nos veículos de injeção eletronica, a injeção é controlada pela bateria. Basta ver que quando a bateria está ruim (ruim mesmo... na capa) é comum motor apagar. Repito, não sei se em todos os carros,mas no que tive, e acompanhei, "os magrinha" metiam um baita som... e tchau pro motor, no sentido de apagar.

Claro.. geralmente são alternadores de 90, 120A, uma bateria de 55, no mais 60A (se tem ou não ar condicionado).... Mas, repito... o pessoal com quem conversei... e que acompanhei, a injeção era alimentada pela bateria...

Agora... se isso é balela, enfim.... sei lá big_green.pngbig_green.pngbig_green.pngbig_green.png
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CyberMaximus
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#15 Por CyberMaximus
17/12/2017 - 23:07
Ilkyest disse:
Na verdade, não sei se todos é claro, mas em sua maioria, nos veículos de injeção eletronica, a injeção é controlada pela bateria. Basta ver que quando a bateria está ruim (ruim mesmo... na capa) é comum motor apagar. Repito, não sei se em todos os carros,mas no que tive, e acompanhei, "os magrinha" metiam um baita som... e tchau pro motor, no sentido de apagar.

Claro.. geralmente são alternadores de 90, 120A, uma bateria de 55, no mais 60A (se tem ou não ar condicionado).... Mas, repito... o pessoal com quem conversei... e que acompanhei, a injeção era alimentada pela bateria...

Agora... se isso é balela, enfim.... sei lá big_green.pngbig_green.pngbig_green.pngbig_green.png


Pode acontecer de vc ligar vários periféricos e na hora de pico, como por exemplo em uma retomada a tensão caia, e aconteça essa falha, a bateria funciona como um capacitor nesse sentido, fornecendo potência até q o alternador estabilize, coisa de alguns milisegundos, mas não pense que a bateria alimenta algo quando o motor está ligado, ela só recebe carga.
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