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FVM
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Técnico em manutenção de micros....profissão com futuro?

#1 Por FVM 04/07/2002 - 23:17
Eu trabalho com manutenção de micros há 3 anos e meio e confesso que muitas vezes eu fico desanimado com o reconhecimento desta profissão, apesar de eu adorar este tipo de trabalho.
Creio que todos os colegas que trabalham com manutenção de micros já devem ter parado um pouco para pensar se daqui as 2 ou 3 anos ainda valerá a pena trabalhar neste ramo.
É que te coisa que realmente desanima a gente mesmo...por exemplo, esta semana um cliente meu me ligou dizendo que ele emprestou o CD do windows XP de um amigo para instalar por cima do Windows ME, e ele instalou normalmente, mas depois disso o Scanner não funcionou.Aí eu disse a ele que haveria duas saídas para o problema dele: a primeire, de achar um driver do Scanner que seja compatível com o XP, ou então, formatar o micro e Reinstalar o ME novamente.Bom, aí ele pensou...pensou...e disse: "bom, este mês estou de férias, acho que vou formatar ele eu mesmo.....".
Isso porque é um veterinário que nem sabe pronunciar "SETUP".
Sabe, por essas e outras fico pensando se vale mesmo a pena ficar ralandoneste ramo que é muito pouco valorizado, já que "qualquer um" consegue arrumar seu micro se tiver o mínimo de conhecimento.Claro que um técnico experiente saberia deixar o micro "tinindo" , totalmente otimizado , saberia se alguma placa do computador estivesse com problema, etc. Mas são pouquíssimos os que valorizam isso, ele querem ter apenas o computador funcionando, nada mais que isso.Pelo menos é o que noto aqui em minha cidade(Interior de SP).
Atualmente, já estou pensando em desenvolver sites também e com o tempo, deixar a menutenção de micros de lado.
O meu voto foi para "Ainda não tenho uma opinião formada".
FIca aí meu desabafo e espero que vcs comentem suas opiniões....
JuniorSE
JuniorSE Super Participante Registrado
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#2 Por JuniorSE
05/07/2002 - 00:46
FVM
Eu trabalho com manutenção de micros há 3 anos e meio e confesso que muitas vezes eu fico desanimado com o reconhecim...

Isso já aconteceu comigo e acho que se valorizassem mais os tecnicos eles iam acabar cobrando menos.
Já foi a milésima vez que vou na casa do cliente e ele fica te perguntando milhares de coisas e fica em cima de vc para aprender e agora chegou a um ponto que o cara me chamou para ver o pc dele somente depois dele ter formatado, instalado o Windows e conseguir dar um pau brabo no pc.
Por isso não gosto de dar soluções antes por telefone ou até pessoalmente e tb não gosto que fiquem em cima de mim, quando isso acontece peço para levar o pc para casa e digo que é para analizar melhor a situação do pc.
Com isso muitas pessoas me chamam de mascarado ou coisa e tal.
Mas prefiro ser um mascarado que um OTÁRIO "desempregado".
{Duron 1300}{GeForce 2 Mx400 (Quadro MxR)}{128DDR}{K7VTA3}{SEAGATE 40GB}
Tonico
Tonico Membro Senior Registrado
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#3 Por Tonico
05/07/2002 - 01:11
É uma situação delicada a dos técnicos. Hoje todo brasileiro além de ser técnico de futebol é também técnico de informática. Prefere arriscar-se a fazer as maiores cagadas do que pagar um técnico. E, quando decide chamar, é porque a cagada já está mesmo feita e ainda assim espera pagar alguma coisa irrisória. Difícil mesmo. Acho que a maioria está vivendo dos velhos clientes.
MikeOzzy
MikeOzzy General de Pijama Registrado
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#4 Por MikeOzzy
05/07/2002 - 02:07
Bem, eu também não gosto de clientes que acham que sabem tudo, e também de trabalhar com um monte de gente em cima de mim dando palpite. Sempre prefiro levar a máquina para casa para poder trabalhar com mais calma. É claro que já perdi alguns serviços por isso, mas fazer o que... devemos sempre achar o ritmo de trabalho que nos é ideal, caso contrário só vamos ter stress.
Mas temos que olhar também o lado dos clientes, que não estão de todo errados, pois com tanto picareta que tem nessa área é até normal algumas atitudes deles. Para exemplificar, vou citar um caso que aconteceu comigo:

Fui chamado por um cliente, que dizia que o seu computador estava muito lento. Pelo telefone mesmo ele disse que um outro "técnico" tinha dito que era necessário trocar a placa-mãe, pois estava defeituosa. O micro era um 233 MMX, 32 MB de RAM, placa-mãe ASUS, tudo certinho. O sistema era o Win98. Olhei o funcionamento da máquina e percebi que realmente estava com uma lentidão exessiva, apesar da pouca memória, era para ser realmente bem mais rápido o funcionamento. Os softs instalados demoravam uma eternidade para abrir (havia instalado no micro basicamente o Office97). Mas mesmo assim não estava acreditando muito nesta história de placa-mãe danificada, até que abri o gabinete para dar uma olhada. Não podia ser mais simples. O cooler estava completamente travado e o 233 MMX estava quase pegando fogo, o que explicava a lentidão. Foi só trocar o cooler que tudo voltou ao normal. Imaginem só se o cliente tivesse ido na onda do "pseudo-técnico"??

É por estas e outras que a respeito desse assunto ainda não tenho opinião formada. É complicado.
presley
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#5 Por presley
05/07/2002 - 09:24
eu fico com nao tenho opiniao formada, pois como os colegas falaram, tem muita gente na area, ou querendo aprender , ou aprendendo e ja esta chegando ou vai chegar o tempo em q veremos tecnico em manut. em toda porta de esquina, claro q os competentes vao se sobressair, principalmente aquele em q esta sempre aprendendo novas coisas na area, q tem cursos com certificacao na area de software ou redes, q enfocam seus conhecimentos de hardware para a area de redes, aprendem eletronica em cursos reconhecidos etc...
o negocio eh vc ser tec em manutencao e nao estagnar! pois o ceu eh o limite!

[]`sucesso a todos!
"Infelizmente... Bem vindo ao século do EGOÍSMO!" By Anonymous
GoldSmith
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#6 Por GoldSmith
05/07/2002 - 10:34
Se não houver uma regulamentação e uma união do pessoal da nossa classe de técnicos, infelizmente essa profissão não terá futuro.
Pois, a cada dia surgem picaretas aos borbotões.

E o principal culpado por isso é o consumidor brasileiro, que só vê preço, não se interessa pela qualidade.

Lógico que um técnico com certificação e com uma larga experiência não vai cobrar, a mesma quantia que um picareta desses que colocam anùncios em qualquer esquina.

E quem teve a oportunidade de ler artigos do morimoto pode concluir, que se gostar mesmo dessa àrea é interessante sempre continuar estudando e procurar fazer algo mais rentável que manutenção e montagem de micros.

Afinal hoje a própria internet serve de guia para muita gente que é leiga em computadores, e dessa forma dispensam os técnicos.

Quando comecei ainda era bom, mas hoje se vc têm uma boa base, deve procurar outros nichos tenho amigos que faziam reparação de monitores e impressoras, e hoje são webdesigners, e ganham muitos mais, além de terem menos stress.

Enfim, esse ramo deve ser utilizado como um trampolim, e não como um estágio final.
"Never argue with an idiot, they drag you down to their level then beat you with experience ! "
FVM
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#7 Por FVM
05/07/2002 - 12:41
Querem ver outra situação interessante para se pensar?
Recentemente minha TV pifou e tive que mandar para o conserto.O cara ficou 2 dias com minha TV e cobrou R$45 apenas pela mão de obra, pois não foi preciso trocar peças....isso porque eu levei e também busquei a TV, ou seja, ele não teve gasto com combustível.
Agora, normalmente o cliente pede para buscar o micro pq ele não saber desligar os cabos.Para se fazer o serviço BEM FEITO dependendo do problema, todos sabem que é complicado achar realmente o defeito, por mais experiência e competência que o técnico tenha, até porque, diferentemente de um conserto de TV, devemos além de checar o Hardware, preocuparmos com o Software.E normalmente cobro entre R$40 e R$50 para fazer uma checagem geral no micro, e entre R$15 e R$20 para serviços mais rápidos como instalar programas, backup, etc.
E já estou sentindo muitos clientes preferirem o pessoalzinho que cobra sempre R$15 e R$20.Quer dizer, não tenho como abaixar o preço do serviço, é impossível, e comparando (não desmerecendo de maneira nenhuma o serviço) com um cara que conserta TV, acho que o valor de meu serviço , pelo tempo que fico em cima de um micro, e pelo trabalho que dá, vale bem mais de R$50, mas se eu passar disso, simplesmente morro de fome, lembrando que resido no Interior de SP.
É pessoal, tá complicado.......
tecnicohardware
tecnicohardw... Membro Senior Registrado
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#9 Por tecnicohardw...
06/07/2002 - 01:43
Acredito que quem adicionar mais conhecimento no seu curriculo como técnicos em REDES por exemplo ainda tem sim uma sobrevida porém realmente vai chegar a um ponto em que se o cliente não monta a sua própia maquina ele pelo menos vai ter um filho ou sobrinho que entende do assunto. E por outro lado sempre vai ter aquele cliente que ganha super bem no trabalho dele e não ta nem ai para saber de manutenção e vai sempre chamar o técnico de confiança para mexer na máquina dele acho também importante saber um pouco sobre sistemas operacionais como o linux que são alternativos e que ainda tem pouca gente mexendo é como um dos nossos amigos ai de cima disse o importante é não ficar parado eu por exemplo estou super afim de sacar mais sobre redes e também sobre banco de dados
arakawa
arakawa Super Participante Registrado
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#10 Por arakawa
06/07/2002 - 08:00
Paulo Martins
O tio Bill uma vez em uma entrevista a um jornal declarou: Hoje só um idiota total não consegue montar e configurar u...


Idiota total e um exagero, mas qualquer pessoa que ja tenha conseguido montar alguma coisa com lego system consegue montar um computador. Ele ja e feito de modo que nao tem como encaixar cabos invertidos. Os unicos conectores que podem trocados sao os da ide e os de mouse e teclado, mas nada que uma lida no manual nao resolva.

E claro que ainda tem aqueles que chegam num extra ou num carrefour e compram computador como se fosse televisao. Esses ainda vao manter o mercado de trabalho dos tecnicos por mais algum tempo.
Spitz
Spitz Super Participante Registrado
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#11 Por Spitz
06/07/2002 - 19:17
Penso que todos os ténicos em hardware devem dar mais importância para outras áreas como redes por exemplo.

Mesmo que os técnicos autônomos acabem, haverão os que fazem manutenção de micros nas empresas, os que montam micros para venda , enfim há muita coisa na área de hardware.

O que é preciso é se diferenciar . Como a Compaq , HP , IBM , Dell e outras evitam a contratação de picaretas ? Simples , pedem certificação em hardware. Elas tem seus próprios treinamentos também.

Se o profissional não quer ir para esse ramo corporativo, pode prestar serviços para o usuário doméstico mas não só fazendo manutenção de micros , pode-se dar um serviço completo. Agora com a vinda das redes domésticas , eletrodomésticos ligados em rede , etc Vai ter muito usuário por ai que não vai ter a mínima noção de como fazer tudo aquilo funcionar !

Acho que o futuro é esse , serviços mais completos , direcionados para cada mercado.

Já existem até empresas encarregadas de fazer instalação de hometeather em domicilio.
TC
TC General de Pijama Registrado
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#12 Por TC
06/07/2002 - 22:16
Olha, eu acho que tem e muito futuro.

Apesar de ter uma porção de "tecnicos" por ae que acham que é só instalar o Windows para ser "tecnico", sempre vai ter a necessidade de quem entende do assunto.

E alem do mais, quando dá aquele problema de compatibilidade ou quando o ruindows dá o ar de sua graça. aquele cara que se acha entendido foge na hora e o cliente vem com o rabinho entre as pernas nos procurar. Esta ´e que é a verdade.
Como disse num topico anterior, clicar next, next, next é muito facil.
Resolver uma tela azul é ouuutro negocio...

Agora, uma coisa que é importantíssima, para sobreviver um tecnico tem que sempre, mas sempre mesmo estar atualizado. Sempre , sempre mesmo, estudar e muito. e estar a par das inovações tecnologicas.
Algo que acho muito importante hoje em dia é ter conhecimento em redes. Praticamente todo mundo vai ter a sua hoje em dia. Não falo só de empresas, mas de casas mesmo.Eu mesmo volta e meia dou esta ideia para meus clientes. Tem dois, tres micros, pra que duas , tres impressoras? é super pratico, e no final vale a pena. Para o cliente e para o tecnico eheh.

Em relação ao preço teve um topico mais ou menos parecido que eu deixei a minha opinião. Não vou jogar minhas horas de estudo no lixo cobrando 10 reais por trabalho de jeito algum. quem quiser bom. quem não quiser que exploda o seu micro com aventureiros.
Ae depois vem com o rabinho entre as pernas...com o micro na mão.
Não é brinquedo não!!

Abraços
"Viajo em busca de tudo que procuro
Não fico mudo diante de incertezas
Aconteça o que acontecer, tenho braços fortes
E conforme cada dia, passado é palavra inexistente"

Thadeu Camargo

http://www.tccamargo.com
wagnerr
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#13 Por wagnerr
07/07/2002 - 12:12
Sim. Minha opnião é q sim, são poucas as pessoas q tem micro em casa hj, são menos ainda as q mexem no próprio micro, pra consertar e fazer algum reparo, quando aumentar o número de computadores irão aumentar tb o número de micros quebrados q deveram ir para o conserto, ñ é todo mundo q tem "saco" pra formatar um micro e instalar tudo de novo, e um técnico em informática ñ pode apenas ficar nessa de formatar e instalar o windows q isso ja ta manjado por qualquer usuário, técnicos tem q se especializar, estar sempre um passo a frente do cliente, eu terminei a uma semana um curso de hardware, agora pretendo cair matando nessa área, pq sempre gostei, apesar de eu querer tb fazer programação hehe.

Obs.: Uma profissão q eu acho q deva crescer muito e se valorizar será o técnico em segurança de rede, vejam a 5 anos atrás e hj como andam os ataques na internet, e com o aumento de usuários de pc isso deverá aumentar muito, as grandes empresas terão q se proteger ainda mais.
Athlon XP+ 2400 * 512Mb * ASUS A7N266-VM * XP Pro - * HD Quantum 80Gb * Video GForce on board e rede on-board
foca
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#14 Por foca
07/07/2002 - 13:45
Eu não trabalho como tecnico apesar de ser certificado como, eu sei HTML, Front Page, Office, Windows 95, 98, Me, 2000 a nivel de suporte, Cabeamento, sei montar redes wiriless e Ethernet, Montage e manutenção de micros, configuração de servidores, TCP/IP e estou tentado aprender Linux (o que está sendo dificio graças ao meu cyrix 133 :lol: ) e Oracle 9i e quando dá um problema no micro de um "amigo" eu vou tentar resolver muitas vezes eu não cobro apesar das pessoal querer pagar.
Muitas vezes o problema é que o bus está mal configurado ou uma placa não está firme no slot.
As vezes as pessoas compra um micro no Extra achando que fez um grande negocio, por exemplo: semana passada eu vi um Metro P4 de 1,6Ghz por R$2600 (por esse preço vc monta um P4 de 1800) ele tinha 128 de mem Hd de 10 e placa de video e de som on-board sendo que o de video era apenas 8Mb, o vendedor falou para mim que as melhores placas são as que tem tudo on-board (este sim é um absurdo sem tamanho) e dvd-rom de 4x, uma pessoa sem o minimo de conhecimento cairia facil neste papo, por isso eu cho que os tecnicos terão futuro, eles atuarão como consultores que irão dizer para a empresa se comprar o micro a ira ser melhor que o b.
E sempre vai ter aquele usuario que ao inves de desistalar simplesmente deleta as pasta dos arquivos, (eu já vi deletarem a pasta C:\WINDOWS para liberar espaço), e vc tem que reconfigurar o registro, depende do tipo de usuario se for aquele que fica em cima e so falta apertar o botão para vc eu cobro R$60 mais se for aquele que tem um primo que fez sem querer e deixa eu trabalhar em paz eu cobro R$30.
Um exemplo é a minha prima eu deixo o pc na casa dela porque na minha a linha telefonica e da Vesper, quando o win trava a (nem tela azul aparecer ele so precisa demorar para carregar) ela da Reset, não usa Ctrl+Alt+Del, tanto que eu desconectei o botão reset (foi um erro infeliz pois agora ela desliga o micro) e ela fez SOS.
Graças a usuarios com esse eu acredito no futuro do tecnico.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
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