Logo Hardware.com.br
André Lemos
André Lemos Veterano Registrado
1.2K Mensagens 4 Curtidas

Ripagem De Cd´s: Qual O Melhor? CDex Vs EAC

#1 Por André Lemos 09/08/2004 - 20:16
Olá, pessoal
Estou pesquisando qual o melhor soft (free) para conversão de minha (e da família) coleção de cd´s para MP3, e estou analisando quais os melhores parâmetros para tal, portanto gostaria da ajuda dos cobras aqui do fórum.

* Numa edição especial da revista INFO sobre MP3, são muito elogiados os softs CDex (que eu conheço.. é muito bom) e o EAC: Exact Audio Copy. O primeiro tem como ponto forte a velocidade de conversão, e o segundo a qualidade do arquivo gerado. Vocês poderiam opinar a respeito? Qual o soft usado por vocês?
*Tenho interesse em ripar em bitrates acima de 128 kbps, para aproximar mais da qualidade original. Qual o ponto de equilíbrio, considerando qualidade x tamanho do arquivo? 192kbps é muito? 160 já tá bom?
*O EAC tem como característica um pré-ajuste considerado "muito bom" que adota o bitrate das músicas variável. Sei que isso ajuda a economizar no tamanho, mas li que alguns players portáteis não conseguiriam executar MP3 com bitrate variável. Isto está correto ou é uma informaçao antiga, já contornada pelos fabricantes?
*A adoção das tags ID3v2 também criará incompatibilidades de leitura em alguns players portáteis?

Dúvidas... dúvidas... agradeço a quem puder me dar uns toques

[]´s
André
Snakyearrow
Snakyearrow Geek Registrado
3K Mensagens 1 Curtida
#4 Por Snakyearrow
10/08/2004 - 11:16
André Lemos
*O EAC tem como característica um pré-ajuste considerado "muito bom" que adota o bitrate das músicas variável. Sei que isso ajuda a economizar no tamanho, mas li que alguns players portáteis não conseguiriam executar MP3 com bitrate variável. Isto está correto ou é uma informaçao antiga, já contornada pelos fabricantes?
*A adoção das tags ID3v2 também criará incompatibilidades de leitura em alguns players portáteis?

Uso bitrate variável e ID3v2 no meu MP3 Player (Pixelview, nem é de marca famosa), e nunca teve problema com nada disso. Talvez causem problemas com MP3 Players mais antigos, mas se caso tiverem updates de firmware, duvido que hajam problemas desse tipo (o meu tem).
Vc leu tudo isso na Info? Na minha opinião, a Info dá muita bola fora. Muito ruim. :?
Qto ao resto, não sei responder.
AXP-M 2500+@2.4GHz, ABIT NF7-S2.0, 512MB RAM Dual Channel, Radeon9800PRO, HD 120GB@7200rpm + 200GB@7200rpm
"Tu ne cede malis, sed contra audentior ito"
prankstare
prankstare Geek Registrado
3.9K Mensagens 36 Curtidas
#6 Por prankstare
11/08/2004 - 22:09
sim, uso o EAC sempre.. é o mais seguro.. demora mas num tem outro igual.

eu tô usando o formato musepack, no qual é lossy (há perda de qualidade) ..
mas hj em dia só pego lossless mesmo (sem perda) ..

se quiser usar mp3, tente com o parâmtro APS.. (--alt-preset standard). ele divide cada sample com um bitrate diferenciado, dessa maneira sempre tentando manter a qualidade sonora o mais próximo possível do original sem exageros em alguns trechos. no meu EAC3.0-package (assinatura), já têm essa configuraçào e a versào correta do encoder lame configurado e certinho.. dê uma olhada.

se o player-portavel num consegue rodar tags v.2 de mp3, tente desabilitando a opçào de escrita do mesmo pelo eac..
KJU®
KJU® Ubbergeek Registrado
7.6K Mensagens 25 Curtidas
#7 Por KJU®
12/08/2004 - 03:21
Aqui usando Pack do EAC by alex_wheels® e aprovadissimo com certeza.

Só faço MP3 e to usando ele depois de ja ter testado alguns outros, usando o parametreo (--alt-preset standard) ta show de bola os resultados obtidos, isso usando VBR.

Agora com vc disse que vai "usar" as musicas em player portatil e se ele não reconhecer VBR acho que o CDex seria melhor por a qualidade do EAC acho que se encontra mais no VBR, ai o CDex sendo mais rapido acho que para esse fim seria mais indicado.

Mais do que ficar "falando" é pegar os 2 ripar com os mesmos parametros e testar.


Tmais.,
KJU® GDH User: 1801 super.gif
| I7- 8700 | 8 Kingston HyperX Black | VGA R9 270X - 4Gb | SSD Extreme Pro 240Gb | 2x2Tb Seagate |
| Corsair H55 | Corsair CX750 | Corsair Carbide® 300R | Samsung 23" | Razer DeathAdder™ | Fibra 25Mb |cap_feceiro.png:
nao_sei.gif Desculpe mas não respondo dúvidas por MP.
André Lemos
André Lemos Veterano Registrado
1.2K Mensagens 4 Curtidas
#8 Por André Lemos
12/08/2004 - 11:03
alex_wheels®
... eu tô usando o formato musepack, no qual é lossy (há perda de qualidade) ..
mas hj em dia só pego lossless mesmo (sem perda)...
alex_wheels®,
Obrigado pela disponibilidade em ajudar. Entretanto peço que explique melhor esses termos que para os "não iniciados" é grego:
:arrow: O que é "formato musepack"? é uma pré-configuração do ripador?
:arrow: "lossy" se chama as MP3 criadas com perdas em relação ao original?
:arrow: O que é "pegar lossless"?
:arrow: Lá nas instruções de como instalar a "sua" versão do EAC, fala em preencher "Your e-mail adress: liek@yahoo.com". Porquê?

se quiser usar mp3, tente com o parâmtro APS.. (--alt-preset standard). ele divide cada sample com um bitrate diferenciado, dessa maneira sempre tentando manter a qualidade sonora o mais próximo possível do original sem exageros em alguns trechos...
Essa APS é a configuração padrão para criar um equilíbrio entre tamanho de arquivo e qualidade, né? Nesses casos onde ela adota o VBR, é preciso e/ou aconselhável informar quais os limites mínimo e máximo do bitrate?

KJU®
Agora com vc disse que vai "usar" as musicas em player portatil
Não vou usar não.. nem tenho um... frown.png é que quis aproveitar o tópico e saber se a incompatibilidade ainda existe hoje em dia, caso venha a comprar um.

Mais do que ficar "falando" é pegar os 2 ripar com os mesmos parametros e testar.
Não acho não. É mais produtivo conversar um pouco com quem já lida com isso. Essas informações de vocês já me economizaram horas de instalações, ripagens de teste, comparações e tentativas de "adivinhar" o que cada comando em inglês siginifica...
Concorda? :wink:

Mais uma coisa: li que é possível incluir na tag ID3v2 até a foto da capa do CD. Algum de vocês já fez isso? Como?
arkRed">O Plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.
prankstare
prankstare Geek Registrado
3.9K Mensagens 36 Curtidas
#10 Por prankstare
12/08/2004 - 20:42
Acho que isso não tem nada a ver sobre codificaçào cbr e vbr .. o papel do eac é só de extrair o audio, e mais nada. Portanto, o CDex nào irá sair-se melhor na ripagem em geral que o EAC só porquê mudou o parâmetro de codificação, já que essa parte é definida sozinha pelo codec Lame por exemplo..

musepack é um formato de audio digital tipo lossy, mas o q seria lossy? --> na compressào resiste á perda de qualidade comparado ao original file .WAV
portanto, lossless é simplesmente o contrário fato --> em sua compressào nao há perda de qualidade (como se fosse compressào em winrar ou winzip, só que com maior poder da taxa de compressào especialmente pra audio)

nào.. aps nào precisa ser dito a taxa máxima de bit rates e taxa minimas... apenas selecione-o... como já disse, ele é um --preset, no qual já vem com seus respectivos valores default pelo encoder...
Dräken
Dräken Zerinho Registrado
753 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por Dräken
12/08/2004 - 22:45
André Lemos
É verdade que alguns players não tocam MP3 dessa forma?


Eu tenho um mp3 player D-Link DMP-100 comprado em 2000 que só suporta mp3 CBR até 256Kbps. Em VBRs que ultrapassam esse limite o som às vezes "picota", mas é raro. Todos os outros mp3 players mais recentes que pude testar suportam VBR sem problemas.

Quanto ao EAC vs CDex, eu também uso há tempos o Pack do EAC by alex_wheels® mas confesso que na maioria das vezes não consigo diferenciar as mp3 geradas por um ou por outro, desde que usem o mesmo padrão de qualidade.

[ ]´s
André Lemos
André Lemos Veterano Registrado
1.2K Mensagens 4 Curtidas
#14 Por André Lemos
16/08/2004 - 09:26
Dräken
Eu tenho um mp3 player D-Link DMP-100 comprado em 2000 que só suporta mp3 CBR até 256Kbps. Em VBRs que ultrapassam esse limite o som às vezes "picota", mas é raro....
Com essa afirmação veio uma dúvida:
Quer dizer que usando VBR vão haver picos acima de 256 kbps? Caramba... e o arquivo resultante acaba mesmo ficando menor? Ou de fato aumenta muito o seu tamanho? (Desconsiderando o fato de que houve o ganho de qualidade)
arkRed">O Plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.
Dräken
Dräken Zerinho Registrado
753 Mensagens 0 Curtidas
#15 Por Dräken
16/08/2004 - 13:33
André Lemos
Quer dizer que usando VBR vão haver picos acima de 256 kbps? Caramba... e o arquivo resultante acaba mesmo ficando menor? Ou de fato aumenta muito o seu tamanho?


Os limites de bitrate em VBR podem ser configurados (tanto o máximo como o mínimo), e é o que faço quando quero ouvir neste mp3 player algum arquivo mp3 que ultrapasse os 256Kbps (CBR ou VBR): eu o recodifico em VBR usando o bitrate máximo neste valor.

O tamanho dos arquivos mp3 em VBR certamente será bem menor do que em CBR se usado o mesmo bitrate (bitrate máximo em VBR igual ao bitrate em CBR), já que este será reduzido nos trechos da música em que isso for possível, até o limite do bitrate mínimo escolhido.

Se você recodificar um arquivo mp3 VBR diminuindo o bitrate máximo o tamanho do arquivo será reduzido, embora não proporcionalmente (um bitrate máximo de 160Kbps não reduzirá pela metade o tamanho de um arquivo mp3 originalmente com bitrate máximo de 320Kbps).

Na minha opinião o tamanho do arquivo não pode ser o único fator para a escolha do bitrate - o ideal é atingir a melhor relação de qualidade vs tamanho do arquivo.

[ ]´s
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal