Logo Hardware.com.br
Linius Torovoltis
Linius Torov... Zerinho Registrado
1.2K Mensagens 0 Curtidas
#2 Por Linius Torov...
04/10/2005 - 20:58
caso alguma alma infeliz esteja com a mesma duvida que eu, la vai :mrgreen: : (tirada do www.linuxhard.org )


Iuri Fiedoruk iuri.f[at]terra.com.br escreveu um bem detalhado how-to de instalação do KDE 3.2 rc utilizando a ferramenta konstruct que faz quase todo o trabalho por você:

Primeiramente gostaria de dizer que apesar de eu ser um grande fã da distribuição Mandrake, a versão 9.2 é a mais bugueada que já vi. Dito isto, vamos ao que interessa, a instalação do kde 3.2 rc.

Para realizer a instalação do KDE 3.2 release candidate foi utilizado o ótimo programa konstruct (http://developer.kde.org/build/konstruct/unstable/)
que é um aplicativo que simplifica tremendamente a tarefa de se baixar e compilar o KDE. Como computador foi utilizado um Duron 1600 com 256 de RAM e um simples modem de 56k, devido à limitação de velocidade para download do modem, utilizei o fim de semana para fazer a instalação.
Recomenda-se pelo menos um giga de espaço livre para a instalação ,no final não vai ocupar tudo isso, mas o espaço é ocupado pelos fontes e binários dentro do konstruct e novamente os binários no diretório de instalação, ao final, apaga-se o diretório do konstruct e mais da metade do espaço ocupado é liberado.

Após baixar o konstruct, a primeira coisa que você deve fazer é verificar o arquivo gar.conf.mk que contém as configurações do konstruct. O arquivo README contém instruções sobre as opções desse arquivo. No meu caso apenas modifiquei o diretório de instalação que por padrão é o diretório do usuário para o diretório /files que tenho em meu sistema, você pode escolher o diretório que quiser, mas esse diretório deve ter permissão de escrita para o usuário que irá compilar os programas (recomenda-se usar o root para esta tarefa) pois mesmo durante a compilação, antes de usar o make install, alguns arquivos são enviados para o diretório de instalação e alguns arquivos precisam ter como dono o root, pois farão acesso a arquivos do sistema como leitura das senhas dos
usuários para o bloqueio de tela.

A seguir já pode-se começar a compilar e instalar as coisas. Como primeira coisa a ser instalada devemos escolher a biblioteca QT, entre no diretório libs/qt-x11-free/ dentro do konstruct e digite make. O programa irá baixar os fontes do QT 3.2 e compilar, tudo assim, simples sem necessidade de se usar ./configure. Se houver dependências que precisam ser satisfeitas, não se preocupe o próprio programa irá baixar os pacotes!
Ao término da compilação, digite make install para que os arquivos compilados sejam copiados.
A seguir entre no diretório kde/kdelibs e use novamente o comando make e depois make install, repedindo o procedimento novamente para o diretório kdebase.
Pronto! Você já tem o básico do KDE instalado, agora basta rodar ele, mas para isso você vai precisar de um pequeno script para simplificar o processo, afinal é preciso executar alguns comandos na linha de comando.
Muito bem, escolha um editor de textos e crie o seguinte script, aqui chamado runkde.sh:
export QTDIR=/opt/kde3.2-rc
export KDEDIRS=/opt/kde3.2-rc

export LD_LIBRARY_PATH=/opt/kde3.2-rc/lib
export PATH=/opt/kde3.2-rc/bin:$PATH
export KDEHOME=~.kdetest

Estou supondo que você instalou o kde no diretório /opt, se você instalou em outro local faça os ajustes. Note que ele ira usar como diretório de configurações o diretório .kde (diretórios com ponto no início são ocultos no linux para quem não sabia), se tem coragem e quer usar as configurações do KDE antigo, mude ele para .kde.
Execute o arquivo e teste se seu novo KDE está funcionando corretamente. Se ocorrerem problemas, o arquivo README do konstruct possui várias informações úteis.

Para simplificar, você pode alterar o arquivo /etc/X11/prefdm e incluir em seu PATH que fica logo no início do arquivo o diretório bin do kde, assim como exemplo teríamos:
PATH=/sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin:/usr/X11R6/bin:/opt/kde3.2-rc/bin
Logo abaixo coloque a seguinte linha para que o KDM seja executado por padrão:
DISPLAYMANAGER=KDM

Reinicie o serviço dm (service dm restart) e pronto, não precisa nem do script para entrar no KDE 3.2 agora.



:mrgreen:
www.thetragedychannel.com
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1064968487576004071

Os VERDADEIROS Terroristas e ASSASSINOS: Israel e Estados Unidos
Linius Torovoltis
Linius Torov... Zerinho Registrado
1.2K Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Linius Torov...
04/10/2005 - 21:15
bom, o funcionamento basico eh simples (desculpem o "eh".. eh porque to com layout americano)

basta descompactar o konstruct numa pasta, de preferencia como root, exemplo /root/konstruct

depois vai no terminal e entra dentro da pasta do pacote desejado... quando descompactar, vao ter varias pastas de varios pacotes.

entra na pasta cd pasta/pasta e depois digita make.... e quando o make acabar, make install

pra baixar o KDE 3.5, basta baixar http://developer.kde.org/build/konstruct/unstable/konstruct-unstable.tar.bz2

e seguir o manual =D

leiam o README tambem que vai ser util :mrgreen:

espero ter sido util =D

flw!
www.thetragedychannel.com
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1064968487576004071

Os VERDADEIROS Terroristas e ASSASSINOS: Israel e Estados Unidos
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal