Logo Hardware.com.br
vollo
vollo Membro Senior Registrado
404 Mensagens 0 Curtidas

Memoria Rom - Duvidas

#1 Por vollo 04/03/2005 - 17:46
Pessaol estava na aula hoje de ciência da computação e um professor estava explicando sobre memorias, ele foi falar da memoria ROM que significa MEMORIA SOMENTE DE LEITURA, Dai vem a pergunta Se a memoria é somente leitura Onde é armazenado as configurações q nós fazemos na bios?

E quando damos um Clear na bios, ou atualizamos a mesma ?

Teve um virus um tempo atras chamado Chernobiu que era instalado na memoria ROM, como fica isso em relação as caracteristicas da propria memoria ROM ( NÂO É SOMENTE LEITURA) ?

Agradeço a ajuda


AHHH Meu professor não consiguiu responder !!!!! oops.png
fcm
fcm Cyber Highlander Registrado
34.8K Mensagens 474 Curtidas
#2 Por fcm
04/03/2005 - 17:55
vollo
Pessaol estava na aula hoje de ciência da computação e um professor estava explicando sobre memorias, ele foi falar d...


Se lê, é lógico que algo foi gravado... e como numa atualização de bios, ele grava uma nova bios, no mesmo chip de memória... esses professores de hoje em dia(sem ofender os bons)... :roll:

O ClearCMOS não altera nada na bios... como tem uma memória que armazena as configurações diferentes que vc faz na bios em uma memória temporária, ele as deixa rodando, mas precisa que uma fonte de energia a mantenha com os dados lá, caso contrário, vai perder os dados(assim como acontece com a memória RAM quando vc desliga e liga novamente o pc), e o Clear, é o ato de cortar essa energia, e fazer perder as configurações, e voltar ao padrão da bios...
fcm
fcm Cyber Highlander Registrado
34.8K Mensagens 474 Curtidas
#4 Por fcm
04/03/2005 - 18:01
vollo
Mas Porque a ROM Chama MEMORIA SOMENTE DE LEITURA ?
Então esse nome não condiz com suas caracteristica !


Memória flash(que é a das bios) não pode ser considerada ROM:

":. ROM

Read Only Memory, memória apenas para leitura. Existem vários tipos, usada para guardar dados que não precisarão ser alterados. Exemplos de memória ROM as EPROM. As memórias Flash são atualmente muito usadas para substituir chips de memória ROM, como por exemplo para armazenar o BIOS da placa mãe. Entretanto, memória Flash pode ser regravada, por isso não pode ser considerada memória ROM, apesar de substituí-la com vantagens."

By Dicionário do GDH
Acquila
Acquila Super Participante Registrado
651 Mensagens 9 Curtidas
#5 Por Acquila
04/03/2005 - 18:13
Olha só: ROM, no sentido real do termo, é somente leitura, ou seja, após a primeira gravação, nada mais é gravado: Um exemplo de ROM são os chips de cartuchos de Atari, por exemplo, que não permitiam gravar os resultados dos jogos.

Se o chip permite gravação ( ou mesmo seleção de um entre 'n' opções lógicas ), esse chip e uma EPROM.

Atualmente não há ROMs na maioria das placas mãe mas algumas possuem uma área protegida do BIOS que destina-se a evitar ataque de virus. Essa área protegida é, na verdade, uma ROM. Ela não pode ser alterada nem mesmo pelo setup da máquina.

[]!
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#8 Por jqueiroz
04/03/2005 - 18:54
Oi vollo, como o pessoal já adiantou, a ROM é um dispositivo de memória que, em operação normal, só pode ser lido pelo computador. A verdadeira ROM é fabricada já com os seus valores em uma determinada posição. Mal comparando, é o caso dos CDs prensados.

Quando as ROMs são fabricadas de forma que possam, pelo menos uma vez, receber uma programação, temos as chamadas PROMs (Programmable Read Only Memory). Mantendo nossa analogia, é o caso dos CDs graváveis.

Existem algumas PROMs em que a programação já colocada pode ser apagada, e substituída. Essas são chamadas de EPROMs (Erasable Programmable ROMs). Normalmente, esse apagamento é feito por banho ultra-violeta, o que nos abre para o último tipo de ROMs.

O último tipo são as EEPROMs cuja reprogramação pode ser feita por meios elétricos (Eletrically Erasable Programmable ROMs). As BIOS dos nossos PCs são deste tipo. Elas são análogas aos CDs regraváveis.

Todos esses são tipos de ROMs. As ROMs, por sua vez, fazem parte de um grupo maior de memórias, chamadas de "Memórias não voláteis", que são dispositivos que não perdem os seus dados quando são desligados. Assim, apesar da ROM ser não volátil, nem toda memória não-volátil é ROM.

Os PCs tem uma área de memória chamada de CMOS por ser composta, inicialmente, por dispositivos de memória construídos por essas tecnologia. A CMOS é uma tecnologia que tem baixo consumo, o que a torna apropriada para trabalhar com suporte de baterias. Hoje em dia se usa outras tecnologias, mas o mesmo princípio: uma área de memória formada por dispositivos de baixo consumo, que quando o equipamento é desligado são alimentados por uma bateria.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal